NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Rock Vibrations Entrevista : Barril de Pólvora


Mesclar dentro do Rock tem sido uma boa tarefa executada por algumas bandas e, o Barril de Pólvora é uma das provas disso, levando seu Metal com nuances de Blues Rock, até pitadas de Country.

Abaixo, confira o papo que tivemos com os músicos Emerson (guitarra) Alexis (bateria), Flávio (vocal) e Saulo (baixo)...

1 - Para iniciarmos, gostaria que falassem um pouco sobre o início da banda...
R: Emerson Martins – A idéia surgiu em meados de 2005, entre o primeiro baterista,  Vinícius Mello, e eu.

Tínhamos o propósito de tocar releituras de músicas que gostávamos, que ia desde os clássicos do Rock'n'roll, Blues até o Heavy Metal oitentista.

A partir daí começamos a produzir músicas próprias em português dentro dessas influências, com uma pegada mais pesada que foi se ajustando às mudanças da formação da banda.

E vale comentar que o nome da banda surgiu com a letra da música 'Barril de Pólvora', de autoria de Tiago Gomes, nosso primeiro baixista.

Na época gostamos muito do título que tinha tudo a ver com o nosso som.
Acabou originando também o nome do nosso primeiro álbum, lançado em março deste ano.


2 - Quando resenhei o disco de vocês há alguns meses, senti uma sonoridade de quem estava sabendo o que fazer e, apresentando canções com segurança... Também sentiam isso durante as gravações?
R: Alexis Bomfim – Boa pergunta (risos)!
Ensaiamos muito antes de decidirmos gravar e a equipe que trabalhou com a gente no processo fez toda a diferença.

Nos sentimos muito à vontade durante as gravações, mas destacamos o maestro Rodrigo Garcia, que além de um grande amigo é um profissional acima da média.

Ele foi o responsável pela produção do disco e com certeza nos deu muita segurança, desde a pré-produção até finalizarmos o álbum.


3 - As mesclas que vocês imprimem em suas canções é algo natural ou chegaram neste conceito com o tempo?
R: Emerson – Foi natural... Sempre consideramos que o Rock'n'roll, o Blues e o Heavy Metal estarão interligados.

São estilos fascinantes e temos exemplos de várias bandas clássicas que experimentaram estas vertentes em seus trabalhos criando suas identidades musicais fortes. Gostamos muito disso!


4 - Acredito que o público deva se sentir bem satisfeito com a sonoridade da banda... como tem sido a repercussão?
R: Flávio Drager – Pra nossa felicidade, a repercussão tem sido acima das expectativas.

Temos recebido boas críticas e muitos elogios do público em shows e pelas redes sociais da banda.
É muito gratificante, após um longo período de trabalho, receber um feedback positivo.

Isto é que nos dá mais energia ainda pra continuar!


5 - Falando em repercussão, a mídia tem abraçado bastante o álbum...
R: Flávio – Esta é outra grande satisfação!
A aceitação do nosso trabalho pela mídia especializada. Não imaginávamos que poderíamos receber tanta crítica boa.

Nós ficamos tão empolgados com isso que criamos em nosso site (www.barrildepolvora.com) um espaço denominado “Imprensa” e lançamos lá os links de alguns sites e blogs que nos citaram. 


6 - Como foi poder fazer parte da coletânea Rock Soldiers?
R: Alexis – Já conhecíamos a Coletânea Rock Soldiers através da mídia especializada que sempre rasgou elogios ao belo trabalho realizado pelo Produtor Marivan Ugoski, da UGK Discos.

Nos sentimos lisonjeados quando ele entrou em contato com a gente e nos convidou para participarmos do 'Volume 24 – Edição de 20 anos'... Topamos na hora (risos)!

Marivan nos deu a liberdade de escolhermos a faixa que participaria do disco que, naturalmente, foi “Barril de Pólvora”.


7 - Podemos esperar vídeos novos para futuros singles?
R: Saulo Santos – Em maio lançamos o primeiro vídeo oficial do single 'Barril de Pólvora'.

Em novembro lançamos o segundo, que foi um lyric vídeo da música 'Muito Papel pra Pouca Solução'.

Estamos programando lançar mais dois vídeos: o próximo será uma animação bem progressiva para 'Tempestade' e pouco depois um psicodélico para 'Loucuras, Sonhos e Delírios'. 


8 - Tenho feito essa pergunta para algumas bandas... Como lidam com o streaming?acham que ele pode andar em paralelo com as mídias físicas?
R: Alexis – As novas tecnologias mudaram a forma de se fazer muita coisa, uma delas, de fato, foi a música.

Temos uma empresa parceira que é responsável pela distribuição digital em várias plataformas e outras parceiras na divulgação física.

As duas andam em paralelo e funcionam muito bem. Percebemos, no geral, que o público Metal ainda faz questão de ter o CD físico guardado e andar por aí escutando pelo streaming (risos).


9 - O que podemos esperar para os próximos meses?
R: Saulo – Estamos programando o lançamento dos dois vídeos, 'Tempestade' e 'Loucuras, Sonhos e Delírios', para o primeiro semestre do ano que vem.

Continuamos a produzir novas músicas para o próximo álbum e estamos fechando a agenda de shows a partir de fevereiro de 2019, em breve divulgaremos.


10 - Vamos finalizando... querem deixar algum recado?
R: Flávio – Primeiramente, o nosso muito obrigado pela atenção de vocês da 'Rock Vibrations' e parabéns pelo trabalho e dedicação.

O Heavy Metal Nacional continua vivo e cada vez mais rico em bandas de qualidade de todos os estilos e vertentes do Rock, Hard, Heavy, Extremo e etc.

Para o 'Barril de Pólvora' é uma honra participar deste cenário e principalmente contribuir para a continuidade desta história.

E galera... apoiem a cena local!
Valeu 'Rock Vibrations'! Vida longa!
Gostaria de agradecer pela oportunidade cedida, deixar o espaço para futuras colaborações e, também agradecer ao nosso amigo Leonardo (https://www.facebook.com/braunamusicpress/) por todo o cuidado para ser possível a entrevista.

ROCK VIBRATIONS NO FACEBOOK!

VISITAS

MAIS LIDAS DA SEMANA!