Oriunda de "Joensuu" (Finlândia), o "Insomnium" tem como característica trazer o seu lado denso e extremo em várias dinâmicas interessantes e aliadas ao lado "Folk" de sua região européia, fazendo com que surja naturalmente uma linha melódica em meio ao clima extremo proporcionado.
O excelente álbum "Winter's Gate" (2016) mostrou uma grande capacidade da banda, evidenciando o seu lado técnico e também massivo, tendo faixas que se completam e transitam muito bem entre si, e agora com "Heart Like a Grave", dão um passo mais ousado, porém, de ótimo bom gosto.
O clima atmosférico e tenebroso encontrado logo em sua primeira faixa, "Wail of the North", é exatamente o que esperamos de uma banda com o porte deles, assim como sua produção que está incrivelmente impecável.
"Valediction" segue como uma continuação natural da faixa anterior e se mantém com ótimos riffs melódicos, climas muito bem ambientados para a proposta que fazem, além dos vocais ímpares (repare bem nas linhas de guitarra que estão visíveis e belas).
Outra faixa indispensável é "Pale Morning Star", uma das melhores coisas que ouvi neste 2019, tendo momentos únicos, extremos e melódicos...
Eu poderia citar pelo menos mais 5 faixas sensacionais encontradas aqui, mas recomendo que você ouça com atenção cada uma delas, pois este álbum certamente merece a sua atenção.
São tantos pontos positivos que eu posso assegurar que ele entra facilmente na lista de melhores em 2019, seja nos timbres, nos vocais precisos, instrumental muito coeso ou na produção atual e de ótima qualidade...
Ouça sem medo!
Confira via Spotify aqui