![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjdhR6RDIqRhHnIA3rCLwkdIxE1ZQK59qwjh7K2W2g4hzpVBXvUfB6rKt_cgSWBpMN_-oXXQlw5e-qht1F-4h9ZXTwrXN11euSpn6iEoh08S8gRbYTUxo-gPs9UstUunj18EyalAU1zDxOTllkLYsDf96HNKPh79HabHrpi32X7l_eCo-EGPHp46am_5V4i/w400-h268/3855e3e9-2886-1ad9-353e-f2161a213224.jpg) |
Crédito Foto: Jacek Jaca Wisniewsky |
O renascido PATRIARKH (ex-Batushka) retorna com uma nova obra-prima do black metal arcano!
Cinco anos após o lançamento de seu aclamado álbum "Hospodi", os ícones do Black Metal polonês PATRIARKH (ex-Batushka) retornam com o seu novo álbum conceitual "Prorok Ilja" (em português Profeta Ilja). Sem sombra de dúvida, o PATRIARKH é uma das bandas mais empolgantes do cenário atual do Black Metal e agora está mais do que pronto para levar a sua essência arrepiante de Black Metal arcano para o próximo nível!
Em oito composições completamente novas, "Prorok Ilja" relata a história real que aconteceu na região natal da banda em Podlasie, na vila de Grzybowszczyzna, nas décadas de 1930 e 40. O álbum leva o ouvinte ao mundo de Eliasz Klimowicz, o profeta Ilja, um camponês analfabeto que era o líder da seita ortodoxa Grzybowska, ativa até a década de 1960, cultivando e transmitindo a história do autoproclamado profeta. O PATRIARKH está divulgando seu evangelho usando um arsenal de instrumentos folclóricos, como tagelharpa, bandolim, mandocello, hurdy gurdy e dulcimer de cordas, e trabalharam com uma orquestra sinfônica e corais para dar às suas novas criações uma sensação mais orgânica e vívida possível. Como é característico dentro da música do PATRIARKH, a sacralidade ortodoxa é misturada com Black e Doom metal, agora amplamente enriquecida com música folclórica, neo dark folk e até mesmo trilha sonora. A banda usa toda a paleta da música ortodoxa, aventurando-se nas áreas da monodia bizantina, do canto litúrgico e da polifonia russa, adaptando perfeitamente as melodias folclóricas e litúrgicas ao seu próprio estilo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEibucxBxPll1nOHxA23MVO8ADDEeDVycqdNQdiE9xHDMD865MVA0Gf1aoESO3xaId5ZO2hcp5coerLbrWjh7aWla__vdQ3Fpwg-j9N5xx4_N5MRQ6JUbnFzHjMfaeO5i8m3GanIclGkmQLsycsmGpjAFfmCEFQfxVGXaVhGIo-cA-Kdo0SgGNAVIV-jaF87/w400-h400/4d72e884-84a5-3625-7441-54fc8be5ddc2.jpg)
O lado lírico de "Prorok Ilja" é uma mistura bem-feita e interessante de teatro e pastoralismo. O PATRIARKH usa fragmentos de textos da peça teatral "Prorok Ilja" e se baseia nas mensagens contidas nas obras de Włodzimierz Pawluczuk, combinando-as com textos folclóricos e litúrgicos. Em "Prorok Ilja", podemos ouvir vários idiomas e, entre eles, o polonês pela primeira vez! O álbum foi gravado em janeiro e maio de 2024 em diversos estúdios: Tall Pine Records (Behemoth, Zalewski, Afromental), Heinrich House (Behemoth, Vesania, Hate), Wem Studio (Kasa Chorych, Lukasyno, Cira) e no estúdio da Radio Białystok. A mixagem e a masterização ficaram a cargo de Wojciech Wiesławski no Hertz Studio (Vader, Behemoth, Decapitated), e a produção foi feita pelo líder da banda e principal vocalista Bartłomiej "Варфоломей" Krysiuk. "ПРОРОК ИЛИЯ é um álbum cheio de emoções, sentimentalismo e folclore. É pastoral, lírico, épico, multidimensional e multicolorido, assim como minha Podlasie é multicolorida", diz Варфоломей.
Mergulhe na mais profunda de todas as sombras com esta nova obra-prima do Black Metal e junte-se ao PATRIARKH neste intrigante e sombrio passeio!
Um lançamento da parceria Shinigami Records/Napalm Records. Adquira sua cópia, DIGIPACK com contracapa sobressalente, aqui: https://bit.ly/3DekEsE.
FONTE: SHINIGAMI RECORDS/NAPALM RECORDS