NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

terça-feira, 11 de junho de 2019

Rock Vibrations Entrevista : Cosmic Rover


Poder entrevistar músicos de grandes projetos sempre me anima, e este caso é um deles sem dúvida, afinal, essa é a terceira vez que Edson Graseffi me cede uma exclusiva e fala sobre o seu trio intitulado "Cosmic Rover", dono de um ótimo Stoner que recentemente lançou via selo Abraxas o seu debut, "Spitting Fire".

Aliás, não só Edson nos concedeu algumas respostas mas também o guitarrista Rick Rocha e o baixista Rodrigo Felix.

Confira abaixo o nosso bate papo sobre o novo disco, curiosidades e outras coisas mais :


1 - Na última vez que nos falamos, o E.P. (homônimo) estava sendo divulgado... Agora com o recém lançamento do debut "Spitting Fire", pude comprovar a qualidade que era prevista... as novas canções apresentadas nele ficaram prontas um pouco depois do E.P. ou já tinham uma idéia fixa de como elas seriam?
Edson Graseffi: Obrigado mas uma vez pela oportunidade da entrevista, isto esta sendo incrível, porque podemos falar sobre o novo disco,
Quanto a pergunta , quando acabamos o EP, já estávamos compondo material novo, nós produzimos muito rápido e de forma muito natural.
Então quando chegamos no momento de gravar o disco tínhamos praticamente tudo composto.

Uma curiosidade é que a musica Lessons in a Bottle, foi gravada sem nenhum ensaio, havíamos composto ela e fomos gravar, ela saiu de forma “jam session” e mantivemos no disco, porque o resultado final funcionou muito bem.

Já as outras músicas, já as tínhamos de forma bem sólida porque já haviam sido tocadas em shows.

Rick Rocha : Mushroom Memories por exemplo foi criada junto com o E.P., mas ouvimos todo o material e decidimos deixa-la para o Full, foi uma decisão correta, já que soa tão boa quanto as outras


2 - Devo dizer que faixas como "Our Tattoos", "Yesterday Was Crazy" e "Spitting Fire" me surpreenderam positivamente pelo peso e cadência, além de várias outras que são tão relevantes quanto as citadas... a escolha da sequência entre elas foi difícil ou surgiu naturalmente? Tinham desde o início por exemplo a idéia de como o álbum começaria e terminaria?
Rick Rocha: Obrigado, fico feliz que tenha gostado tão positivamente (risos) Bem, na realidade esse processo de sequência foi conversado entre nós 3, pois queríamos que o álbum fosse interessante do início ao fim, pensamos no andamento das músicas justamente para ser algo que o prendesse quando desse Play, sacas? E no final, acho que ficou como queríamos e obtivemos um bom feedback de quem ouviu.




3 - Após uma ótima gravação em estúdio sob o nome "Cosmic Session", vocês partiram para os shows e mostraram o poder do trio... como foram as experiências até aqui em termos de apresentação? já se sentem seguros com as execuções?
Rodrigo Felix: Todos nós já temos boa relação com os palcos de outros trabalhos e com a Cosmic Rover tem sido uma experiência bem diferente, tanto pelo fato do Edson Graseffi aparecer cantando além de tocar bateria e pela minha volta à frente dos palcos onde passei uma temporada também como baterista em outros trabalhos.

Estamos ensaiando muito pra ganharmos cada vez mais confiança e com certeza as apresentações trouxeram mais confiança pra todos nós.


4 - Falando em shows, em breve vocês estarão tocando com o Reytoro no Uruguai e tenho certeza que essa experiência será única... como está a expectativa?
Rick Rocha: A expectativa é sempre boa e a cobrança ainda mais (risos) é a primeira ida do Cosmic Rover para fora do Brasil mostrar nosso trabalho, então estamos muito felizes porém, com a seriedade de fazer um grande show e claro, nos divertir também.
O Reytoro é uma banda parceira, então será realmente algo incrível para nós.


5 - Devo também ressaltar a ótima arte elaborada, ela contrasta perfeitamente com a sonoridade que se baseia nos anos 70, assim como os tópicos abordados em suas faixas... a concepção surgiu rapidamente para tal?
Edson Graseffi: Talvez alguns não saibam , mas além de musico eu sou tatuador e ilustrador.

Eu queria conceber uma capa que trouxesse a essência de algumas letras dentro dela. Acabei mostrando alguns esboços para o Rick e Rodrigo e eles gostaram.

Ai vc pode ver grande influência de tatuagem oriental, arte psicodélica e arte fantástica. Sempre me inspirei no trabalho do Frank Frazzeta e suas mulheres guerreiras nuas. Acabei juntando todas influências e produzindo essa capa com arte digital, que é algo que tenho explorado nos últimos anos.

Parece que as pessoas gostaram do resultado.


6 - Sabemos de algumas das influências da banda, mas, há algo nas bandas recentes que vocês estudaram para também soarem atuais?ao meu ver, existe uma mescla nas faixas que não apenas surgem com veias clássicas mas também atuais...
Edson Graseffi: Acho que esse lance “atual” que você cita é devido a produção, pois tudo soa muito cristalino. 
Mas produzimos o álbum da forma mais tradicional possível, ou seja com toda a banda tocando junto no estúdio e valendo. 

Neste álbum não usamos metrônomo na bateria, edições em protools , etc...Falando por mim, eu ouço sim bandas atuais, mas que trazem um olhar para o passado, bandas como Sasquatch, Monster Truck, Spiritual Beggars.

Acho que a mistura de tudo isso fez a sonoridade desse álbum, que é bem única e verdadeira.


7 - Quais foram as principais preocupações de vocês quando estavam em processo de criação? O Stoner é um estilo bem variado e também underground, feito por quem gosta, então, creio que muito veio do amor pelo estilo, certo?
Rick Rocha: exatamente, quando compomos alguma música nós sempre tentamos soar únicos e principalmente característicos, as músicas são compostas às vezes de forma rápida, ali mesmo na sala de estúdio com algum riff ou a idéia sobre algum tema, eu diria que nossa única preocupação é soar Rock n Roll (risos), o Cosmic Rover é uma banda que não se limita unicamente a uma fórmula de composição, gostamos de ser diferentes, isso tem nos trazido ótimos feedbacks





8 - A idéia de lançarem apenas nas mídias digitais foi muito bem sacada, pois o mundo está focado em streamings... a escolha pela Abraxas foi por algum motivo específico?aliás, sei o quanto eles trabalham bem...
Edson Graseffi: Eu já mantinha um contato com a Abraxas desde o lançamento do nosso primeiro EP, neste período de conversas existia o interesse deles pelo nosso trabalho e nós tínhamos interesse de estar com eles devido a seriedade do trabalho da produtora e selo. 

Quando finalizamos o álbum, tive a resposta positiva deles e está sendo ótimo trabalhar com um selo tão respeitado no cenário


9 - Existe a chance de lançarem algo em formato físico, como por exemplo uma tiragem limitada?
Rodrigo Felix: A princípio somente digital, mas existe sim chances de material físico, estamos conversando bastante sobre isso.


10 - A escolha de não terem tantos overdubs foi essencial para esse clima de banda ao vivo, além de poderem reproduzir fielmente nos shows o que está no disco...
A idéia sempre foi serem um trio e captarem esse clima?
Rick Rocha: a banda sempre conversou a respeito do lance ao vivo, nós gostamos de como as músicas soam no disco pois é exatamente como soam ao vivo, algo fiel, não tem nada tecnológico ou moderno como é feito atualmente, é 1,2,3 e todos nós tocando, e sobre ser um trio, eu acho que foi nossa melhor escolha, menos cabeças opinando (risos), mas essa foi a idéia inicial da banda


11 - Falando em especial com um amigo, chegamos à conclusão de que o som do disco é feito para se pegar uma estrada com um belo V8 e curtir a paisagem... como vocês definiram em ponto de vista o que representam essas faixas apresentadas?
Edson Graseffi: Ah, cara, Spitting Fire é um disco que traz letras bem desencanadas e divertidas até. Ele tem extremos, Never Forget por exemplo é uma música séria e introspectiva, já Yesterday Was Crazy é pura zueira. Pegar o V8 e pisar fundo na estrada talvez seja a melhor forma de entende-lo...(risos).

Rick Rocha: melhor jeito possível de se curtir "Spitting fire" (risos). Acredito que se chegaram a essa conclusão, nosso trabalho foi bem entregue (risos).


12 - Bom, para terminarmos, o que podemos esperar daqui para frente? Alguma coisa que pode ser dita com exclusividade por exemplo? hahaha
Rodrigo Felix: Estamos sempe pensando em algo novo pra lançar, a curto prazo lançaremos Lyric vídeo, mas já iniciamos as produções de um clip. Algo pra ser dito exclusivamente? (Muitos risos) ...
Estamos conversando sobre o lançamento limitado do álbum em fita K7.


13 - Vamos finalizando... gostariam de acrescentar mais ao nosso papo?o espaço é de vocês...
Rodrigo Felix: Só temos a agradecer à vocês da Rock Vibrations pela oportunidade de poder falar um pouco sobre nosso trabalho e manter essa parceria muito forte com a Cosmic Rover.




Facebook :

Ouça "Spitting Fire" Aqui

ROCK VIBRATIONS NO FACEBOOK!

VISITAS

MAIS LIDAS DA SEMANA!