Estamos iniciando uma nova etapa por aqui, que será uma parte dedicada a entrevistas com bandas que estejam dispostas a nos falar um pouco sobre o seu dia a dia, curiosidades, o início da carreira, enfim, o que gira em torno do mundo do Rock na visão dos músicos entrevistados, e claro, sempre com informações legais para nossos leitores e seguidores da cena Rock/Metal.
Para começar, gentilmente os nossos amigos do Takken são os entrevistados da vez, em um bate papo bem legal que pode ser conferido logo abaixo :
• O Takken é formado por:
• Régis F. – Vocalista. Nascido em São Paulo / SP
• Fernando Boccomino – Guitarra. Nascido em São Paulo / SP
• Eduardo Boccomino – Guitarra. Nascido em São Paulo / SP
• Billy Houster – Bateria. Nascido em Guarulhos / SP
• André Sterzza – Baixo. Nascido em São Paulo / SP
2. Falem um pouco sobre como foi iniciar o Takken...
• Billy Houster: O Takken surgiu de uma fusão de 2 grandes bandas da cena metal paulistana, Scars e Chaosfear. Ambas as bandas não estão mais ativas. E nesse meio, todos nos conhecemos e geralmente temos uma grande e forte amizade. E nesse ímpeto de amizade, O Régis e o Fernando começaram a conversar sobre montar um novo projeto. Na sequência o Fernando me chamou e o Régis chamou o André.
3. Quem teve a ideia de batizar a banda com esse nome e qual o significado dele para vocês?
• Billy Houster: A brilhante ideia foi do Régis. Deixarei ele explicar a vocês... :-)
• Régis F.: O nome Takken pode ser explicado como tomado por sentimentos, sejam eles quais forem: violência, ódio, amor, etc. Até mesmo o Metal quando entra em nossas vidas somos tomados por essa energia inexplicável que nos acompanha para o resto da vida. Não podemos deixar de citar o seriado “Taken” (Steven Spielberg), que foi de onde partiu a ideia do nome.
4. Quais bandas ou artistas os influenciaram?
• Fernando Boccomino: Nossas maiores influências estão nas bandas dos anos 80 com Slayer, Forbidden, Kreator, Metallica, Testament.... Ouvimos todos os estilos relacionados ao som pesado, desde Kiss até Dimmu Borgir, incluindo bandas da atualidade, como Soilwork, As I Lay Dying, Wovenwar, entre outras. Com certeza tudo isso acaba nos influenciando também.
5. Recentemente vocês divulgaram a entrada de Eduardo Boccomino.... Fica mais fácil em termos de composição ter 2 guitarristas no grupo?
• Billy Houster: O Edu é um dos melhores guitarristas da cena! Ele vem com uma bagagem incrível e vasta! Agora: Fica mais fácil de compor? Com toda a certeza NÃO! Risos.... Fica muito mais complexo, pois é mais uma cabeça pensante. O que garanto é que fica muito mais interessante as linhas de guitarras e temas.
6. O que um fã da cena Metal pode esperar dos shows do Takken?
• Billy Houster: Muita energia, vontade, agressividade.... O que procuramos passar para nossos fãs é aquela sensação do trator passando, sabe?
7. Vocês se intitulam em qual estilo do Metal?
• Fernando Boccomino: Somos uma banda de Thrash Metal. Só que não ficamos restritos apenas a este estilo, ouvindo nosso som você pode sentir algo de Death Metal e bandas mais atuais. O segredo é não ficar preso a um só estilo.
8. Como é o contato de vocês com o público nos shows?
• Billy Houster: Acredito que posso falar em nome dos 5. Somos super abertos, conversamos com todos. Sempre estamos muito próximos, principalmente de quem nos incentiva e nos prestigia!
9. Na hora de compor as canções, todos dão idéias ou tem um integrante específico para essa função?
• Billy Houster: Nosso processo de composição, geralmente, inicia-se pelas guitarras (Até então o Fernando). Ele traz idéias de Riffs, e vamos compondo todos juntos. O que acho um ponto interessante é que todos dão opiniões em todos instrumentos e voz. O Régis, por exemplo, sempre sugere paradas e viradas na bateria, o Fernando opina sobre a dinâmica das levadas, e vice-versa. Todos somos super abertos a esse tipo de crítica no processo como um todo.
10. Conte-nos um pouco sobre as 3 canções liberadas por vocês...
• Billy Houster:
Die By Your Faith: Foi nosso primeiro single. Uma música que expressa bem o Thrash Metal tradicional, para aqueles fãs OldSchool saca? Retrata sobre as pessoas que morrem pela sua fé... Guerras “Santa”, homens-bomba, etc.
Political Genocide: Essa música começa a puxar para os elementos atuais que mencionei anteriormente. É uma música que transita do dedilhado, levada cadenciada a uma levada rápida e extrema! Sobre o que fala? Basta ver a situação RIDICULA da nossa política, que vocês entenderão do que a música se trata! Risos...
Taken by Hate: Para quem gosta de uma música cadenciada, densa... Pesada! Essa é a música. Particularmente gosto muito dos riffs dessa música e a linha de voz do Régis é matadora!
![]() |
Um dos modelos de logotipo do grupo |
• Billy Houster: Lançamos a 1 mês um vídeo clipe da música Die By Your Faith. As imagens foram capturadas do nosso show de estreia no UOL BDG Sessions, organizado pelo Lívio Mathias. O clipe foi produzido pelo nosso grande amigo e talentoso Claudio Tibérius (UnderNoise Produções). Fora esse, temos algumas ideias para produzir outro vídeo. Estamos amadurecendo e consolidando os pensamentos. Logo traremos novidades!
12. Qual seria a maior dificuldade para a banda nos dias atuais?
• Billy Houster: Na minha visão, a cena está fraca. E a tecnologia tem tomado proporções absurdas. As bandas precisam abrir seus horizontes para Spotify, SoundCloud, etc... Isso é um fato. O problema é que os fans, atualmente, preferem ver vídeos e shows pelo Youtube, do que comparecer ao show e prestigiar. Eu sinto que isso vem se perdendo. Temos que ter o equilíbrio entre as tendências tecnológicas, até para nos beneficiarmos delas, mas temos que ter o “tête-à-tête”, o calor do fã.
13. Se pudessem escolher 3 bandas para um festival junto a vocês, quais seriam?
• Billy Houster: Se for bandas da cena metal underground brasileira, certamente eu chamaria o Ancesttral, Torture Squad e Synaya. Agora se fossem bandas já consagradas... Sepultura e Krisiun seria meu sonho de consumo!
14. Indiquem 3 bandas essenciais de Metal para nossos leitores do blog...
• Billy Houster: Slayer, Soilwork e Testament
• Fernando Boccomino: Kiss, Metallica, Iron Maiden
15. Qual foi o primeiro disco de Rock/Metal de cada integrante?
• Billy Houster: Metallica - Load
• Fernando Boccomino: Kiss - Creatures Of The Night
• Edu Boccomino: Kiss – Dressed to Kill
• Andre Sterzza: Kiss - Creatures Of The Night
• Regis F.: Kiss – Paul Stanley Solo ‘78
16. Como vocês definem um show perfeito?
• Billy Houster: O show tem que ter um mínimo de estrutura (Palco, iluminação, equipamentos, organização), até por respeito aos músicos e público. E ainda sobre o público, podem ter 1000 pessoas ou 10! Desde que essas 10 estejam com sangue nos olhos para ouvir e bangear com nosso som, esse show sim se torna perfeito.
17. Qual seria o maior desejo do Takken atualmente?
• Billy Houster: Estamos numa crescente muito boa, constante, e nada está sendo atropelado. Nosso maior desejo é gravar nosso álbum completo. Temos muito material na manga para sair.
18. Com tamanha qualidade, conteúdo e público consumidor da cena, como explicar a grande mídia ainda achar que o rock não tem espaço no Brasil?
• Billy Houster: O Rock tem espaço sim. Bandas como Project 46, JohnWayne vem mostrando isso. O problema é que o público brasileiro, em sua grande maioria, idolatra as bandas de fora. Sinto que isso vem mudando de pouquinho em pouquinho. Mas ainda é a realidade! Temos que olhar para dentro e ver as GRANDES bandas que temos.
19. Definam o que é ser parte do meio musical...
• Billy Houster: É uma pergunta muito complexa! Risos.... Ser parte do meio musical é frequentar os lugares que a cena ocorre, estar sempre em contato com outras bandas e pessoas chaves. É mostrar seu conteúdo para todos, expor opiniões, formar opiniões... É realmente VIVER o meio musical, mesmo que tenhamos outras profissões ou afazeres.
20. O espaço é de vocês, gostariam de deixar algum recado para seus fãs e leitores do blog?
• Billy Houster: HeadBangers! Gostaria, antes de mais nada, agradecer todo o apoio que tem nos dado. Curtam a banda! Compareçam nos shows! Incentivem! Olhem para a cena nacional / paulista e vejam quanta coisa boa temos, que de verdade, não deve NADA para nenhuma banda gringa! Stay Tuned! Stay Metal!
![]() |
Certamente, o grupo estará entre os melhores da cena, além disso, a competência imposta até aqui já fica evidente |
Gostaríamos de agradecer aos integrantes pelo bate papo e pela oportunidade de iniciarmos nossa nova jornada de entrevistas com vocês!
E não se esqueçam, dia 26/8 (próximo sábado), o festival Mooca Metal Celebration será realizado com o Takken, Brutal Factor , Tailgunners e Dark Mind Tributo ao Metallica, com horário a partir das 19:00 horas na CervejAzul Music Club no bairro da Mooca.