NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Rock Vibrations Entrevista : Mercic


Seguindo com nossa parceria ligada à "Roadie Metal", trazemos até você uma entrevista bem bacana com a banda "Mercic", natural de Portugal.

Praticando um ótimo "Metal Industrial", trazem para sua cena boas influências e ótimo feeling com seu peso e melodias...

Confira abaixo a nossa conversa :


1 - Este ano tive o prazer de entrevistar algumas bandas de Portugal e até fazer uma parceria bem bacana com um label por lá, e percebo que a qualidade de sua cena é inegável...
Você deu início aos trabalhos em 2015, certo? Fale um pouco sobre como surgiram as primeiras idéias, por favor...

MERCIC começou em 2015 sim, quando estás em bandas e tu és um dos compositores mas começas a ter necessidade de fazer coisas diferentes e que te soam mesmo bem mas que ou sabes que não se inserem na sonoridade dessas bandas ou que pensas que querias era empregar essas composições num projeto mesmo de identidade própria…foi isto que aconteceu e deu origem a MERCIC.


2 - Achei muito legal que o projeto seja focado em uma vertente que demanda muita criatividade, afinal, o Metal Industrial tem bastante adeptos desde o fim dos anos 90 e certamente influenciou as gerações atuais. Quais os conceitos que giram em torno de suas canções em meio ao som que faz?
Não há conceitos definidos á exceção de tudo ter de ser 101% verdadeiro comigo mesmo. Isto é um passatempo, não há regras para cumprir nem sonoridades a seguir, é uma total liberdade de fazer o que gosto quando quiser, parece egoísta mas é a verdade. 

MERCIC é uma terapia pessoal que não visa agradar ninguém, se gostarem claro que é lisonjeador mas na hora de compor nunca me ocorre sequer fazer seja o que for para agradar a alguém além de mim.


3 - "5" foi lançado este ano e demonstra um ótimo momento; tem vários momentos criativos e alguns densos em meio às melodias características da vertente... O processo de composição e produção foi muito trabalhoso?
Foi bastante demoroso e complicado, todos os registros de MERCIC são bastante pessoais mas com este quis fazer um álbum mesmo que mergulhasse no fundo, foi um misto de sensações, tinha sido pai e ao mesmo tempo estava a deixar o meu mundo de sempre com as outras bandas e outras coisas que sempre estiveram presentes na minha vida e andavam a acabar comigo sem que me apercebesse e quis mudar como pessoa e sem que estivesse preparado isso criou-me uma certa pressão nem sei bem porque nem de onde… á medida que avançava senti-me completamente embrenhado numa teia de emoções, era tudo ao mesmo tempo sem que o tempo parasse ou abrandasse e tive mesmo de fazer uma pausa a meio das gravações e afastar-me do álbum ficando sem o ouvir umas semanas para depois voltar e ver se as coisas faziam sentido, foi um álbum difícil mas que acho lindo do início ao fim, muito pessoal com toadas de amor, raiva ódio sem medo de mostrar isso. Este álbum é o ponto de partida pois foi o 1º trabalho que fiz como membro exclusivo de MERCIC.


4 - Ainda falando sobre álbuns, você lançou 5 em apenas 4 anos... de onde surge tanta capacidade para tal?conheço músicos que fazem projetos sem ter outros membros mas, no seu caso; é de se admirar pelo talento...
Obrigado, foram 4 álbuns e 1 ep de remixes. 

Sempre tive capacidade para compor e sempre fui compositor nas bandas onde estava, mas agora como estou focado apenas em MERCIC é muito normal ter sempre coisas a acontecerem, posso dizer que para 2020 já tenho coisas novas muito alinhavadas…


5 - Quais são as bandas que mais inspiram o seu trabalho?Tem algo novo que você também acompanha e de certa forma serve como exemplo?
Tenho várias bandas que me inspiram direta ou indiretamente, mas o que sucede com MERCIC é que me inspiro pelo que faço e não pelo que ouço proveniente de outros. 

Não tenho nada de novo que me desperte a atenção a ponto de dizer que sou fã sinceramente, talvez o álbum “Thornstar” dos Lord of the Lost terá sido a ultima boa surpresa que tenha ouvido. 

Eu sigo as mesmas bandas há anos, sou daqueles fãs que acompanham as mesmas bandas sempre, tenho as suas discografias originais todas e são as que me fazem comprar música assim que saem novos registos.


6 - O que podemos esperar para o próximo ano?
Um lançamento surpresa e um mais para a frente dum álbum novo mas para já estamos a tentar e mais atividade ao vivo para recuperar o tempo perdido onde MERCIC era apenas um projeto de estúdio sem divulgação nem promoção nenhuma.


7 - Como tem sido para você ver o alcance que o streaming está dando para as bandas em meio a queda das vendas de materiais físicos?sabemos que neste ano de 2019 o LP superou as vendas do CD depois de muito tempo, mas ainda sim ele custa muito caro, e isso para alguns é inviável... o que fazer para não perder o seu material lançado para lojas?e mais, acredita que a mídia digital irá gerar rendas maiores um dia?
MERCIC não tem material nenhum em lojas! 

O único meio de ter o nosso merch é pela nossa loja oficial e não estou a ver as coisas mudarem muito sinceramente, já tivemos propostas de editoras mas que no fundo não passam de meter um nome na contracapa do álbum e mete-lo á venda nas lojas e ganharem dinheiro com isso, bem melhor que isso fazemos nós sozinhos por isso rejeitamos todas elas até aos dias de hoje. 

Em relação ao estado da música, o cd está morto, é uma realidade inegável, o vinil está na moda e as labels aproveitam-se nos preços, e os artistas novos com sucesso são desde logo envolvidos com uma corda á volta do pescoço pois por mais sucesso que tenham as suas obrigações contratuais fazem deles uns escravos endividados às suas labels.

As plataformas digitais não pagam praticamente nada e isto está a cair a pique num abismo, as gerações novas não sabem o que é comprar um álbum, cheirá-lo e devorar o conteúdo dos booklets… enfim eu apesar de ver que isto caminha para um abismo não sei o que é depender da música para viver portanto não consigo ter argumentos para esta realidade apenas posso dizer que (dentro desta atualidade e um pouco fora da pergunta): não percebo esta vaga de bandas de tributos a bandas que continuam em actividade…


8 - Finalizando por aqui, gostariam de deixar algum recado?
Quero deixar o desafio aos interessados por MERCIC que ouvir 1 tema não será demonstrativo do que nós somos, pois este é um projeto não de fácil escuta e que vagueia por várias vertentes sonoras que vão entranhando, não somos para quem goste de música imediata e de fácil audição. Obrigado



Agradecemos aos nossos parceiros da Roadie Metal pela entrevista cedida diretamente de seu casting.
Acesse : http://roadie-metal.com

ROCK VIBRATIONS NO FACEBOOK!

VISITAS

MAIS LIDAS DA SEMANA!