 |
Patrick Campbell-Lyons e Alex Spyropoulos Os mentores do Nirvana |
Sim, você não leu errado, o Nirvana (digamos assim "original"), surgiu em meados de 1965 em Londres, Inglaterra, com os músicos Patrick Campbell-Lyons e o compositor grego Alex Spyropoulos.
 |
Arte do debut da banda |
Ambos faziam os vocais, além de gravarem uma ou outra guitarra e teclados (o resto era feito por músicos ligados a orquestrações), e que apesar de seu estilo um pouco barroco, tinham ligações ao Rock, pop, folk, jazz, ritmos latinos e música clássica.
 |
Segundo álbum do grupo, seguindo as mesclas do primeiro, com influências diversas, além de psicodelia |
Em 1967 tiveram a idéia de um álbum conceitual e assim nasceu The Story of Simon Simopath (o primeiro álbum de conceito narrativo, antes mesmo de alguns conhecidos como The Pretty Things - S.F. Sorrow (dezembro de 1968), The Who - Tommy (abril de 1969) e The Kinks - Arthur (setembro de 1969) e o álbum Moody Blues Days of Future Passed (novembro de 1967) por um mês de diferença.
 |
Terceiro álbum da banda, sendo este uma compilação |
Como era impossível tocar suas canções em shows por serem uma dupla, contratam 4 músicos e fundam o projeto chamado The Nirvana Ensemble (que foram incluídos na foto original de seu álbum para ter um apelo comercial de que era um grupo ao invés de projeto), mas mesmo assim, Ray Singer (guitarra), Brian Henderson (baixo), Sylvia A. Schuster (violão) e Michael Coe (trompa francesa, viola) não ficaram muito tempo (faziam apenas apresentações marcadas e aparições em programas musicais na televisão).
Sue & Sunny também participaram do The Nirvana Ensemble, fornecendo vocais.
 |
Os mentores do grupo, além dos 4 músicos contratados |
All Of Us, segundo álbum, saiu em 1968, e Black Flower, terceiro álbum, saiu em 1970, com mudanças tão bruscas que acabou nem tendo 300 cópias feitas e ainda retiradas de circulação (considerado um álbum que nunca foi lançado pela banda).
A dupla se separou em 1971 mesmo lançando os álbuns Local Anaesthetic (no mesmo 1971) e Songs Of Love And Praise (1972).
Patrick Campbell-Lyons ainda lançou discos em carreira solo (Me And My Friend - 1973, The Electric Plough - 1981, e The Hero I Make Have Been - 1983, ambos sem nenhum sucesso obtido).
Em 1985 a dupla volta para alguns shows pela Europa e lançam uma compilação chamada Black Flower (esse sim foi lançado, e além de músicas ao vivo, continha duas faixas inéditas), e já nos anos 90, Secret Theatre em 1994 compilou faixas raras e demonstrações, enquanto Orange and Blue de 1996 continha material anteriormente inédito, incluindo uma capa de flower power da música "Lithium" originalmente gravada pela banda de Kurt Cobain (que segundo a história, batalhou na justiça pelo nome do grupo famoso do movimento grunge nos anos 90 e foi utilizada a idéia da arte após sua morte como uma sobra por assim dizer).
Segundo as únicas notícias divulgadas após o processo contra Kurt Cobain em 1992, determinam de forma amigável que ambas poderiam usar o mesmo nome.