Você já parou para pensar sobre quantos músicos versáteis e competentes existem no meio do Rock/Metal?Essas afirmações ficam muito evidentes quando a pessoa ultrapassa um certo "limite" de criatividade e se consolida com várias tarefas ao seu redor, seja tocando vários instrumentos ou compondo bastante para inúmeros projetos.
Bob Katsionis é um grande exemplo de músico versátil, acima da média e cheio de competência, pois além de ser tecladista, guitarrista e baixista, consegue muito bem desempenhar seu trabalho pela Symmetric Records (gravadora que o mesmo fundou e exerce a função de produtor).
Seus projetos?O mais recente, "Warrior Path", trás uma excelente dinâmica musical em meio ao Metal melódico, algo que também acontece com o "Outloud", banda que o mesmo flerta com o lado Hard... e se ainda sim o nome de Bob não lhe vem rapidamente á mente, certamente o nome do "Firewind" (onde o mesmo exerce função de tecladista e guitarrista em apresentações) é visivelmente falado e ouvido mundo afora, e provavelmente, em suas playlists (sem contar que o mesmo já participou do ótimo "Revolution Renaissance" e também possui uma carreira solo com discos consistentes).
Tivemos o imenso prazer de poder falar um pouco com o músico grego, abordando alguns temas em volta de seus projetos, além de algumas curiosidades.
Confira abaixo nossa conversa :
1 - Para começar, conte-me um pouco sobre sua carreira em geral ... Além de ser um grande instrumentista, você também trabalha em produções, correto? Como tem funcionado nesses dois lados simultaneamente?
Bem, são mais que 4, na verdade! Eu também faço muitos videoclipes, e no ano passado eu fundei a SYMMETRIC RECORDS, minha própria gravadora, como ponto de partida para músicos e bandas com quem trabalho.
É difícil, pois não há muito tempo, mas só há uma maneira de explicar tudo isso: eu quero CRIAR todos os dias e também AJUDAR e orientar as pessoas através da indústria da música com a experiência que acumulei durante todos esses anos.
2 - No metal melódico eu acredito que o Firewind é uma das bandas absolutas ... o sentimento, a energia, tudo está presente na maioria de suas músicas ... Essas buscas são obviamente feitas por músicos experientes juntos, mas, você acredita que a técnica individual também é essencial para essas criações?
Sempre foi sobre inspiração, não importa quão bom músico você seja. Mas quando às vezes você pode ficar sem dificuldade ou ter dificuldade em terminar ou começar uma música, então você PRECISA do conhecimento para "simular" a inspiração e criar uma nova ideia ou fazer com que pareça bom.
3 - "Immortals" é até agora o mais recente disco do Firewind, nele vemos pela primeira vez o lado conceitual e também a estréia de Henning Basse nos vocais ... o que, a propósito, soa muito bem.
O processo de criar e escolher um novo vocal era complicado ou já tinham em mente algumas percepções do que fariam?
O processo de criar e escolher um novo vocal era complicado ou já tinham em mente algumas percepções do que fariam?
Não, não foi fácil. Não queremos soar como nenhuma outra banda e, ao mesmo tempo, precisamos de alguns elementos específicos que nossos fãs (e nós mesmos) precisam: precisávamos de uma pessoa com sensibilidade, mas também de um cantor do METAL com uma atitude pesada.
Isso não é fácil de encontrar, e já que conhecíamos Henning pessoalmente e sempre amamos esse cara, era muito óbvio que ele seria o escolhido.
4 - Trabalhar com o excelente guitarrista Gus G. deve facilitar em pelo menos 70% das criações, certo?
Você compartilha melodias que se encaixam perfeitamente ... O que pode dizer sobre o lado da coexistência e trabalhar com ele?
Você compartilha melodias que se encaixam perfeitamente ... O que pode dizer sobre o lado da coexistência e trabalhar com ele?
O que posso dizer? Ele é um profissional e uma pessoa extremamente divertida para trabalhar, uma vez que você o conhece.
Eu, Gus e Petros (baixo) somos irmãos, sabemos muito um sobre o outro de todos esses anos trabalhando e viajando juntos.
Eu, Gus e Petros (baixo) somos irmãos, sabemos muito um sobre o outro de todos esses anos trabalhando e viajando juntos.
Musicalmente, é tudo sobre saber onde você está. Firewind é o bebê de Gus e seria pelo menos estúpido ou ignorante para ir e "forçar" suas idéias para ele.
Eu apresento-lhe algumas ideias de cada vez e se ele gosta de algumas delas, ele as está usando.
Se não, não vou discutir e ser um completo idiota.
Eu tenho muitos outros projetos para redirecionar minhas idéias, tenho meus álbuns solo, OUTLOUD, KAMELOT e muito mais.
Então, é assim que conseguimos trabalhar tão bem!
![]() |
Firewind |
5 - Eu sou guitarrista e baixista, adoro conhecer novos sons e estudar música ... acredito que você também ...
Quais são suas influências nas 6 cordas e nos teclados? Eu imagino que você deveria ter uma grande bagagem musical ...
Quais são suas influências nas 6 cordas e nos teclados? Eu imagino que você deveria ter uma grande bagagem musical ...
Sim, é verdade que estou realmente aberto à música. Por exemplo, este ano eu gostei muito dos novos álbuns do "Ghost" e "Bring Me The Horizon".
Mas meu background começa com músicos gregos da MEGA como YANNI, VANGELIS, MANOA HADJIDAKIS através de JEAN MICHEL JARRE para KEVIN MOORE e JENS JOHANNSSON. E com relação à música Heavy Metal, é tudo sobre ANNIHILATOR, STRATOVARIUS, MEGADETH e DEATH, além das super bandas clássicas, é claro.
6 - Você sabe que eu sou do Brasil, então não posso deixar de perguntar ... Você gosta do nosso metal? Você gosta de algumas bandas aqui? Eu conheço muitos músicos que apreciam sua música ...
Angra é uma das minhas 10 melhores bandas e Sepultura o primeiro concerto que eu já participei (por volta de 1991 eu acho em Atenas) mais meu jogador favorito Rivaldo no meu time favorito, Olympiakos FC então ... EU AMO O BRASIL!
7 - Se eu pudesse citar todos os trabalhos que envolvem você que me agradam, nossa conversa duraria horas, então falarei apenas alguns que eu considero essenciais, como o álbum "Trinity" da Revolution Renaissance, álbuns com Outloud, o "Noemon" de sua carreira solo, e alguns do Firewind como o já citado "Immortals" ...
Na sua opinião, como pode se manter em um nível acima da média em todos os projetos?
Na sua opinião, como pode se manter em um nível acima da média em todos os projetos?
Muito obrigado! Parece estranho dizer que nunca estou satisfeito comigo mesmo porque acho que sempre operei em um nível de 40%.
Não sei o que está me impedindo. Talvez o fato de que a música medíocre seja popular, artistas do Instagram dominem o mundo, e eu sinto que tudo é em vão.
Então, eu só faço música que vem à minha cabeça apenas quando tenho vontade de fazer e é só isso.
Então, eu só faço música que vem à minha cabeça apenas quando tenho vontade de fazer e é só isso.
Mas agradeço à minha mãe por me matricular naquela escola de música em 1988 e recebi este extra de educação que agora me permite dizer tudo isso.
8 - Aproveitando o fato de ter citado alguns álbuns, quais você mais considera em sua carreira, quais te dão orgulho e se sente bem em lembrar de ter criado?
Eu nunca fiz um álbum que eu me arrependa de fazer, então ... não posso realmente ajudar você, eu amo todos eles.
Com certeza, as gravações de “Allegiance” na Suécia com toda a banda trancada em um estúdio no meio de uma montanha de neve, as gravações caseiras de “Turn Of My Century” que se transformaram em meu álbum de estréia lançado por uma gravadora finlandesa (Lion Music), a gravação de “Let's Get Serious” do OUTLOUD com George Kollias na bateria, mais aquelas loucas duas semanas que compus e gravei todo o álbum “Prognosis & Synopsis”!
Isso foi insano!
9 - É cedo demais para pensar em um novo álbum? Ou você já tem algumas idéias novas para algumas músicas futuras do Firewind?
Já estamos compondo e entrando no estúdio logo após meu casamento, em setembro!
![]() |
Warrior Path |
10 - Gostaria de mencionar que gostei muito do "Warrior Path" ... quais são as principais idéias que você deseja inserir neste novo projeto? Com sua experiência e competência, acredito que grandes coisas estão chegando ...
Eu amo esse álbum também, eu sinto como o meu, mesmo que eu não tenha escrito nada, mas eu toquei e combinei muito mais alguns solos de guitarra legais aqui e ali.
É o que nós falamos antes sobre não ser um músico super-profissional, mas ter toneladas de inspirações. Andreas tem todo o álbum em sua cabeça desde que ele tinha 18 anos e uma vez que nos encontramos, era uma questão de tempo até que fosse feito!
Ele me disse que o próximo álbum também está pronto e é “muito melhor” e, por alguma razão, acredito nele!
11 - É possível ver o Firewind ou qualquer projeto que você esteja envolvido atualmente no Brasil? Este ano teremos o "Rock In Rio" com grandes bandas em setembro / outubro ... teria sido ótimo se você também estivesse no line-up
Seria, mas não (muitos risos), desculpe, eu amei a última turnê da América do Sul que fizemos, mas não é fácil chegar lá.
12 - Estamos na "era do mundo digital", os CDS já não vende lm tanto, o LP voltou com força e se tornou um atrativo, mas o Streaming dominou mais de 90% ...
O que pode ser feito para fazer com que o público adquira os materiais físicos com entusiasmo e ajude suas bandas favoritas?
O que pode ser feito para fazer com que o público adquira os materiais físicos com entusiasmo e ajude suas bandas favoritas?
Tendo um selo agora, posso dizer que estou realmente dividido.
Por um lado, vejo bandas vendendo NADA e, por outro lado, o CD WARRIOR PATH estava esgotado e nós o re-pressionamos, além disso, também fizemos vinil, que é meio vendido!
Por um lado, vejo bandas vendendo NADA e, por outro lado, o CD WARRIOR PATH estava esgotado e nós o re-pressionamos, além disso, também fizemos vinil, que é meio vendido!
E isso traz muito dinheiro para a banda, não para ficar rico, mas o próximo álbum já é auto-financiado!
Então tem a ver com o gênero que eu penso.
Então tem a ver com o gênero que eu penso.
As crianças que acompanham e assistem a vídeos do YouTube em milhões não se incomodam em comprar um cd, não sabem o que é que não precisam.
Mas os fãs do metal mais tradicional tendem a suportar mais ... tradicional!
13 - Vamos terminar aqui ... Gostaria de deixar uma mensagem?
É típico, mas eu realmente amo o seu país, da última vez que estamos lá, não sabemos quando voltaremos, mas se não, se alguém quiser conversar, eu estou sempre disponível nas minhas redes sociais, não tenham medo de perguntar !!!
Links :
Deixo aqui o meu grande agradecimento pela disponibilidade de Bob Katsionis para nos responder e ser tão atencioso, sei o quanto o seu tempo é concorrido .... Também deixo o meu enorme Obrigado ao grande amigo Kostas Salomidis (Angels PR) pelo esforço em dar essa oportunidade e viabilizar todo esse processo, com toda a atenção de sempre.