Texto por Tarcísio Chagas
Tem bandas que parecem que já nasceram fadadas ao sucesso e esse é o caso do The Heathen Scythe. Formada ano passado pelo vocalista Tato Deluca, ou DA'AT, seu pseudônimo, a banda traz uma temática pagã junto ao ocultismo, enquanto que visualmente, o cantor mais parece um Alice Cooper do novo milênio enquanto na parte sonora a gente encontra muitas referências, mas o mais interessante é que o sexteto sai do lugar comum e tenta fazer algo diferente e com muito punch.
A produção desse primeiro EP tem uma qualidade acima da média, mais uma vez percebendo a preocupação não só com a parte conceitual, mas a necessidade de que tudo fique com uma cara de banda internacional, só que tudo isso não iria adiantar muita coisa se as músicas não fossem do mesmo nível e graças a Deus temos tudo absurdamente excelente por aqui e méritos ao grande time de músicos como Fernando Giovannetti no baixo e o incrível Flávio Sallim nos teclados que acompanham Tato nessa empreitada.
Desde a introdução com "Casting The Circle", passando pela incrível faixa que leva o nome da banda, trazendo no meio a instrumental "The Offering" até chegarmos na derradeira "Spiral Dance - The Egregore", essa última soando como o que chamamos de outro no meio musical, eu classificaria a música do The Heathen Scythe como cinematográfica, pois é onde somos levados nos (poucos) 19 minutos de duração dessa estreia. Imaginei como uma trilha-sonora de um filme apocalíptico, obviamente influenciado pela parte visual e lírica e isso é muito difícil de estar conectado com tanta categoria e qualidade.
O primeiro impacto fez jus a tudo que foi idealizado e ficou aquela sensação de que os caras conseguiram passar o que queriam. Se a The Heathen Scythe vai estourar é algo muito relativo, mas dá gosto de ver quando tudo parece conspirar para isso. Olhos bem abertos com esses caras...
Track List:
1. Casting The Circle
2. The Heathen Scythe
3. Welcome (To The Dead)
4. The Offering
5. Into The Fire
6. Spiral Dance / The Egregore
2. The Heathen Scythe
3. Welcome (To The Dead)
4. The Offering
5. Into The Fire
6. Spiral Dance / The Egregore
Banda:
DA’AT – Tato Deluca (voz)
HOKHMAH – Flavio Sallin (teclado)
YESOD – Fernando Giovannetti (baixo)
NETZAH – Bruno Luiz (guitarra)
HESED – Paulo Roveri (guitarra)
MALKHUTH – Marcus Dotta (bateria)