![]() |
| Arte meramente ilustrativa By Vinny Hetfield |
São tantos nomes bons que ficou difícil fazer essa lista de melhores do ano, afinal, devemos sempre expandir nossos gostos, e não apenas ficarmos na chamada "zona de conforto" com as mesmas 30/50 bandas...
Dito isto, vamos as nossas escolhas deste ano :
1 - Accept - The Rise Of Chaos
2 - Kreator - Gods Of Violence
3 - Arch Enemy - Will To Power
4 - Sepultura - Machine Messiah
5 - Cavalera Conspiracy - Psychosis
6 - Cannibal Corpse - Red Before Black
7 - Cradle Of Filth - Cryptoriana - The Seductiveness Of Decay
8 - Mastodon - Emperor Of Sand
9 - Paradise Lost - Medusa
10 - Válvera - Back To Hell
11 - Hatefulmurder - Red Eyes
12 - Torture Squad - Far Beyond Existence
13 - Enslaved - E
14 - Primordium - Old Gods
15 - Code Orange - Forever
16 - The Charm The Fury - The Sick, Dumb & Happy
17 - Stone Sour - Hydrograd
18 - Destruction - Thrash Anthems II
19 - Alice Cooper - Paranormal
20 - Trivium - The Sin and the Sentence
Considerações :
Accept acabou encabeçando nossa lista pois atingiu todos os quesitos (seja na produção impecável, como riffs espetaculares, solos precisos, dando uma aula de como se fazer Heavy Metal)...
Kreator com seu thrash avassalador logo nos brindou no início do ano, assim como Sepultura com seu trabalho mais aclamado dos últimos anos.
Já o Arch Enemy só soltou seu álbum no segundo semestre, mas merece o terceiro posto na nossa lista, comprovando novamente o ótimo entrosamento entre os integrantes e a bela vocalista Alissa White-Gluz.
O Brasil também está representado e muito bem na lista com 6 nomes (além do Sepultura que já abordamos, temos os irmãos Cavalera honrando seu legado pesado, e falando em som extremo, o Torture Squad mais uma vez fez a "lição de casa", juntamente com o Primordium, que se caso ainda não os conheça, procure o quanto antes) (não recomendado para ouvidos sensíveis hahaha)...
O Válvera foi uma grata surpresa para mim, e acredito que estejam entre os melhores grupos de thrash do país, assim como apostei no Hatefulmurder quando os conheci na época de lançamento do seu álbum, e de imediato sabia o quanto foram diferenciados.
Gostaria de destacar o porque inserir um disco de regravações como o do Destruction.. Os caras estão na estrada há muito tempo, portanto, conseguir ainda regravar seus sucessos (e diga - se, pela segunda vez) é algo que merece atenção, pois sempre podemos ter a opção de melhorar com produção e todos os recursos que outrora não se podia ter ou imaginar).
Poderia fazer uma lista com 50 nomes, mas creio que, as escolhidas aqui feitas, refletem bastante no que foi o ano de 2017, com bastante coisa boa no Metal, mas também mesclando com algo mais produzido, sem deixar de ter aquele toque único de cada um envolvido.
