Fotos por Caike Scheffer Nota: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O SETFIRE, renomada banda de Groove Thrash/Death Metal originária de Mauá, São Paulo, continua a incendiar a cena musical com o lançamento de seu videoclipe para a faixa marcante e brutal “Macaco ou o Rato”, extraída do mais recente álbum “Spots Of Blood”. Este vídeo audacioso e polêmico desafia a manipulação da sociedade, especialmente através do vício nas redes sociais, onde o consumo frenético de conteúdos que deturpam a realidade e impulsionam o consumismo desenfreado. Prepare-se para uma experiência audiovisual que irá arrebatar seus sentidos e desafiar sua percepção. A banda, atualmente composta por Artur Morais (vocal), Michael Douglas e Fernando Ferre (guitarras), Matheus Marcatto (baixo) e Nikolas Marcantonatos (bateria), promete deixar marcas profundas não só pela qualidade, mas sim pela impactante mensagem. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Direção, produção, edição e fotografia por Michel Villares (@meh.studio) | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
“Macaco ou o Rato” é uma obra intensa, cheia de riffs de guitarra poderosos, vocais que variam de guturais graves a rasgados, e uma letra que não apenas satiriza, mas provoca reflexões sobre como romper os véus do ciclo alienante da ganância e desse consumismo exacerbado, convocando a sociedade a despertar, questionar as fontes de informação nas redes sociais e outros meios de comunicação tendenciosos, e perceber o tempo desperdiçado em um sistema manipulador. Ouça “Spots Of Blood” no Spotify em https://sptfy.com/setfire_ Artur Morais comentou: “É uma chamada para buscar alternativas enriquecedoras que promovam o crescimento intelectual e moral, quebrando as correntes que nos aprisionam dentro desse sistema consumista das grandes corporações, alimentado pelo uso descontrolado e negligente da tecnologia que cresce desenfreadamente, a falta de educação, conscientização, regulamentação, controle e, sobretudo, ética.” Michael Douglas finalizou dizendo: “A sociedade é instada a questionar o que consome de informações fornecidas pelos meios de comunicação e a perceber o tempo desperdiçado. A inteligência artificial e a tecnologia desenfreada não podem continuar a nos tornar cobaias dentro desse sistema corrupto e ganancioso. Por isso o título da música é “Macaco ou o Rato”, chega de sermos tratados como cobaias de laboratório. Cada vez mais, o ser humano está se ‘desumanizando’ devido à dependência de celulares, mídias sociais, entre outros, relegando o que verdadeiramente importa, como família, amigos, trabalho e sua própria vida, para segundo plano.” A música “Macaco ou o Rato” foi destaque em São Paulo no Programa Pegadas de Andreas Kisser, na Rádio 89FM, no Programa Autoral Brasil, na Rádio Kiss FM, e, também, teve um bloco especial sobre seu videoclipe no Programa Leitura Dinâmica da Rede TV. Se você é fã de bandas como, por exemplo, Pantera, Lamb Of God, Slayer, Cannibal Corpse, Exodus, Testament, Death, Paralelo a esse lançamento, o Setfire se destacou nos últimos meses por ter sido uma das finalistas do concurso Autoral Brasil Kiss FM, da Rádio Kiss FM, de São Paulo, e, também, por encabeçar mais uma edição do Setfire Fest, em sua cidade natal. Essa sétima edição acontecerá no dia 11 de novembro e em breve todas as bandas e informações serão confirmadas nas redes sociais da Setfire. Junte-se ao fogo e vamos incendiar! SETFIRE nas redes: https://www.facebook.com/setfireofficial https://www.instagram.com/setfire_official https://www.youtube.com/@setfiretv https://linktr.ee/setfire https://sptfy.com/setfire
| |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
sexta-feira, 6 de outubro de 2023
Setfire lança videoclipe polêmicopara “Macaco ou o Rato”
sexta-feira, 26 de março de 2021
SETFIRE: Entrevista para a renomada Roadie Crew e presença em coletânea do Underground Extremo
A banda Setfire volta a figurar na renomada Revista Roadie Crew. Desta vez a banda aparece em uma excelente entrevista mediada por João Messias Jr, na edição #259.
Na entrevista, o vocalista Artur Morais fala sobre o álbum de estreia "Spots of Blood" lançado em 2020, meios de divulgação do material, aceitação do público e críticas positivas da mídia especializada. O vocalista também revelou as inspirações e influências da banda durante esses 11 anos de estrada.
A edição #259 da Roadie Crew pode ser adquirida em bancas de jornais e pelo site oficial da revista em https://roadiecrew.com/
O Setfire também está presente na “Coletânea Underground Extremo”. A banda aparece com a música “Paralyzed”, ao lado de nomes como Oldlands, Válvera, Malkuth, Behavior, Crucfixion BR, Les Mémoires Fall entre outras. São 60 bandas participantes na coletânea.
A capa foi desenvolvida pelo artista Gesiel Coelho.
Baixe e ouça agora a primeira edição da “Coletânea Underground Extremo”: https://www.mediafire.com/
Paralelamente, o Setfire está confirmado no "Strength Metal Fest" - edição online. O festival acontecerá nos dias 18-19 e 20 de abril. Uma parceria entre o Heavy Metal On Line, EM Music Management, Metal no Papel, Studio Roots e Sins Underground.
Siga a banda nas redes sociais:
YouTube
sexta-feira, 18 de dezembro de 2020
SETFIRE: Divulgado Making of do vídeo clipe "Paralyzed"
O Setfire sempre primou pela qualidade dos seus lançamentos e seus shows sempre trazem performances avassaladoras, incendiando os palcos e não deixando ninguém parado um minuto.
Em abril deste ano, o Setfire lançou o vídeo clipe da música "Paralyzed", lançado no álbum "Spots of Blood", com direção de Michel Villares da M&H Studio e filmado no Espaço Som, em São Paulo e que obteve grande repercussão por parte da mídia e dos fãs.
E agora, como um presente para os fãs e fechando o ano de 2020, a banda acaba de liberar o Making of das gravações deste vídeo clipe. Em pouco mais de 7 minutos, você poderá assistir um pouco como foi esse processo de gravação do clipe e todos os bastidores.
Confira abaixo o Making of do vídeo clipe da música "Paralyzed":
https://youtu.be/kjx2DHEhqek
E comemorando os 11 anos da banda, o Setfire está disponibilizando cada terça-feira às 19 horas um documentário com participação de fãs, amigos e personalidades da música pesada brasileira, como Vitor Rodrigues (Tribal Scream, ex- Torture Squad e Voodoopriest), Marcus D'Angelo (Claustrofobia), André Rod (Attomica) e Carlos Louzada (Vulcano) entre outros.
https://youtu.be/RSSyvU27LaI
Siga a banda nas redes sociais:
YouTube
terça-feira, 27 de outubro de 2020
SETFIRE: Confirmado no Roadie Crew Online Festival!
Desde que começou a pandemia, muitos artistas, produtores e toda a esfera do entretenimento musical, tiveram que se reinventar para que o mercado se mantenha ativo, enquanto se espera a volta das atividades normais pós - Covid 19. Uma das saídas, foi começar a produzir shows onlines, reunindo diversas bandas, onde cada uma toca suas músicas em formato de quarentena (ou melhor dizendo, cada integrante da banda em suas respectivas casas).
E um dos primeiros festivais onlines que rolou no Brasil foi o Roadie Crew Online Festival, que já trouxe bandas de peso em suas 7 primeiras edições, como Sepultura, Shaman, Viper, Torture Squad, Silent Cry e agora acabam de anunciar o line up da sua sétima edição, que será realizado no dia 13 de novembro às 19h30.
E a temperatura subiu, já que uma das bandas anunciadas para esta oitava edição, é a banda paulista de Thrash / Death Metal Setfire! Com 11 anos de estrada, a banda promete trazer uma performance avassaladora, que deixará os espectadores atônitos e com sede de poder presenciar a banda ao vivo. O festival marcará a estréia oficial do novo baixista Lucas Bernardes, que recentemente se juntou ao Setfire.
Além do Setfire, outras bandas de peso também farão parte da oitava edição do festival, como Vulcano, Holocausto, Azul Limão, Pettalom e a nova banda do Vitor Rodrigues (ex-Torture Squad), chamada Tribal Scream. Para assistir ao festival, é só acessar no dia o canal de youtube da Roadie Crew (roadiecrewmagtv).
E para já ir se preparando para o festival, confira o vídeo clipe de "Paralyzed", da banda Setfire, extraído do excelente álbum "Spots of Blood" (2020):
quinta-feira, 15 de outubro de 2020
Setfire: Anunciado o novo integrante da banda!
Lucas cresceu na cidade de Tatuí, interior de São Paulo, começou seus estudos como autodidata, até ingressar no Conservatório de Tatuí, o maior de toda a América Latina.
Em 2012, ali inicia seus estudos ao contrabaixo acústico erudito, sendo apenas 1 ano e meio depois, já convidado para a performance da "Sagração da Primavera" de Stravinsky, obra famosa no repertório sinfônico por sua complexidade. Em seguida, ganha sua bolsa de estudos na mesma instituição, participando da Banda Sinfônica e dando monitoria em grupos pedagógicos do Conservatório, sempre como chefe de naipe ou concertino. Profissionalmente, foi chefe de naipe da Orquestra Sinfônica de Botucatu durante a temporada de 2015, sob regência do maestro Dario Sotelo.
À partir de 2016, dedica-se exclusivamente ao contrabaixo elétrico, onde pôde também expressar sua paixão ao Metal, inclusive integrando a banda de Power Metal, "Enorion" e gravando seu primeiro álbum, ainda a ser lançado. Além de integrar ao Setfire, Lucas mantém seu próprio canal no Youtube, com performances das várias faces do Metal.
Algumas das principais influências do baixista são Jaco Pastorius, Sérgio Frigério, Steve Harris, Victor Wooten, Steve DiGiorgio, Felipe Andreoli e Ricardinho Paraíso.
Confira a mensagem do baixista Lucas Bernardes sobre a sua entrada no Setfire:
https://youtu.be/Kz5gxDCopSc
O Setfire segue trabalhando na divulgação do álbum "Spots of Blood", lançado em 2019 e em paralelo, compondo novas músicas para o que será o segundo álbum da banda, ainda sem previsão de lançamento.
segunda-feira, 17 de agosto de 2020
Setfire: banda abre processo seletivo para escolha de um novo baixista
O baixista Felipe Jeronymo, deixou a banda Setfire de forma amigável para se dedicar a projetos pessoais.
Com 11 anos de estrada, a banda de Mauá, no ABC Paulista, abriu o processo seletivo para escolha de um baixista que ocupará a vaga e pede que os candidatos tenham equipamento próprio, experiência com gravação e disponibilidade para shows, turnês e ensaios.
É preciso ainda que os baixistas enviem o histórico de sua carreira de músico, como por quais bandas passou, material publicado em redes sociais se possuir e enviar um vídeo mostrando sua performance pelo e-mail bandasetfire@gmail.com
Após o contato com a banda, o baixista interessado receberá os arquivos das músicas com as trilhas isoladas de baixo com metrônomo e terá um período de tempo definido para tirar elas. Após isso gravará vídeos executando as músicas e enviará para o e-mail da banda.
Sobre o Setfire:
Setfire completa em 2020 seus 11 anos de estrada com o álbum ‘Spots of Blood’ (2019) na bagagem. O disco contém 12 faixas que exibem o death e thrash metal que o grupo oriundo de Mauá, no ABC paulista, prática em suas mais de uma década de vida. Destaque para a faixa ‘The Thin Line’ com participação do vocalista Vitor Rodrigues (atual Victorizer e ex-Torture Squad e Voodoopriest), para a instrumental ‘Souvenirs', a inteiramente em português ‘Macaco ou Rato’ e a melodiosa ‘Horror Film’.
O quinteto formado por Artur Morais (vocal), Fernando Ferre (guitarra), Michael Douglas (guitarra), e Nikolas Marcantonatos (bateria) leva aos palcos exatamente o que promete desde o nome: o som poderoso, potente e agressivo do thrash e death metal capaz de incendiar a plateia com riffs vigorosos inspirados no que há de mais puro e tradicional no gênero.
A banda se dedica à sua própria identidade sem deixar de dar seguimento à linhagem de grandes artistas nacionais da música pesada como Sepultura, Krisiun, Korzus, Claustrofobia e Torture Squad, fontes de inspiração e detentores da vanguarda do universo musical do Setfire.
A banda tem se posicionado bem diante de crítica e público. O vocalista Artur Morais foi descrito pela revista Roadie Crew com “qualidade técnica impossível de ignorar” e o site americano The Metal Den avaliou os músicos com “talento suficiente para dez bandas”.
O CD titulado Deserted Land lançado em 2010, foi relançado com as músicas remasterizadas e com capa redesenhada em 2015, na versão exclusiva em fita cassete, pela gravadora norte-americana Hotarex.
Ainda em 2015, Setfire foi selecionado entre 52 artistas de diversos estilos musicais por júri técnico formado por maestros e produtores para se apresentar no 4º Festival de Cultura e Arte do Grande ABC.
O Setfire também inclui em suas iniciativas a organização do Setfire Fest, festival que tem como objetivo fomentar o trabalho das bandas de música pesada.
O álbum recém lançado Spots of Blood está disponível em todas plataformas digitais. Segue abaixo links de algumas para audição:
Spotfy: https://spoti.fi/2wL5eu2
Deezer: https://www.deezer.com/br/
YouTube Music: https://bit.ly/2RIsDUe
Desse novo álbum foram lançados 2 videoclipes das músicas Paralyzed e Paranoia, e um lyric video para a música Careless.
Paralyzed: https://youtu.be/i9ayfbsH5xA
Paranoia: https://youtu.be/i9ayfbsH5xA
Careless: https://youtu.be/mWzQEnFtZAM
Redes da banda:
Youtube: https://www.youtube.com/user/
Facebook: https://www.facebook.com/
Instagram: https://www.instagram.com/
Twitter: https://twitter.com/
terça-feira, 21 de julho de 2020
Rock Vibrations Entrevista : Setfire
Através da parceria com a Roadie Metal trazemos até você leitor mais uma entrevista.
Desta vez, com a banda Setfire... confira :
1 - Antes de começarmos, gostaria de saber como estão as coisas em meio a pandemia... tiveram que adaptar músicas coisas?algo foi atrapalhado?
Nesse período de Pandemia devido o confinamento social não pudemos realizar um show de lançamento do novo CD Spots of Blood e muito menos sair em turnê para divulgar ele como havíamos planejado.
Por outro lado a grande maioria das pessoas estão mais conectadas à internet, então aproveitamos essa oportunidade para lançar o nosso novo álbum Spots of Blood em todas plataformas de streaming juntamente com os clipes e estamos trabalhando fortemente nas Quarentine Sessions, que inclusive já foram lançados três vídeos das músicas Nordeste, Revolution of Machines e Social Bomb no nosso Canal do YouTube.
2 - "Spots Of Blood" é um excelente registro... nos conte sobre sua concepção... ele possui um conceito específico?
Na época que lançamos o EP Deserted Land, logo após começamos a trabalhar nas composições do Spots of Blood, porém quando estávamos compondo a sexta música, conhecida hoje como Paralyzed, teve a saída do baterista Alex Momi da banda.
Em 2013 o baterista Alex Kruppa assumiu o posto e reiniciamos o processo de composição das músicas, mas ele também deixou a banda após um período de 1 ano e meio. Em 2014 o baterista Daniel Balbinot entrou na banda, compôs a batera de todas as músicas e gravou o Spots of Blood na íntegra.
Por esses motivos tivemos um bom tempo para amadurecer as composições e deixá-las cada vez mais próximas do que tínhamos como objetivo.
O processo de composição da banda sempre foi bem democrático, todos integrantes dão suas opiniões em toda a estrutura da música, desde as linhas vocais até a batera, tudo de uma forma bem organizada e numa boa parceira.
O interessante nisso tudo é que cada um conseguiu colocar um pouco de sua influência nas músicas e ficamos muito satisfeitos com o resultado.
Com as músicas prontas fomos ao mesmo estúdio que gravamos o EP Deserted Land, chamado Acústica, localizado na cidade de São Caetano do Sul-Sp.
O Danilo Pozzani foi responsável pela produção, mixagem e masterização do Disco e fez um trabalho extraordinário, os toques dele na produção das músicas foram essenciais para fazermos os últimos ajustes que precisava antes de iniciarmos as gravações.
A parte literária da banda sempre foi pautada ao protesto à pobreza, o alerta ao crescimento tecnológico e seu impacto na história, as atitudes de violência e revolta geradas pelo estilo de vida que a sociedade impõe e o cotidiano das interações humanas. E nesse CD não foi diferente, o Spots of Blood retrata em cada letra, as "manchas de sangue" deixadas pelo homem por suas atitudes erradas e decadentes ao longo da história, vale a pena ler com calma e refletir sobre o tema de cada letra.
A arte da capa traz um cenário apocalíptico, as criaturas representam os quatro cavaleiros do apocalipse destruindo tudo pela frente, de forma metafórica leva a mensagem que aquilo já está acontecendo, ou seja, os cavaleiros da "Morte, Peste, Fome e Guerra" já estão cumprindo seus papéis na sociedade em que vivemos.
A concepção tanto da capa quanto da contracapa ficou a cargo do artista Eduardo Vidiabos.
3 - "Paranoia" ganhou um vídeo muito legal e certamente chamou bastante atenção da galera... pretendem seguir investindo em mais vídeos?
Sim, para o CD Spots of Blood temos lançados o Lyric Vídeo da música Careless e dois videoclipes para as músicas Paralyzed e Paranoia. No início de Agosto iremos realizar as filmagens do clipe da Música com letra em português chamada Macaco ou o Rato e ainda mais a frente o clipe para a melodiosa Horror Film.
Em exceção das músicas instrumentais, nossa pretensão é lançar um vídeo para todas as outras restantes do CD.
4 - Devo ressaltar que a qualidade da banda é bem notória e tem crescido constantemente com divulgações pelas mídias principais que temos no Brasil, não é mesmo?
Apesar da banda ser relativamente nova, conseguiram uma qualidade superior... ao que se deve isso?
Em Junho desse ano a banda completou 11 anos de estrada, desde o início da nossa trajetória a maior virtude existente entre os integrantes, é o respeito, aliado de uma forte amizade, por exemplo, nunca tivemos nenhuma briga, parece estranho mas é a mais pura verdade.
Resolvemos tudo de forma bem democrática, não existe um líder na banda que decide tudo e pronto, como costumamos ver em outras bandas. Esse tipo de relacionamento que temos, proporciona a liberdade de cada um dar o seu máximo dentro das composições sem medo de julgamentos ou algo do tipo, tornando nossas composições bem diferentes, tanto que escutando nossas músicas você consegue perceber a diferença grande de uma para outra, essa é uma identidade marcante da banda.
Encaramos a banda como nosso segundo trampo, nos esforçamos muito para lançar tudo com a melhor qualidade possível, desde as composições até o trabalho visual. Nos palcos, nos entregamos de corpo e alma e literalmente tacamos fogo na galera com nossa energia e eles ficam ensandecidos no meio dos moshpits. Creio que esses pontos são extremamente relevantes quando se trata de profissionalismo.
5 - Vocês têm gostado da recepção do público e mídia após o lançamento do álbum?
A recepção do público vem sendo muito satisfatória, tanto relacionado ao Spots of Blood, quanto aos vídeos lançados, estamos recebendo muitos elogios e um enorme reconhecimento da galera e da mídia especializada.
6 - Quais os próximos planos para a banda?
Continuar divulgando o novo álbum com a produção e lançamento de mais materiais visuais, incluindo as Quarentine Sessions. Estamos editando um Mini documentário especial em homenagem a todos que contribuíram e nos inspiraram nessa trajetória de 11 anos de estrada, com depoimentos de fãs, amigos, familiares, integrantes de bandas que dividiram os palcos com a gente entre outros, desejamos lançar esse material em breve nos nossos canais.
E claro, quando passar essa pandemia, retornaremos com força total para incendiar os palcos com composições novas pra apresentar pra galera.
7 - Obrigado pela atenção... gostariam de deixar uma mensagem final?
Primeiramente gostaríamos de agradecer ao Rock Vibration por nos conceder a oportunidade de falarmos um pouco sobre o trabalho e história do Setfire.
E mandar um abraço e agradecimento, a todos os nossos fãs (Firebangers) que acompanham nosso trabalho e são o combustível para as chamas do Setfire, sem vocês nada disso faria sentido!!!
Quem não conhece ainda o nosso trabalho, acesse os links abaixo para conferir:
www.youtube.com/setfiretv
www.facebook.com/setfireofficial
www.instagram.com/setfire_official
www.twitter.com/setfireofficial
Junte-se ao fogo e vamos incendiar!
#jointhefire
