O guitarrista e fundador da banda, Tony Iommi |
O lendário guitarrista do grupo falou um pouco sobre como tiveram que escolher as músicas que fizeram parte da (infelizmente) última turnê.
A The End Tour se iniciou em 20 de janeiro de 2016 e teve seu fim em 4 de fevereiro de 2017 |
"Realmente dependia do que Ozzy seria capaz de manter, pois ele consegue cantar uma nota mas na seguinte ele tem que lutar pra conseguir segurar. Tínhamos que pensar nisto, precisávamos de um set list que ele pudesse cantar e não fosse alterado como fazíamos nas turnês passadas porque isto atrapalhava todos, o pessoal do som, meu técnico de guitarra, o técnico do Geezer, os caras estavam preparando o instrumento e de repente ficavam sabendo que tocaríamos outra música, então era preciso fazer o setlist apropriado"...
Seria muito legal incluir coisas mais obscuras, até tentamos nos ensaios e diz Ozzy que poderíamos tocar vez por outra, mas não poderia ser o tempo todo, ele não conseguiria pois havia músicas que gravamos em um tom muito alto, 'Sympton of the Universe' e coisas assim, tentar tocar agora, esqueça. Nada contra ele, a maioria dos caras que cantam com a nossa idade tem que baixar o tom ou algo parecido".
Perguntado sobre não terem incluído faixas do seu último álbum (13, lançado em 2013) Iommi comenta :
"Seria muito bom (tocar faixas do "13") mas não tocamos logo no começo da turnê, na verdade fizemos umas 3 ou 4 músicas do álbum, que foram retiradas pois a ideia é que a turnê tivesse meio que um setlist baseado nas clássicas".
Abaixo, o tracklist do último show :
01 - Black Sabbath
02 - Fairies Wear Boots
03 - Under the Sun/Every Day Comes and Goes
04 - After Forever
05 - Into the Void
06 - Snowblind
07 - War Pigs
08 - Behind the Wall of Sleep
09 - N.I.B.
10 - Hand of Doom
11 - Supernaut / Sabbath Bloody Sabbath / Megalomania (Instrumental medley)
12 - Rat Salad (followed by drum solo)
13 - Iron Man
14 - Dirty Women
15 - Children of the Grave
Encore:
16 - Paranoid