Nota :
Banda celebra 20 anos com turnê do disco autobiográfico 9; show único em São Paulo será dia 14/4, no Fabrique Club
A trajetória do Saves the Day é, também, a história da vida de muitas pessoas, que cresceram junto com a banda nestas últimas duas décadas. Em 1997, Chris Conley (vocalista/guitarrista) reuniu alguns amigos de Nova Jérsei (Estados Unidos) e, dois anos depois, lançaram Through Being Cool, lembrado até hoje como um dos mais impactantes e influentes discos da segunda leva do emo, ou pop punk, à época comparado à energia de um disco do Weezer. O tom confessional das canções, os riffs alegres e as batidas para dançar logo jogaram o Saves the Day ao primeiro escalão do rock alternativo e, enfim, é a vez do Brasil recebê-los em 2019, com show único dia 14 de abril em São Paulo (Fabrique Club). A realização é da Powerline.
A inédita turnê latino-americana passa, antes, pela Costa Rica (San José, 10/4), Chile (Santiago, 12/4) e Argentina (Buenos Aires, 13/4).
O momento é importante para o Saves the Day, que lançou em 2018 o autobiográfico 9, o nono álbum da carreira que ainda funciona como uma espécie de rock ópera da banda.
Se Through Being Cool é um grito de liberdade e rebeldia a partir de um movimento – a segunda leva do emo – que crescia forte ao lado de outras bandas também relevantes até os dias atuais, como Taking Back Sunday, The Get Up Kids e Thursday, 9 é a síntese de todas as experiências, conquistas, angústias e vitórias de Chris Conley – ou a perfeita trilha sonora da passagem da adolescência à fase adulta, seja da banda como dos fãs.
As constantes troca de integrantes, o acidente de van, contrato com uma grande gravadora e as impressionantes turnês pelos Estados Unidos e Europa são repassados em 9, tudo contado pela perspectiva de Conley por meio de uma poética que aproxima o ouvinte dos relatos. A faixa de abertura homônima à banda, por exemplo, é um testamento de amor aos fãs, conta o frontman. Ao vivo, muitas destas músicas vão compor o set list especial para a tão aguardada estreia no Brasil, mas hits de outros discos também serão executadas. É uma promessa do Saves the Day.
A tour pela América Latina também celebra os 20 anos do clássico Through Being Cool, considerado pela Rolling Stone como o 18º mais importante disco emo de todos os tempos (de 40 listados). De acordo com a influente publicação, o disco – gravado em apenas 11 dias - apresenta riffs hardcore/punk rock com a assinatura cuidadosa de Chris Conley, cujas músicas "inspiraram incontáveis tatuagens da estrela náutica”, em alusão ao símbolo da banda. “É mais do que um importante álbum”, completa a Rolling Stone, “é um rito de passagem”.
Saves the Day é
Chris Conley - vocal, guitarra
Arun Bali - guitarra
Rodrigo Palma - baixo (acompanhou o The Get Up Kids na tour pelo Brasil)
Dennis Wilson - bateria (ex-Every Avenue)
SERVIÇO
Saves the Day dia 14/4 em São Paulo
Evento: https://www.facebook.com/events/568643750249351/
Data: 14 de abril de 2019
Horário: 18 horas
Local: Fabrique Club
Endereço: Rua Barra Funda, 1075 (Barra Funda - São Paulo/SP)
Ingresso: https://pixelticket.com.br/eventos/2915/saves-the-day-em-sp
Pista 1º lote: R$ 110,00 (promocional/meia entrada/estudante)
Crédito da foto: Divulgação
Ouça 9: https://savestheday.lnk.to/nine
“Saves The Day”
“Suzuki”
“Side By Side”
“Kerouac & Cassady”
“It’s Such A Beautiful World”
“Rose”
“1997”
“Rendezvous”
“29”
Mais informações no site oficial do Saves the Day: http://savestheday.com