NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Dio - Importância acima da média no Rock

A lenda Ronnie James Dio
Autor : Vinicius Almeida

Há exatos 75 anos, em 10/7/1942, nascia uma lenda do Heavy Metal, um ícone sem precisar forçar ser, apenas era uma lenda por si (ainda é, vivo na memória de cada fã da boa música), levando a todos seu vibrato intenso, suas interpretações sublimes, seu talento nato pelos palcos.

O clássico The Elves
Ronald James Padavona nasceu em Portsmouth, Inglaterra, e desde cedo teve seu interesse pela música, começando na época de escola quando formou sua banda chamada Vegas King (passaram por certas mudanças com nomes como : Ronnie and the Rumbles, Ronnie and the Redcaps, Ronnie Dio and the Prophets, The Eletric Elves e The Elves), até que se intitularam como "ELF".

Dio junto ao Rainbow
O grupo teve certa fama lançando alguns EPS, Singles e álbuns, mas foi em 1975 que seu auge aconteceu, sua revelação para o mundo da música, pois ninguém menos que o então ex Deep Purple Ritchie Blackmore havia o recrutado para audições em sua nova banda chamada Rainbow, e de cara seu talento despertado lá nos primórdios do ELF começava ser confirmado pelo guitarrista, que prontamente monta um setlist de canções inéditas e lançam seu primeiro trabalho.
Man on the Silver Mountain se tornou um clássico atemporal (estamos falando de uma música com base ao Heavy Metal e Hard Rock lançada há 42 anos).

Segundo álbum do Rainbow,
um dos clássicos absolutos do Hard/Heavy
No ano seguinte, 1976, Rising chegava as prateleiras e o que se via era um som altamente refinado, vocais incríveis novamente (vide Stargazer, um dos clássicos absolutos do Rock mundial), além de tantos outros como a clássica e sempre atual Long Live Rock and Roll.
Dio estava dominando os palcos, ganhando sua fama de forma sublime, tendo participado no que para muitos é um dos 10 registros definitivos ao vivo do Rock (o álbum On Stage de 1976).
Criações a parte, egos e participações, Blackmore e Dio já não conseguiam dividir o estúdio e assim, a parceria foi desfeita, tendo Dio um caminho digamos mais significativo (mesmo o Rainbow continuando a lançar álbuns).

Dio em sua carreira solo
Tony Iommi estava precisando de um novo vocalista (Ozzy Osbourne havia saído de forma conturbada com seus vícios e já estava em sua carreira solo), e foi aí que a oportunidade única surgiu, e claro, gravando um registro antológico para o Heavy Metal, algo que assustou por sua qualidade (certa vez, Ronnie Dio comentou que o primeiro álbum com o Sabbath foi muito importante para os fãs antigos da banda, resgatando aquela atmosfera ímpar).

Heaven And Hell saiu em 1980 e logo chocou com sua capa famosa (anjos "relaxando" com seus cigarros), mas o que se viu em termos musicais foi uma obra, algo que passaria no teste do tempo), dando sequência, veio Mob Rules e Live Evil em 1982, e desentendimentos novamente.

Dio segue solo (e muito bem), com sua debut Holy Diver, outra "ode" ao Heavy Metal, The Last In Line em 1984 (uma continuação bela), Sacred Heart em 1985 (rendendo uma turnê antológica), Intermission em 1986, Dream Evil em 1987, e Lock Up The Wolves em 1990.
Com sua carreira consolidada (porém não muito estável no início dos anos 90) e o Black Sabbath (mal das pernas), Tony Iommi aceita a volta do vocalista junto com Geezer Butler (que também havia saído).

Dio a época em sua última passagem pelo Sabbath em 1992
Dehumanizer (uma obra de peso, feeling e técnica) é lançado em 1992, deixando evidente que a banda jamais deveria ter se separado (porém em 1993 Ozzy Osbourne com sua "aposentadoria" chama o Sabbath para abrir 2 shows e decreta o fim de Dio pela banda que odiou o fato).
Mais 5 álbuns na carreira solo (de 1995 a 2002), algumas coletâneas, uma infinidade de registros ao vivo (desde os anos 80), e Dio novamente se vê em meio ao Sabbath (sob a alcunha Heaven & Hell).

Único álbum lançado pelo Heaven & Hell em 2009
Gravam um memorável show em 2009 no Radio City Music Hall, lançam o álbum Devil You Know no mesmo ano, saem em turnê, completam 30 anos de Heaven And Hell em um show incrível no Wacken Open Air de 2010, e naquele mesmo ano, datas eram canceladas para o tratamento de um câncer do vocalista.
Em 16/5/2010 o mundo do Rock, da música, perdia Ronnie James Dio, seu legado ficava intacto (ainda se mantém), seus fãs ainda são muito fiéis, e sua história é bela.


Descanse em Paz "Voz do Heavy Metal"

ROCK VIBRATIONS NO FACEBOOK!

VISITAS

MAIS LIDAS DA SEMANA!