NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

sábado, 24 de agosto de 2019

Rock Vibrations Entrevista : Marco Donida (Matanza Inc)


Em mais uma ótima oportunidade em parceria com a Roadie Metal, trazemos uma nova entrevista para você leitor.
Falamos com o idealizador do "Matanza Inc", Marco Donida, que deu continuidade ao projeto de sua vida neste ano de 2019 após o fim do "Matanza" em 2018.

Dentre os assuntos, abordamos sobre a nova fase e obviamente, algumas coisas do passado recente.

Confira logo abaixo :


1 - Pelo o que pude conferir, tem uma galera adorando toda a mudança que a banda teve, e também obviamente, existem alguns que acabaram "saindo fora"... creio que você teve que lidar com muitas opiniões e julgamentos, mas, essa fase já está superada?podemos dizer que agora o retorno está para melhor?
Eu acredito que toda mudança que gera discussão é boa porque significa que as pessoas se importam com o que você está fazendo.

A grande maioria dos que são fãs da música do Matanza ficaram felizes em saber que estamos continuando o trabalho. Já os odiadores estão no papel deles que é odiar tudo e a todos.

O nosso trabalho está direcionado ao primeiro grupo, aos que gostam da nossa música. Para esses houve apenas uma troca de vocalistas e nada mais.
E pra nós, agora, está tudo como deveria ter sido sempre, só alegria!


2 - Não é fácil aceitar mudanças e muito menos em uma banda consolidada, mas pelo o que vemos, muitas coisas fluíram naturalmente e aconteceram de maneira rápida (para os padrões que conhecemos)...
Quando pensou em anunciar a volta e com novo nome, chegou a ter medo da aprovação ou de continuar sendo relevante com um novo legado?
A verdade é que a banda nunca chegou a parar.

Desde o anúncio do encerramento das atividades da “banda antiga” nós seguimos trabalhando nas músicas novas que já estavam em processo.
Então foi só o tempo de terminar as letras, ensaiar, entrar em estúdio, gravar o disco e voltar pra estrada.

O INC que adicionamos ao nome serve pra deixar claro que se trata de uma nova fase da banda, que temos outro foco, que temos uma nova diretriz.

No entanto, musicalmente a banda segue exatamente o curso evolutivo que vinha seguindo ao longo da nossa carreira, buscando não repetir soluções, buscando sempre novos horizontes, tentando desdobrar o nosso universo temático acrescentando novos elementos.


3 - Vital Cavalcante foi uma boa escolha ao meu ver, tem certa identidade para com o Hardcore/Country que as músicas pedem, mas, foi muito complicado chegar a conclusão de que ele seria o escolhido?
A única certeza que nós tínhamos quando começamos a pensar num vocalista é que ele precisaria ter uma identidade muito forte.

Precisávamos de alguém que tivesse um grande alcance vocal, que permitisse levar o som da banda à mais lugares e não que simplesmente repetisse uma fórmula.

O Vital, além de atender à todos esses requisitos, é um amigo de longa data, um cara muito comprometido e gente fina. Logo no primeiro teste que fizemos com ele tivemos a certeza de que era o cara certo!


4 - Sei que a banda possui clássicos que os fãs adoram e com certeza irão pedir muitas vezes em shows, porém, dada a nova fase, irão dar ênfase para alguns álbuns apenas ou tudo se encaixa? 
Nós temos muito orgulho de tudo o que fizemos com o Matanza. A música nunca foi um problema pra nós. Muito pelo contrário, foi o que manteve o velho Matanza na ativa por tantos anos.

Por isso fazemos questão de manter as músicas antigas no repertório. O “Crônicas do Post Mortem” é a sequência do “Pior Cenário Possível”.




5 - Como foi o processo de criação para a arte de capa de "Crônicas do Post Mortem"?ela possui muitos detalhes que fazem pensar sobre seus significados...
A capa do Crônicas tem mesmo a função de ilustrar essa nova fase.

Veja, ainda temos uma Diaba como um ícone da banda, mas agora ela está totalmente vestida, num cemitério, com um livro à sua frente.
Tantas vezes a retratamos no bar, com bem menos roupas, entretida com sua bebida e seu cigarro.

Queremos com isso dizer que os tempos são outros.


6 - Provavelmente um dos momentos mais tensos dessa nova fase foi o show de retorno, certo? A expectativa dele se cumpriu para a banda e em sua visão pessoal?
Muito pelo contrário! O nosso primeiro show como Matanza INC foi catártico! Aliás, todos os shows até agora tem confirmado que tomamos a decisão certa, porque nada é mais importante do que estar feliz no palco.

Tudo o que nos deixava tensos ficou no passado.


7 - O que a banda tem ouvido ultimamente que serviu de inspiração para as novas canções?
Nós ouvimos muitas coisas diferentes mas nem tudo entra no filtro do qual a nossa música decanta.

Eu e Maurício somos da galera do Metal; o Jonas e Dony são total Rock n Roll; o Vital vem de uma praia Hardcore e Pós Punk… então, no fundo, a música passa por muitos lugares pra chegar num amálgama de todas as nossas influências.


8 - O vídeo lançado para o single "As Muitas Maneiras de Arruinar Sua Vida" ficou bem legal, além de evidenciar um clima bastante amistoso entre vocês... além do lyric vídeo de "Seja o que Satan Quiser" que também tem um ótimo apelo visual...
Nos fale um pouco sobre essas duas produções, e mais, se podemos esperar brevemente outros?
O video para “As Muitas Maneiras…” foi algo bem espontâneo. Conhecemos o Raphael Castejon no estúdio Orra Meu durante as gravações do disco.
Ele captou várias imagens da banda e editou como um clipe.

A música escolhida também foi no susto, sem muita deliberação, porque foi uma daquelas que nos ensaios estava boa mas durante as gravações, cresceu muito e nos deixou muito empolgados.

Não sei se foi a música “certa” para o nosso primeiro clipe do álbum mas não estamos preocupados em planejar demais as coisas.

Antes dela, lançamos um Lyric Video para “Seja o que Satan quiser” que foi pilotado pelo ângelo Arede, vocalista do Gangrena Gasosa, que é um amigo nosso de longa data.

Ele teve pouquíssimo tempo porque queríamos lançar ao mesmo tempo em que dsponibilizamos o álbum nas plataformas digitais e ainda assim nos presenteou com um trabalho incível.
Somos muito agradecidos a ele pelo empenho!


9 - Em sua opinião, qual faixa do novo álbum representa a fase atual da banda?digamos que ela fosse a faixa que você recomendasse para um novo ouvinte conhecê-los...
“Seja o que Satan quiser”.

Acho que ela dá o recado que não se pode planejar demais a vida, não se pode viver dentro de uma caixa de onde se possa ter controle de tudo porque isso é uma ilusão.

As melhores coisas da vida estão fora da sua zona de conforto e é preciso ir contra tudo e contra todos quando a questão é ser feliz.


10 - Vamos finalizando... Gostaria de deixar algum recado?
Gostaria de agradecer muitíssimo pela oportunidade de falar sobre o trabalho do Matanza INC e convidar a todos para nos assistirem ao vivo, porque disco é um registro da obra mas é no show que uma banda mostra a que veio!



Confira o novo álbum via Spotify clicando aqui

Confira o single "As Muitas Maneiras de Arruinar Sua Vida :

ROCK VIBRATIONS NO FACEBOOK!

VISITAS

MAIS LIDAS DA SEMANA!