NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

sexta-feira, 1 de maio de 2020

Rock Vibrations Entrevista : M-19


Através da nossa parceria com a Wargods Press trazemos mais uma entrevista para você leitor.
Conversamos com a M-19, banda que possui bagagem no Thrash Metal nacional e que recentemente trouxe um excelente registro de estúdio.

Confira logo abaixo nosso bate papo :


1 - A banda teve seu início no fim dos anos 80 e certamente passou por várias influências e épocas distintas...
Atualmente, vêem com bons olhos o cenário que frequentam?
Hoje em dia, as condições de divulgação das bandas, através das midias sociais e aplicativos de música, são muito mais fáceis do que no início da banda, no final dos anos 80.
Agora você pode divulgar o seu trabalho quase que instantaneamente, o que não acontecia antes. 
Você lança um material e em poucas horas já chegou ao conhecimento de várias pessoas, em diferentes cidades e países.
Todavia, vejo que o comparecimento aos shows de bandas locais é reduzido em relação ao passado. Parece que os novos bangers preferem curtir as bandas em casa do que irem aos shows, principalmente em shows de bandas locais.
Antigamente, o pessoal comparecia mais aos shows. 

Tenho observado que nos shows de hoje em dia, a maioria do pessoal que comparece, continua sendo aqueles que iam aos shows naquela época. 
Isso de forma alguma é uma reclamação. Apenas uma constatação. É uma nova maneira de se curtir música. 

Se os novos tempos dão uma oportunidade de maior visibilidade através dos meios telemáticos, por outro lado, a emoção, o sentimento da música, que tem maior ênfase nos shows, ficam um pouco prejudicados.

2 - "Sic Semper Tyrannis" é brutal; furioso e rápido, contém alguns elementos do Metal extremo (muitos deles pela influência vocal) e riffs muito consistentes.
Como foi o processo de composição desse ótimo registro? Tinham noção de que estavam com um material excelente em mãos?

Nós o fizemos de forma diferente do anterior. 
No Mission: Destroy compusemos as músicas e as ensaiávamos exaustivamente para podermos gravá-las. No Sic Semper Tyrannis criamos as músicas na guitarra e gravamos uma guia e passamos para o nosso baterista, que criou as batidas. 
Depois, passamos as músicas entre nós (cordas e vocais) e fomos para o estúdio gravar. 

Acredito que das músicas do último álbum, ensaiamos todos juntos apenas duas músicas, o restante só as passamos em casa, individualmente, e fomos direto para o estúdio gravar. E parece que funcionou.

3 - Quais os conceitos que giram em torno de suas canções? Inclusive, a arte de "Sic Semper Tyrannis" ficou muito boa.
Os temas das músicas giram em torno de conflitos internos e questões sociais e comportamentais. 
Sic Semper Tyrannis é uma abreviatura de “Sic semper evello mortem tyrannis”, que traduzido livremente do latim para o português seria “assim sempre eu erradico a vida dos tiranos”. 

Aqui tentamos passar a ideia de que precisamos ficar atentos aos nossos governantes. Há corrupção por todos lados, não importando se é da direita ou da esquerda. Se forem corruptos ou incompetentes devem ser criticados e, se for o caso, “eliminados”. 

Claro que essa eliminação está no sentido figurado. 

Não podemos ficar cegos pelas nossas ideologias partidárias. O problema não é ser de direita ou de esquerda. O problema são as pessoas que deturpam uma ideologia, para aplicar em seu benefício próprio. 

4 - A linha "old school" é bem vista em suas canções, rapidamente vem à mente bandas como Slayer, Testament, Kreator (dentre outras) quando estamos apreciando o material. Além desse pessoal das antigas, vocês também ouvem e se inspiram em coisas novas? Devo dizer que fazem parte de uma cena muito rica que transita entre o lado moderno e o "raiz".
Na verdade continuo ouvindo as mesmas coisas que ouvia quando tinha 20 anos. Além das bandas que comentaste, que efetivamente, são influências da M-19, também entendo e escuto muita coisa das bandas Heavy Metal tradicionais, como Black Sabbath, Iron Maiden, Judas Priest ou até mesmo bandas como Rush e Deep Purple que estão agregadas à minha alma. E os demais membros também vão nessa linha. 

Das bandas mais novas (e que não são bandas tão novas assim) a banda, por um todo, gosta de Lamb of God e Dew Scented. 

5 - Pretendem fazer algo conceitual ou mesmo em formato lyric para vídeos de algumas faixas?
Sim pretendemos fazer outro video. Talvez um lyric video. Estamos estudando esta possibilidade. Enquanto isso não sai, temos o video da música There are no Murderers in Paradise. 
Para quem quiser conferir, basta acessar nosso canal no Youtube.

6 - O apoio de mídia e público tem sido o esperado?
Nós lançamos o álbum no dia 7 de dezembro passado. Alguns dias depois estávamos figurando em algumas listas como melhores do ano. Isso realmente nos surpreendeu, pois praticamente não havíamos feito nenhuma divulgação do álbum. 

Conseguimos vender uma grande quantidade de CDs do Álbum, não só na nossa cidade, como também em outros estados e no Uruguai e Argentina.


7 - Quais os próximos passos para este ano após toda essa paralisação?
Quando os shows voltarem a acontecer, vamos tentar tocar o máximo possível. Tentar ir a outros estados e no exterior. E, sinceramente, espero que isso aconteça o mais rápido possível. 

8 - Obrigado pela entrevista... Gostaria de deixar algum recado final?
Neste período de isolamento ouça muito Metal…ouça discos, CDs, plataformas digitais, aqueles álbuns que você não escuta a tanto tempo. 

A música tem o poder de renovar o seu ânimo. 

Um grande abraço (virtual!) a todos…. STAY METAL!

Assista ao vídeo clipe de “There Are No Murderers in Paradise” aqui


Contatos:
Facebook:
Assessoria de Imprensa:

ROCK VIBRATIONS NO FACEBOOK!

VISITAS

MAIS LIDAS DA SEMANA!