Hoje, 8/6/2019, fomos surpreendidos pela confirmação da morte do vocalista que permeou por Boa parte de nossos momentos na adolescência, o cara que fez a diferença para a cena do Metal no Brasil e elevou o nome de suas bandas para o exterior.
O Viper por exemplo consegue ter vendas de discos até hoje no Japão, assim como o fanatismo dos nipônicos para com o Angra, projeto que André liderou ao lado de Rafael Bittencourt e que trouxe uma grande quantidade de fãs ao redor do mundo a partir dos anos 90.
Andre teve no início de sua carreira uma grande inspiração, o Iron Maiden...
Bruce Dickinson foi um dos seus maiores ídolos assim como Rob Halford e tantos outros nomes importantes, o que deu forças para que o mesmo se tornasse um dos músicos mais exímios de sua profissão, atuando também como excelente pianista.
Bruce Dickinson foi um dos seus maiores ídolos assim como Rob Halford e tantos outros nomes importantes, o que deu forças para que o mesmo se tornasse um dos músicos mais exímios de sua profissão, atuando também como excelente pianista.
Muitos acharam que Andre poderia ter substituído Bruce no Maiden, mas o próprio disse que seria muita responsabilidade e não estava preparado para tal função à época...
O Shaman foi outro divisor de águas em sua carreira, assim como inúmeros projetos em que ele esteve, evidenciando seu carisma e profissionalismo.
Confira abaixo a nota oficial da banda Angra via Facebook :
"Com muita dor recebemos a notícia do falecimento do André Matos. O Angra está de luto. O Andre foi imprescindível para o sucesso e consagração desta banda. A contribuição de seu talento e presença é inestimável.
Não há palavras neste momento que descrevam o tamanho do vazio deixado nos corações dos que o amaram de perto e de longe. O Brasil perde um talento insubstituível do gênero Heavy Metal e com ele morre a esperança de vê-lo em nossos palcos novamente.
Que os anjos recebam sua alma e que a Deusa do Fogo mantenha a chama de seu legado artístico acesa sempre. R.I.P. Andre Matos"
Edu Falaschi, ex vocalista do Angra, também comentou :
É com grande surpresa e pesar que recebi a notícia da morte de Andre Matos! Um dia que ficará na história por marcar uma das perdas mais impactantes para o mundo do Heavy Metal mundial, os meus mais sinceros pêsames para toda a família Matos e seus companheiros de banda!
Felipe Andreoli, baixista que integra o Angra, falou :
Sem palavras pra descrever a tristeza de perder esse cara, co-fundador da banda que é meu lar há 18 anos. Um ícone respeitado e admirado mundialmente, que infelizmente se vai cedo demais.
Estava muito animado com a perspectiva de, num futuro próximo, dividir o palco com ele e os demais na celebração de 30 anos do Angra. Essa possibilidade foi tirada de nós, dos fãs e de todos que tiveram suas vidas tocadas por ele e sua música.
Vá em paz, Andre. Força aos amigos do Shaman, aos familiares, fãs e todos do seu círculo pessoal.
O Shaman havia voltado à ativa recentemente com uma boa repercussão de seus fãs, movimentando a cena e dando um verdadeiro presente... infelizmente o acaso aconteceu. Confira a nota da banda sobre :
"O destino nos uniu, nos separou, nos reuniu e agora pregou mais essa com a gente.
É com profunda dor em nossos corações que nos despedimos do Andre mais uma vez, desta vez de forma definitiva.
Além da ferida que jamais cicatrizará, e mesmo sabendo que passamos momentos gloriosos junto ao nosso companheiro e amigo, restará pra sempre o melhor dele em nossos corações.
R.I.P
Hugo Mariutti
Luís Mariutti
Ricardo Confessori
Fábio Ribeiro
Rick Dallal"
Luís Mariutti
Ricardo Confessori
Fábio Ribeiro
Rick Dallal"
Rafael Bittencourt, guitarrista do Angra, também se pronunciou :
Com muita dor recebo a notícia do falecimento do Andre Matos. Eu estou devastado. O André foi imprescindível para o sucesso e consagração da minha carreira. No alicerce da arte que desempenho, está o resultado de uma amizade e parceria meteórica, uma história muito bonita que eu sinto não ter terminado com um abraço.
Não há palavras neste momento que descrevam o tamanho do vazio deixado no meu coração que o amou de perto e de longe. O Brasil perde um talento insubstituível do gênero Heavy-metal e com ele morre a esperança de compartilharmos o palco juntos novamente.
Que os anjos recebam sua alma e que a Deusa do Fogo mantenha a chama de seu legado artístico acesa sempre.
R.I.P. Andre Matos
A página oficial do Avantasia (projeto liderado por Tobias Sammet do Edguy) deixou sua declaração :
"Estou arrasado com as trágicas notícias sobre o falecimento de meu amigo André Matos, com quem compartilhei o palco apenas cinco dias atrás. Estou em choque. Meus pensamentos e orações estão com sua família. Descanse em paz, André Matos".
Kiko Loureiro, hoje no Megadeth e que passou parte do início e auge do Angra junto à Andre, comentou em seu Instagram que ele havia comentado ainda à pouco sobre uma possível reunião com o Angra para algumas festividades...
Acredito que muitos tenham suas canções preferidas na carreira do músico, tais como Carry On, Fairy Tale, Time To Be Free, Living For The Night... mas uma coisa é unanimidade, seu talento será influência para muitas gerações futuras.
Fica o legado e permanece em nossos corações uma das vozes mais talentosas que o mundo já produziu.
47 anos foi muito pouco, mas muito inspirador!
R.I.P. Andre Matos