Projetos independentes acabam resgatando aquela áurea de décadas passadas, quando tudo era feito com muita garra e perseverança, mostrando o melhor de si e também tentando o espaço com os recursos obtidos dentro de uma limitação.
Recentemente recebi a oportunidade de conhecer este projeto através de um contato em nossas mídias e fiquei muito satisfeito pois trata-se de uma sonoridade que costumo acompanhar, o famoso "atmosférico".
Intitulado Aeri Satur, o projeto (especificamente de sorocaba, interior de São Paulo) consegue imprimir muitos elementos do Doom Metal clássico, Black Metal e também como já citado, nuances atmosféricas, algo que deixa tudo mais "down", sombrio, com ótimas dinâmicas densas.
"The Outer Sight" é um EP com apenas 4 faixas, porém, beirando 28 minutos de muitas coisas boas, seja pela melodia cativante e pesada ou na forma como as guitarras acabam "ecoando" durante uma vibe dark, tudo acaba fluindo muito bem e naturalmente.
Até aqui, a minha faixa predileta está sendo "Enceladus Interiori Mutans", recheada de elementos conhecidos do gênero, principalmente se você é um adepto daquela geração anos 90 que construiu boa parte destes elementos.
No geral, vejo que por se tratar de um produto ainda novo e inicialmente de forma independente, está bem legal e também consciente dentro da proposta, é válido lembrar aliás que projetos assim se tornam uma boa base para grandes bandas que acabam se firmando com lançamentos cada vez mais criativos e, em minha opinião, aqui tem muito potencial para tal.
Ouça: