Foto: Wall of Sound e Emanuel Rudnicki |
Nota :
"...De Mysteriis Dom Sathanas será executada na íntegra em show nesta sexta, no Teatro Odisséia..."
Quando lançado em maio de 1994, De Mysteriis Dom Sathanas foi notícia do mundo inteiro, dentro e fora do universo da música extrema. Já há alguns anos, na Noruega, o Mayhem se tornara referência da segunda onda do black metal, seja pela sonoridade ríspida e brutal ou pela forma como engajou pessoas a se interessar e vivenciar o estilo musical, mesmo que por diversas vezes com consequências desastrosas. Tudo se trata de histórias que se mantêm relevantes mesmo 25 anos depois, pulsantes, como o Rio de Janeiro poderá comprovar no dia 8 de junho, no Teatro Odisseia.
Repleto de polêmicas, mas também de características que tornaram o álbum e a banda eternos no metal, a nova turnê dos noruegueses que chega ao Rio de Janeiro, com realização da Obscur. Produções (que tem no currículo shows na capital carioca do Brujeria, Pestilence, Krisiun, Nervosa, entre outros) em parceria da Abraxas, é nada menos do que essencial a qualquer fã de música. Com o passar dos anos, o álbum ainda a perfeita síntese do semblante do black metal.
De Mysteriis Dom Sathanas, o primeiro disco do Mayhem de uma discografia de cinco full length, muitos registros ao vivo, EPs, singles e bootlegs que valem ouro, será tocado na íntegra nesta nova turnê pela capital carioca. É deste álbum os clássicos mais gelados e cortantes do black metal, como 'Funeral Fog', 'Freezing Moom', 'Life Eternal' e 'Buried by Time and Dust'.
Jornalista da Rolling Stone, Kory Grow afirmou que De Mysteriis Dom Sathanas erradia angústia e provoca sentimentos como uma obra do literário Bram Stoker (romancista irlandês que escreveu Drácula) com alguns aspectos de Edgar Allan Poe. "Ditou o tom da música extrema de toda uma geração, inspirando uma legião de headbangers", disse.
Dom Lawson, resenhista do relevante jornal britânico The Guardian, certa vez cravou que De Mysteriis Dom Sathanas é o álbum mais importante da saga do black metal norueguês. Escreveu, também, que o disco tem uma "velocidade implacável e guturais inumamos em cantos de podridões do vocalista Attila Csihar", aliás, quem assumiu os microfones do Mayhem meses depois do lançamento do disco e após alguns incidentes na formação que o gravou.
No Metal Storm, um dos sites sobre heavy metal mais antigos ainda em atividade, o jornalista Herzebeth destacou as diversas camadas sonoras que existem em De Mysteriis Dom Sathanas, com muitas passagens que rementem a um sentimento devastador provocador pelo rigoroso inverno na Noruega. "Todas as faixas são acima da média do padrão black metal", afirma.
Mayhem dia 8/6 no Teatro Odisseia (Rio de Janeiro)
Data: 8 de junho de 2018
Horário: abertura das portas às 18 horas
Local: Teatro Odisseia
Endereço: avenida Mem de Sá, 66, na Lapa
Bandas de abertura: Enterro, 7 Peles e Svatan
Ingresso online: http://bit.ly/mayhem-rj
1º lote antecipado promocional: R$ 90,00 (+ R$ 9,00 taxa)
Ingresso físico:
Barra, na Loja Rock n Roll (Shopping Via Parque): somente dinheiro
Catete, na Sempre Música Discos (Rua Corrêa Dutra, 99; sobreloja 216): somente dinheiro
Niterói, na Kasamata (Rua da Conceição, 101, SL 55): somente dinheiro