Através da parceria com a Wargods Press trazemos uma nova entrevista para você, leitor.
Desta vez, trocamos um papo com a banda Royal Rage e você pode conferir logo abaixo:
1 – Como tem sido os últimos tempos com a pandemia?
Pedro Ferreira: caótico define bem. Apesar de conseguir permanecer em casa a maior parte do tempo, não tem sido um passeio no parque. Conseguir conciliar o trabalho com a família no mesmo ambiente é, no mínimo, complicado, ainda mais com filho pequeno.As vezes eu estou no auge de uma composição e escuto ele gritando meu nome me chamando para brincar.
A gente vai se adaptando, acordando mais cedo, dormindo mais tarde, pra conseguir manter todo o trabalho em dia. Além disso, o processo de composição fica um pouco prejudicado. Não tem a mesma dinâmica do trabalho em estúdio, mas temos que nos adaptar.
2 – “Eyes of Glass” ganhou um lyric video bem bacana recentemente... Nos fale um pouco sobre essa faixa e como se deu a ideia do vídeo?
Pedro Ferreira: eu tenho um processo de criação diferente da maioria dos músicos (pelo menos os que eu acompanho). Eu gosto de escrever a letra primeiro e a partir daí desenvolver uma melodia. Acho que a sensação que os acordes passam devem estar de acordo com o sentimento que a letra passa.
Eyes Of Glass foi fruto de horas e mais horas de conversa com minha esposa sobre como a mídia social tem nos afetado. Não digo isso de uma maneira específica, mas sim genérica. Muitos estudiosos da área da psicologia tem associado o aumento de casos de depressão e ansiedade com o uso excessivo das redes sociais.
Somos refém de nossas falas, que são trazidas a tona fora do contexto apenas para nos constranger. Sinto que estamos mesmo sendo vigiados constante pelas telas que temos sempre em mãos.
Quanto ao vídeo, a ideia mesmo foi do Hulyan Minosso.
Ele já está trabalhando conosco desde o primeiro álbum e ele idealizou e me mostrou o vídeo já pronto. A gente nem tinha a música masterizada e ele já estava com tudo pronto. O Hulyan já fala a nossa língua (artisticamente falando) e o trabalho dele está evoluindo pra caramba!
3 – A arte escolhida também foi algo bem legal de se ver e representa opiniões da banda diretamente, certo? Aproveitando, quais os conceitos que vocês mais gostam de repassar para os seus seguidores?
Pedro Ferreira: eu não gosto de falar pelos outros membros da banda, mas quando idealizamos a capa a ideia era não deixar nenhum dos grandes ícones do caos social de fora.
Eu não gosto de extremistas políticos, nem de extremistas religiosos, nem fanáticos por esporte. Acho que fanatismo e extremismo são prejudiciais pra todos.
Nós temos que ser abertos a novas informações, precisamos estar dispostos a ouvir opiniões opostas às nossas sem taxar ninguém. Se você é um fã nosso, por favor, não seja cuzão. Esse é o primeiro mandamento da família Royal Rage: não seja cuzão.
Respeite a opinião dos outros, por favor! Ninguém é obrigado a crer no que você crê ou gostar do que você gosta. Você pode sim não concordar com alguém e manter relacionamento com essa pessoa, desde que você não seja cuzão. Respeito é essencial, e atualmente algo super raro.
4 – Tendo um certo tempo de estrada ajudou para que pudessem enxergar melhor as oportunidades do cenário atual? em sua região por exemplo existe um movimento a favor da proposta que vocês empregam?
Pedro Ferreira: com certeza. Não precisar aprender a usar as mídias sociais do zero, ajudou em muito para que nos mantivéssemos no circuito, na verdade foi até benéfico para nós.
Não tínhamos participado de tantos festivais como agora. Nossa agenda de shows era escassa, e agora com o formato digital estamos conquistando ouvintes no Brasil todo.
Aqui em Curitiba várias bandas continuaram fazendo shows no formato digital. As casas de shows se uniram pra manter a graxa viva. Quase todo fim de semana temos lives promovidas pelas casas de show da cidade.
5 – O merch da banda tem tido uma resposta boa? percebi que a famosa camiseta de vocês tem caído no gosto dos fãs e isso é bem bacana (aliás, parabéns pela originalidade).
Pedro Ferreira: SIM! E devemos em muito aos festivais virtuais. Propaganda é a alma do negócio, e não existe propaganda melhor do que divulgação dos próprios ouvintes.
A camiseta caiu no gosto do público e quando vimos, já tinha esgotado. A ideia dessa camiseta começou com uma brincadeira, não pensávamos que seria tão bem aceita assim, mas agora já entendemos que o fator humor é algo que temos que explorar mais.
6 – Acertar a banda como trio foi muito complicado? acho o som de vocês animal, Thrash Metal da melhor veia, mas, criativamente funciona bem com apenas 3 cabeças?
Pedro Ferreira: Pô, fico honrado com esse elogio! E sim, foi um grande desafio. Ainda está sendo na verdade.
Temos que adaptar os arranjos e estudar redobrado para não deixar a peteca cair. Com duas guitarras é muito mais fácil de trabalhar, mas o entrosamento como power trio está excelente!
Perder um compositor sempre tem seu efeito colateral, mas estamos trabalhando redobrado para garantir que as músicas não percam qualidade nem sonoridade. Não quero dar uma de Max Cavalera e falar que “esses são meus riffs”, o Rodrigo e o Luiz deixaram sua marca na banda e trabalhamos juntos em todas as composições, eu e Airton temos que compensar esse desfalque.
7 – Estão planejando muitas coisas para os próximos meses?
Pedro Ferreira: o plano agora é focar na pré produção do próximo álbum. Já liberamos três músicas que irão compor nosso segundo full, e agora chega de spoilers. A capa já está pronta e agora faltam as músicas.
Ainda estamos discutindo sobre quem fará a mixagem e masterização, queremos que o próximo álbum seja melhor que o anterior, e por conta disso estamos estudando as possibilidades.
Fora isso, estamos trabalhando em mais produtos pra nossa “lujinha”. Se você gostou da camiseta do arco-íris, com certeza vai gostar dos próximos lançamentos.
8 – Obrigado pela atenção... Gostaria de deixar um recado final? o espaço é seu...
Pedro Ferreira: agradeço demais pelo espaço! Pra gente sempre é uma honra. Obrigado a todos os nossos fãs, amigos e familiares pelo apoio, são vocês que nos dão energia pra continuar produzindo.
Obrigado a todos que seguem a gente nas redes sociais e sempre estão interagindo em nossas postagens.
É uma força enorme que vocês nos dão fazendo isso.
E pra quem não curtiu ainda, corre lá no nosso Instagram @RoyalRageOfficial e segue a gente!
Link: