Nota:
A Facção Caipira, banda carioca que completou 10 anos em 2022 e faz parte do cast da Toca Discos, inicia o lançamento no streaming das músicas do show Facção Caipira & Posada - Ao Vivo no Estúdio Mata, vencedor do edital Ondas da Cultura 2023, na categoria Música, da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj).
Lamento ao vivo, de autoria de Carlos Posada, é primeira que chega às plataformas digitais, faixa que abriu a apresentação (disponível aqui no Youtube).
Ouça no streaming aqui: https://rebrand.ly/Lamento_FaccaoCaipira.
A parceira da Facção com o autor de Lamento, que resultou no projeto vencedor do Ondas da Cultura 2023, começou em 2020 durante uma turnê conjunta com a banda Posada e o Clã.
"Sempre tivemos uma grande admiração pelo som dele e o trabalho de Posada com o Clã, é uma referência e uma inspiração enorme para a cena roqueira do Rio de Janeiro. Fizemos o convite depois do lançamento desse último disco, que é de rock alternativo. Sentimos essa conexão e ficamos muito felizes que ele topou de fazer esses shows com a gente", conta a Facção.
As gravações do projeto aconteceram no estúdio Mata, em Niterói, a qual a banda caracteriza como um "corre independente". Em meio à gravação da música, Posada faz menção à 'Peito Vazio'. de Cartola.
"Convidamos o câmera Fabrício Figueiredo, da produtora Útero, para realizar a filmagem desse show com Posada. Convidamos amigos e amigas, criamos um evento. Renan Carriço realizou toda parte de gravação e mixagem do som", eles lembram.
Para esta música em específico, a Facção Caipira fez os arranjos para Lamento com referências à versão original e às sonoridades emuladas pela banda carioca. No show, Posada cantou trechos e foi livre para interpretar como bem quis a versão de sua própria música.