NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Rock Vibrations Entrevista : Fourkaos


Com o seu ótimo debut lançado em meio a pouco tempo de banda, o "Fourkaos" me chamou atenção pela qualidade e precisão de seus músicos.

Não é novidade vermos bons discos atualmente (e boas produções no Brasil), mas, poucos conseguem atingir os ouvidos e olhos de vários como eles fizeram com "Remnants of Sanity".

Abaixo, você pode conferir a entrevista que fiz com Johnny Glaydson (Vocal/Guitar) e Matheus Henrique (Baixo), que nos contaram vários assuntos legais sobre o disco, banda, além de curiosidades :
 
1 - Para que nossos leitores fiquem mais integrados a banda, por favor, nos conte um pouco sobre o início...
R: (JOHNNY GLAYDSON) -
A Fourkaos surgiu a partir do processo de composição de músicas, eu e Matheus Henrique já pertencíamos a outro projeto, mas sentimos que era preciso mudar e focar nessas novas composições que nos mostravam que estávamos criando algo diferente do que estávamos acostumados a fazer antes, sentimos a necessidade de criar um projeto que fosse a altura dessas composições.

Foi a partir desse ambiente que decidimos juntar força com músicos que estavam pensando o mesmo, e quando partimos para o estúdio para montar o primeiro álbum tivemos o prazer de unir forças com Oliver e Rodolfo, consequentemente veio a articulação do nome e a montagem sonora, estética e administrativa da banda.
 

2 - "Remnants of Sanity" é um debut de respeito, tem uma produção incrível para uma banda que está apenas meses na estrada... como foi o processo de composição e gravação deste ótimo álbum?
R: (MATHEUS HENRIQUE) -
O processo de gravação se iniciou antes de nos lançarmos de fato como a Fourkaos de forma oficial este ano. 

Ano passado (2018) eu e Johnny tínhamos algumas ideias de composições que precisavam ser lapidadas e com o auxílio dos outros integrantes, Matheus Oliver e Rodolfo Diniz, conseguimos chegar a esse resultado, trabalhando muito em estúdio, nos ensaios de pré-produção e também no momento da produção. 

A gravação fluiu tranquilamente com a ajuda do produtor Gerson Hugo e conseguimos em alguns meses chegar no pretendido.

 
3 - Quais os temas principais do álbum que remetem à temática da arte de capa escolhida?
R: (JOHNNY GLAYDSON) - Somos bem livres em relação ao processo de composição e não curtimos rótulos, e isso se encaixou também na composição temática do álbum. 

Nesse primeiro disco estamos focando em temas que exploram conflitos internos e as letras transitam desde observações pautadas em lembranças negativas até reações da psique humana diante de determinadas situações. Porém, isso é um pressuposto, algo que serviu como contrapartida de abordagem temática, mas como falei inicialmente, gostamos de ser livres nas composições, e por esse motivo as letras deixam espaço para interpretações diversas, queremos que as pessoas também sintam essa liberdade, tendo contato e extraindo o que bem entender das letras. 

A arte da capa transmite exatamente esse sentimento de conflito interno, aprisionado, incapacitado de reação. O ser em destaque funciona como um reflexo, podendo ser qualquer indivíduo que se identifique e se encontre em situações parecidas.  

 
4 - Podemos esperar mais vídeos relacionados a singles ou mesmo lyric videos?
R: (MATHEUS HENRIQUE) - Com certeza. Estamos planejando mais materiais audiovisuais para lançarmos ainda esse ano, para termos cada vez mais força e presença dentro da cena do metal aqui em nosso país e fora também. Em breve estaremos divulgando surpresas em nossas mídias sociais.
 

5 - Como tem sido a repercussão da imprensa e público após o lançamento do álbum?
R: (JOHNNY GLAYDSON) - Sem dúvida a recepção está cada vez mais positiva, tanto do público que nos procuram nas redes sociais e elogiam o trabalho até as mídias de comunicação que estão divulgando e dando feedback motivador para o projeto. 

Estamos muito animados com todo esse contato e esperamos cada vez mais responder na mesma altura dessa repercussão foda que estamos presenciando.
 

6 - Poder administrar boa parte do trabalho de forma independente deve ser interessante... Hoje em dia são raras exceções que conseguem fazer isso mas pelo visto, vocês estão se saindo bem...
R: (MATHEUS HENRIQUE) - Realmente, lançar a banda de forma independente não é lá uma tarefa fácil, exige muito empenho de todos integrantes, muita vontade, pois tarefas que seriam de responsabilidade externa, passam a ser interna, dividindo funções para cada integrante além do principal que é ensaiar e se apresentar ao vivo. 

R: (JOHNNY GLAYDSON) - Sem falar que para tudo isso andar de forma eficiente é muito importante que uma banda se veja como uma empresa, pois o envolvimento vai além da arte, temos um verdadeiro jogo administrativo em mãos e que ajuda a levar a nossa arte cada vez mais longe, para isso é necessário muita organização e comprometimento.
 

7 - Vocês são de Campina Grande, uma região que não necessariamente predomina Rock/Metal num todo... O que fazer para garantir o seu espaço e ser notado?
R: (JOHNNY GLAYDSON) - Sabemos que existe uma limitação em todo Brasil em relação ao Metal, e em nossa região isso fica mais latente ainda, porém antes de embarcar nessa loucura sabíamos o que iríamos enfrentar e qual o cenário que iríamos atuar, então buscamos ser sempre organizados e focados no que queremos, dessa forma mesmo diante dos problemas conseguimos caminhar em busca do que desejamos. 

Os problemas mais recorrentes estão na falta de eventos, de produtores que apostem em artistas autorais, em público que valorizem as bandas com bons materiais e o que acreditamos ser o maior desafio: o problema da falta de união entre artistas do meio e daqueles que têm forças para manter a cena em pé. 

Para garantir o nosso espaço e divulgar o nosso trabalho, fazemos o possível para solucionar esses problemas em nossa cena, e felizmente muitos artistas estão demonstrando interesse em obter essa união junto com a Fourkaos. 

 
8 - Finalizando, gostariam de deixar algum recado?
R: (MATHEUS HENRIQUE) - Bom, um recado para a galera que não nos conhecem, nosso álbum já está disponível nas principais plataformas de streaming, confere lá nosso trabalho, e nos sigam no Facebook e no Instagram através do @fourkaosoficial. 

E para também aqueles que já acompanham nosso trabalho, continuem nos acompanhado que logo mais sairá novos conteúdos, assim como datas e locais dos nossos próximos shows.


ROCK VIBRATIONS NO FACEBOOK!

VISITAS

MAIS LIDAS DA SEMANA!