NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Rock Vibrations Entrevista - Years of Sabbath (Ozzy Dio Martin)

Banner do grupo

Autor da entrevista : Vinny Hetfield
Edição : Vinny Hetfield

Quando você ouve o nome Black Sabbath certamente se arrepia, pois sabemos que se trata de um gigante do Heavy Metal (que infelizmente está aposentado, apesar de estarmos esperando o novo registro dos cinemas)...

Eis que encontrei esses caras pelo Facebook e acabei me surpreendendo com sua qualidade em termos técnicos e arranjos, fiz o convite, e cá estamos para uma boa conversa sobre esse ótimo tributo.

Segue abaixo o bate papo :

1 - Por favor, para iniciarmos o bate papo, se apresentem aos nossos leitores...

R: Salve galera... Somos a banda Years of Sabbath de Ribeirão Preto, fazemos tributo ao Black Sabbath, fases Ozzy, Dio e Martin. Hoje seguimos com a seguinte formação:

Sidnei Matanaia - Vocal
Jansen Falcão - Baixo
Gustavo Jardel - Guitarra
Fernando Fabris - Bateria

2 - A ideia de fazerem covers do gigante Black Sabbath surgiu de imediato, ou tinham algumas ideias de tributo a outra banda ou de repente autoral?

R: A princípio pensamos em fazer cover do Black Sabbath, Led Zeppelin e Deep Purple.
Mas acabamos optando somente pelo Black Sabbath porque percebemos ser mais a pegada da banda.

3 - Além claro dos mestres do Heavy Metal, o que mais 
vocês ouvem no Rock/Metal?

R : Ouvimos praticamente todos os estilos dentro das vertentes do Rock. Desde bandas pesadas como Death, Sepultura, Megadeth, à bandas de Rock Progressivo como Rush, clássicas do Rock e Heavy Metal.

4 - O que podemos esperar do show de vocês?

R: Com certeza a fidelidade em tocarmos as músicas o mais próximo possível do original. Desde as linhas de baixo e bateria, aos solos de guitarra e o estilo de cantar de todas as três fases. Como fãs, quando vamos assistir bandas cover, sempre queremos ouvir as músicas o mais próximo possível do original. Por isso dedicamos sempre um tempo a mais para garantir essa fidelidade aos fãs.

Ilustração das 3 fases do Black Sabbath
que a banda pratica os covers

5 - Indiquem para nossos leitores o que para vocês é o "Top 5" dos álbuns do Sabbath e porque...

R: Essa pergunta é difícil (risos).
Todos os álbuns do Sabbath tem uma história e uma característica peculiar. Mas se fossemos escolher cinco, seriam esses:

 Paranoid: Por conter os 3 maiores sucessos da banda, War Pigs, Iron Man e Paranoid,além das fantásticas Electric Funeral e Fairies Wear Boots.

 Sabbath Bloody Sabbath: Esse foi o auge do Sabbath na era Ozzy na nossa opinião. Você consegue perceber o nível musical da banda quando ouve músicas como Sabbath Bloody Sabbath e The National Acrobat.

 Heaven And Hell: Estréia do Dio no Sabbath, dispensa comentários. Músicas como Die Young, Heaven And Hell, Neon Knights, Lady Evil, Children of the Sea, inacreditável todas essas músicas em um mesmo álbum, simplesmente fantástico.

 Dehumanizer: Esse álbum é simplesmente metal. Infelizmente foi lançado em uma época ruim para o metal e não teve uma divulgação adequada segundo palavras do próprio Tony Iommi. Quando ouvimos esse álbum pela primeira vez realmente ficamos abismados;

 Headless Cross: Quando decidimos fazer o tributo ao Sabbath, e ouvimos a música Devil and Daughter, pensamos que seria ótimo incluir a era Martin no repertório. As linhas vocais do Tony Martin são difíceis de serem reproduzidas e o Sidnei aceitou o desafio.


6 - Como vêem o apoio a bandas que praticam covers?

R: Hoje em dia os bares estão apostando mais nas bandas que executam cover de uma única banda.
Essa é uma aposta legal, pois desafia os músicos a estudarem a banda que farão o cover.
Acreditamos que passa um sentimento legal para o fã.

7 - O cenário do Rock/Metal atual tem sido muito interessante com bares e casas dando oportunidades... Vocês acham que com isso o espaço fica um pouco menor ou digamos, "tem pra todo mundo"?

R: Acreditamos que tem espaço para todo mundo.
Em Ribeirão Preto ainda predomina o Pop Rock e o Rock Nacional. Mas estamos tentando mostrar que todos os estilos tem o seu valor e público para cada ocasião.

8 - Vocês são músicos experientes, certo? Nos conte um pouco do que faziam antes deste belo tributo...

R: Bom, todos nós temos estória em bandas que faziam covers de bandas clássicas do Rock e Metal.
Somos amigos de longa data e curtimos mais ou menos as mesmas coisas, e estamos envolvidos com banda a pelo menos 15 anos. Nem sempre tocamos juntos nas mesmas bandas, mas sempre acompanhamos os trabalhos uns dos outros. E estamos bastante contentes em nos reunir novamente para fazer esse tributo ao Black Sabbath.

9 - Como é o contato da banda com seu público?

R: Sempre procuramos ser atenciosos com nossos fãs. Acreditamos ser muito importante a opinião deles pois serve para melhorarmos cada vez mais.
Sempre aparecem sugestão de músicas para o repertório e podem ter certeza que damos muita atenção a todo o tipo de opinião ou crítica, independente da sua natureza.

10 - Muito legal que dêem ênfase a fase Tony Martin... Ele é um tanto quanto subestimado por alguns, né?

R: Sim. Em parte, é compreensível pelo fato de ser uma fase muito diferente das fases anteriores.
Quando o Tony Iommi era o único membro original remanescente no Sabbath, ele queria lançar álbuns de sua autoria, com ideias novas que fugiam das perspectivas do Sabbath. Mas por questões contratuais, ele teve que manter o nome do Black Sabbath nos álbuns, e essa fase começou no Seventh Star com o Glenn Hughes nos vocais e se estendeu com o Tony Martin. Mas se ouvir as músicas sem preconceitos, vão notar que existem muitas músicas boas nessa fase.

Os membros do grupo em divulgação
11 - Se pudessem escolher tocar uma canção com os membros originais do Black Sabbath, qual seria?

R: Children of the Sea

12 - Ozzy, Dio ou Martin?

R: Dio

13 - Na lata, aponte uma canção do Sabbath que vocês não gostam (ou simplesmente não simpatizam)...

R: Acredito que a música No Stranger To Love com o Glenn Hughes seria difícil de encaixa-la no repertório. Nem é uma questão de gostar ou não, mas realmente essa música não se encaixa com nada que o Sabbath fez quando estava no auge.

14 - Qual o maior desejo da banda atualmente?

R: Hoje estamos tentando conseguir mais espaço nos bares e eventos de Rock. Ainda prevalece o gosto dos donos de bares por bandas de pop rock e rock nacional, pelo menos aqui na região. Sendo assim, acabamos tendo que tocar fora da região, sendo que sabemos que existe público para a banda aqui. Então podemos dizer que o maior desejo da banda é abrir mais a mente de organizadores de eventos e bares da região (risos).

15 - Qual o disco preferido do Sabbath de cada integrante?

R: Dehumanizer - Gustavo

Paranoid – Fernando

Heaven And Hell - Sidnei

Volume 4 - Jansen


16 - Com o mercado musical saturado, acham que realmente o caminho sejam as plataformas digitais?

R: Acreditamos que sim. A tendência é tudo acompanhar a tecnologia e a música não é diferente. Hoje a maioria das pessoas ouvem músicas pelo celular, então acaba sendo uma tendência essa evolução.
Ou você acompanha a evolução ou fica obsoleto,
quase que inevitável.

17 - Pretendem lançar álbum ou algum single, (vídeo clipe) em breve?

R: Hoje temos o vídeo promocional da banda Years Of Sabbath, e pretendemos fazer algumas gravações ao vivo para o nosso canal do Facebook e no Youtube.

18 - Acham que o Sabbath poderia ter feito um pouco mais na carreira, ou fizeram certo em acabar?

R: Tem coisas na vida que gostaríamos que fossem eternas e com certeza o Black Sabbath é uma delas. Infelizmente nada é para sempre. A fase Ozzy acabou, o Dio se foi, quem sabe Tony Iommi e Tony Martin não se juntam para fazer um tour dessa fase? Segundo o Tony Martin, Tony Iommi o procurou para regravar o material que sobrou daquela época, quem sabe ...

19 - Qual a maior dificuldade da banda atualmente?

R: Com certeza conseguir mais espaço nos bares e eventos na região. Como dissemos anteriormente, ainda predomina o Pop Rock e o Rock Nacional e nem sempre temos as portas abertas para tocarmos, mesmo sabendo que temos público para isso.

Banner de divulgação de contatos do grupo
20 - Para finalizar, O espaço é de vocês!! Querem deixar alguma mensagem para nossos leitores e fãs que os acompanham?

R : Gostaríamos de agradecer a Rock Vibrations pela oportunidade, e para nossos fãs e leitores que continuem nos seguindo, ajudando a divulgar a banda, e também outras bandas que precisam de espaço no cenário musical. Enviem suas opiniões, críticas e sugestões para que possamos sempre estar melhorando e inovando cada vez mais.

Segue nosso contato:
Email: yearsofsabbath@gmai.com

Facebook: https://www.facebook.com/Yearsofsabbath/

Telefone e Whatsapp: (16) 99239-4828
ou (16) 99215 -0561

Grande abraço a todos.



Gostaria de agradecer a vocês pela oportunidade e por terem tirado um tempo para nos falar um pouco sobre suas rotinas com a banda... Muito obrigado e quando precisarem, estaremos sempre disponíveis para ajudar.

ROCK VIBRATIONS NO FACEBOOK!

VISITAS

MAIS LIDAS DA SEMANA!