NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Rock Vibrations Entrevista : Creptum


Em parceria com a Sangue Frio Produções, pude ter acesso à essa ótima banda, aliás; uma das melhores no segmento extremo brasileiro.
O sempre competente Patrick Souza gentilmente fez o contato e deu a oportunidade para essa entrevista, a quem deixo meu muito obrigado.

Abaixo, você pode conferir o nosso bate papo sobre alguns detalhes e curiosidades da carreira da banda :

1 - Vocês passaram por algumas mudanças durante a carreira e conseguiram se estabilizar com um line-up consistente ao meu ver.
Podemos dizer que encontraram o "conjunto da obra" para as criações?
Em primeiro lugar, agradeço à Rock Vibrations pelo espaço.
Sim. Nossa carreira sempre foi pautada por muita mudança em nossa formação. É sempre difícil encontrar pessoas que compartilhem das suas ideias, seja de forma musical ou de amizade mesmo.

E isso, a longo prazo, acaba se tornando um problema. Apesar de termos passado por muitas mudanças, a base do Creptum nunca mudou tanto. Eu, o Tanatos e o Deimous Nefus fomos a base da banda desde o início, mesmo com o Tanatos tendo se afastado por um período.

Em 2015, quando o T.Aversvs se juntou à banda, ele se tornou peça essencial para que chegássemos até aqui também. E acho que este foi o período mais estável que tivemos relacionado à formação.
Porém, no final do ano passado, durante as gravações do "VAMA", o Tanatos precisou se afastar da banda por motivos de saúde, sendo substituído pelo vocalista Nebro, que gravou o disco mas acabou saindo também algum tempo depois. E o Deimous Nefus também deixou a banda, sendo substituído pela baixista Corvo, que herdou o baixo do T.Aversvs quando este substituíu o Deimous na guitarra.

Atualmente o Creptum sou eu, Animus Atra, na bateria, o Aversvs na guitarra e a Corvo no baixo.
E ficaremos assim até pelo menos voltarmos aos ensaios pós pandemia.


2 - "Vama" é um álbum incrível e com produção impecável... quais as principais características dele em termos de conceito?tiveram muito trabalho para a sua produção?
Ah, sempre é trabalhoso produzir um disco, pelo menos dentro dos padrões que a gente mesmo define como nossa meta.

Por incrível que pareça, a parte musical do disco foi o que fluiu mais rápido. Com algo em torno de 2 meses estávamos com a base das 8 músicas prontas, que foram apenas lapidadas depois. O som restante, a instrumental Kundaliní, já era algo que o Deimous tinha pronto de estudos antigos dele e foi apenas incorporada ao disco depois.

A parte mais trabalhosa desse disco foi, sem dúvida, o conceito e as letras em si. O conceito foi definido ainda no início de 2017, quando começamos a pensar no sucessor do "Of Lies...".

Nos reunimos para buscar ideias e acabamos voltando o olhar para a cultura oriental, principalmente a indiana. Depois disso, foram meses debruçados em estudos sobre os temas e a cultura em si. Nestes estudos nos deparamos com diversos temas ligados ao feminino, à libertação e à sexualidade.
Por acreditarmos que não nos cabia naquele momento abordar parte destes temas, convidamos duas mulheres com fortes ligações com o Creptum para participar do disco.

A baixista Bast, que fez parte de banda entre 2014 e 2015, e a atual baixista Corvo, que entrou para o Creptum em 2019 mas já possuía ligação conosco à época. 4 das 8 letras foram escritas por elas.

Há neste disco também uma forte presença de Thelema, como na faixa título e na 156.


3 - A arte de "Vama" tem algum conceito específico? quem a produziu? inclusive, gostaria que falassem um pouco sobre a escolha do título.
A arte foi toda produzida pelo Tanatos. Na capa temos uma mão esquerda feminina, que é estendida como um convite para que o observador a acompanhe.
O vermelho saturado é uma referência a Babalon, a Mulher Escarlate.

Sobre o título, VAMA vem de vamamarga, que é o caminho da mão esquerda do tantra indiano, que combina práticas sexuais à Yoga para despertar centros de energia adormecidos.




4 - Após o lançamento, obtiveram os resultados esperados?Estão gostando do apoio de mídia e público?
Até mais do que esperávamos, sendo sincero.
Temos muito orgulho do disco e sabíamos da sua qualidade, mas confesso que não esperava uma receptividade tão grande assim.

Temos recebido diversas mensagens extremamente positivas a respeito da qualidade do disco, tanto musicalmente quanto à sua produção.
O que nos deixa muito mais orgulhosos ainda, é claro!


5 - Pretendem investir em vídeos para os próximos meses?
Sim. Havíamos planejado alguns vídeos para os próximos meses, depois do lançamento do disco. Porém, chegou esta situação caótica em que estamos vivendo e alguns destes planos precisaram ser revistos.

Ainda estamos estudando os próximos passos, mas um novo vídeo já está no início da produção.


6 - "Vama" atingiu o auge criativo da banda?acreditam que ele possa estar em um patamar acima dos demais lançamentos na carreira?
Difícil dizer se é nosso auge, mas sem dúvidas é o nosso melhor trabalho até aqui. Mas continuaremos compondo e nos dedicando aos lançamentos como sempre fizemos.


7 - Sobre materiais físicos, pretendem fazer uma espécie de "merch" específico para isso, com produtos gerais e claro, os álbuns da banda?
Temos alguns merchs já disponíveis em store.creptum.com, mas, novamente, a situação atual do mundo acabou nos atrasando um pouco.

Temos alguns modelos de camisetas sendo produzidos além de alguns outros itens que serão apresentados aos poucos.


8 - A troca de nome da banda foi por algum motivo específico?poderiam explicar sobre os seus significados?
Já existia uma banda com o nome Nekros e por isso a mudança.
Creptum é uma variante de creperum, escuridão em latim.


9 - Antes de finalizarmos, quais os planos para os próximos meses?acredito que muita coisa tenha ficado complicada após os problemas atuais com a pandemia que está ocorrendo.
Temos muita coisa planejada, mas ainda sem saber quando conseguiremos colocar em prática.
Planejamos um evento especial para o lançamento do disco, produção de vídeos de mais alguns sons do álbum, produção de merchs, e claro, assim que possível, cair na estrada novamente.


10 - Obrigado pela entrevista e atenção, gostariam de deixar um recado final?
Agradecemos a oportunidade e deixamos aqui nossos contatos pra quem quiser conhecer um pouco mais sobre a banda:
https://creptum.com/
https://www.facebook.com/creptum/
http://creptum.bandcamp.com/
https://www.instagram.com/creptum_/
https://www.youtube.com/creptum/

ROCK VIBRATIONS NO FACEBOOK!

VISITAS

MAIS LIDAS DA SEMANA!