Parece que foi ontem que recebi dos nossos parceiros da Shinigami Records o álbum "Veleno", naquela altura um dos melhores da carreira do Fleshgod Apocalypse, e eis que 5 anos depois estamos diante de um sucessor a altura (se não considerarmos o EP "No" lançado em 2020).
Sendo a maior referência no Symphonic Technical Death Metal, os italianos não brincam em serviço quando o assunto é aliar técnica apurada com um peso descomunal, ainda mais se tratando de uma grande referência em produção.
"Opera" é o seu sexto registro da carreira e apresenta uma sonoridade bastante densa, de produção polida e recheada de tons sinfônicos de alta qualidade (quem aprecia aqueles momentos únicos e clássicos certamente irá se sentir muito a vontade por aqui).
Fazendo de suas faixas uma verdadeira aula de música e também de uma verdadeira representação de peça teatral (vide o seu título), tem como base o excelente produtor indicado ao Grammy Jacob Hansen (Volbeat, Epica, Arch Enemy) que ficou a cargo da master e mix.
Acho muito complicado indicar apenas uma faixa por aqui, este não é apenas um trabalho de uma banda veterana mas sim, um registro para apreciação completa, mas se ainda sim você preferir ter uma noção, comece por "Pendulum" ou pela extrema "Bloodclock"
No geral, um álbum muito consistente que entrega tudo aquilo que esperamos, qualidade acima da média em uma produção impecável, orquestrações lindas, contrastes vocais do lírico ao extremo, solos de guitarra com muita destreza (assim como dos teclados)... como é bom ouvir tudo isso!
Se ainda não ouviu, saiba que está perdendo um dos melhores de 2024!
Adquira a sua cópia através do link da loja dos nossos parceiros da Shinigami Records:
https://www.lojashinigamirecords.com.br/p-9501010-Fleshgod-Apocalypse---Opera
Tracklilst:
1. Ode to Art (De’ sepolcri)
2. I Can Never Die
3. Pendulum
4. Bloodclock
5. At War with My Soul
6. Morphine Waltz
7. Matricide 8.21
8. Per Aspera ad Astra
9. Till Death Do Us Part
10. Opera
Line-Up:
Francesco Paoli » Vocal, Baixo
Veronica Bordacchini » Vocal
Francesco Ferrini » Piano
Fabio Bartoletti » Guitarra
Eugene Ryabchenko » Bateria