Bandas européias sempre me chamaram atenção, ainda mais quando fazem uma das vertentes que mais admiro : o Metal.
O "Anifernyen" consegue fazer um som bem sólido e agradável para nós ouvintes de boa música, e obviamente, eu não poderia deixar a oportunidade escapar para fazermos uma entrevista.
Confira abaixo alguns assuntos que debatemos :
1 - O metal português tem chamado atenção por uns bons anos, e vocês fazem parte disso com seu metal consistente... como foi poder voltar de um hiato tão longo?
Este hiato aconteceu por uma variedade de factores, desde a mudança de alguns membros até à necessidade de relocalizar o nosso espaço de ensaio.
Mas a banda nunca esteve parada.
Acabamos por aproveitar esse tempo para reflectir e delinear melhores estratégias de forma a que pudéssemos continuar.
Tivemos tempo para apurar algumas das músicas que já tinham algum tempo de existência e criar algumas novas, com a intenção definida de que o resultado deste período de trabalho acabaria por se concretizar com a edição do álbum. E estamos inteiramente satisfeitos.
Acreditamos que o tempo foi bem aproveitado e o resultado não poderia ser melhor.
2 - "Augur" tem ótimas faixas e creio que irá agradar seus fãs e o público do metal em geral...
Como está a expectativa para o lançamento em setembro?
Como está a expectativa para o lançamento em setembro?
As expectativas estão altas, pois acreditamos que temos um álbum bem conseguido, cuidado e coeso, e estamos a dar o nosso melhor, dentro das nossas competências, para que "Augur" se espalhe e chegue bem longe.
E por sinal, se já chegou ao Brasil, é porque está a correr bem. Um contacto como o vosso deixa-nos muito agradecidos.
Estamos agora na fase de promoção e temos sempre esperança que haja alguma procura. Gostaríamos muito também de levar o álbum para estrada e mostrar todo o potencial de Anifernyen ao vivo, por isso, esforços também têm sido gastos em estabelecer contactos para actuações, que ajudarão a difundir ainda mais o nosso trabalho.
3 - O apoio do público em sua região tem sido satisfatório?
Sim. Sem dúvida. Muita gente já conhecia Anifernyen da altura do EP "The Pledge of Chaos" e muitos ficaram curiosos com esta nova formação e com a nova dinâmica da banda.
O período de inactividade nos palcos acabou por levar a algum esquecimento, mas assim que começamos a dar notícias do regresso ao activo, o feedback foi muito positivo. E quando anunciamos o álbum, a notícia foi recebida com curiosidade.
Daí também nos dedicarmos com muita atenção à elaboração do disco, desde a composição à produção, como em toda a componente visual, para que pudéssemos apresentar um bom produto final.
4 - A escolha do nome "Anifernyen" demonstra o quanto as bandas se preocupam nos conceitos, pois nada melhor que poder passar conhecimento, não é mesmo?
Quais as mensagens principais que "Augur" irá trazer?
Quais as mensagens principais que "Augur" irá trazer?
Não temos uma mensagem directamente intencionada. Mas dentro da nossa música e das nossas letras existe muito conteúdo que gostaríamos que fosse decifrado por quem escuta.
Mas falando de uma forma global sobre "Augur", de certa forma, sem ser intencional, acabou por ter um conceito à volta de uma temática apocalíptica, onde são descritas imagens de destruição e desolação de um potencial futuro.
O título "Augur" remete-nos para augúrios, profecias, eventos catastróficos. Foi isso que quisemos retratar na música, nos textos e no grafismo do álbum.
5 - Aqui no Brasil temos um público muito fanático por metal e creio que sua banda seria bem vinda... pensam em atuar por aqui em algum momento?
Haja o convite certo e as condições ideais, evidentemente que sim.
6 - O que vocês pensam sobre o streaming?muitas bandas têm gostado mas outras não conseguem estabelecer ganhos com as plataformas, além de não terem saída em materiais físicos por conta do mercado musical ter modificado... o que fazer?a Europa também tem passado por problemas assim?
Nós acreditamos que tem de existir uma adaptabilidade por parte das bandas e cada vez mais se está a evidenciar isso mesmo.
Toda essa problemática foi discutida e estudada na banda antes de avançarmos com a edição.
Estamos atentos a como este novo mercado funciona e como ninguém subsiste dos ganhos da banda foram ponderados os gastos e custos.
Optamos por uma edição física em menor número, com o apoio de uma editora, que, caso tenha boa recepção e acabe por esgotar, pode sempre ser alargada. De resto o álbum ficará disponível nas plataformas de streaming.
É algo que dá muito pouco dinheiro às bandas.
É quase ridículo.. Mas para nós, uma banda que pouco ganha com as vendas, todo o rendimento é bem-vindo e a exposição a um maior número de ouvintes é muito importante.
7 - Além do novo álbum, podemos esperar mais novidades em breve?
O nosso foco, de momento, está concentrado na promoção e divulgação de "Augur" e fazer chegar o nome Anifernyen até onde não tinha chegado. Estamos concentrados nos ensaios para ter a máquina bem oleada quando as actuações ao vivo assim o exigirem.
Claro que ideias para o futuro não faltam, mas ainda é muito cedo para colocar todas as cartas na mesa.
Um passo de cada vez.
8 - Finalizamos por aqui, querem deixar algum recado?
Queremos agradecer à Rock Vibrations e aos seus leitores o interesse demonstrado por Anifernyen.
Muito obrigado pela oportunidade e de nos ajudarem a fazer chegar mais longe a nossa música.
Esperamos que "Augur" seja do vosso agrado e se quiserem visitem a nossa página para deixar um like ou mesmo algumas palavras.
The end is nigh!
Facebook :
https://www.facebook.com/anifernyen/
https://www.facebook.com/anifernyen/
Confira nosso review para o mais novo álbum da banda que será lançado em setembro :