NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

sexta-feira, 24 de março de 2023

Rock Vibrations Entrevista: SleepWalkers

Começou através de uma publicação há alguns anos, depois há duas semanas uma recomendação do Facebook e por fim, o contato com um dos integrantes sobre uma resenha que disponibilizamos e cá estamos novamente falando deles!!!

Recentemente tive a oportunidade de conversar com o músico Artur, integrante da banda SleepWalkers e que nos revelou alguns detalhes sobre o atual momento e o que esperarmos de seu próximo álbum, o sucessor de "Hypnos".

Confira logo abaixo o nosso bate-papo:

1. Primeiramente devo agradecer pelos envios recentes, foi muito gentil da sua parte me ceder a oportunidade de ter o mais recente álbum em mãos.
Falando nele, o quanto vocês ficaram satisfeitos até aqui? ele atingiu as expectativas da banda num todo?
Artur: Agradeço prontamente a oportunidade e também o espaço para divulgação de nosso trabalho. 

A respeito do nosso primeiro CD ele teve uns fatores conturbados em sua produção, primeiramente a troca de vocal, que ocorreu três vezes, até a entrada da Letícia, que trouxe uma nova dinâmica e, ainda teve que efetuar uma adaptação rápida em seu processo de composição vocal, pois estávamos em fase de produção do CD, justamente na parte vocal. No final conseguimos um bom resultado, a parte instrumental ficou perfeita e os vocais casaram muito bem, entre o doce e o agressivo. 

2. Sobre o novo álbum, como está sendo o processo de gravação e composição? Já existe uma base sólida do que irão entregar ao público?
Artur: O processo de composição do novo CD seguiu da mesma forma do primeiro, mas com um facilitador que não tivemos nenhuma troca de integrante e as músicas diretamente prontas para o vocal. Também temos uma nova temática em processo, que foi de compor com uma afinação mais baixa e com uma influência mais DOOM e Industrial. 

A diferença principal foi de manter o CD mais orgânico que o primeiro, as músicas foram compostas todos no mesmo período, o HYPNOS tem composições de 2007 á 2019, já este, THANATHOS, foram compostos dentro de meses, isso facilitou bastante, deixando as músicas na mesma linha e sem perder a essência da banda. 

3. Os conceitos serão em base de apenas um tema específico ou pensam em direcionar algo como uma história contada para cada faixa, como capítulos?
Artur: Essa parte conceitual vamos deixar para o terceiro CD, que praticamente já bolei um tema especifico no Apocalipse bíblico, já THANATHOS, segue a mesma temática do seu irmão, (risos)..HYPNOS, que se baseia em temas de Gothic Metal, como morte, escuridão, etc. 

Baseio minhas letras em temas de Terror, que são temas que sempre me agradaram na infância, sempre aficionado por esses temas e a música ajuda a exteriorizar isso.  

4. Em um recente bate-papo nosso em off você citou que a arte do novo álbum será desenvolvida com o mesmo artista de seu último lançamento.
Quando vocês entram nesse processo, costumam deixar o artista criar em base de poucas ideias que são ditas ou participam ativamente disso, sugerindo mudanças, por exemplo?
Artur: Praticamente pensamos sempre em fazer algo relacionado com o nome do CD, gostamos de manter uma temática em todo o segmento do CD, um exemplo básico são as fotos da banda, todas elas usamos uma janela com fundo lateral da base, justamente que a janela seria uma espécie de “porta” para um outro lado, e como o primeiro chama-se HYPNOS, o deus do sono, nada mais justo de mostrar uma “passagem” para esse mundo do sono, assim como a linha que segue nossa “Sleeper” que segue controlada por fios imaginários...tudo conectado com o deus HYNOS. Ah, claro, nossa “Sleeper” estará no segundo cd e dessa vez visitando o outro lado, (risos).  

Então seguimos esse parâmetro de ideias e passamos para o designer, que por sinal fez um ótimo trabalho no HYPNOS e já está fazendo o mesmo em THANATHOS. 



5. Acredito que a divulgação em vídeo é uma das principais tarefas hoje em dia pois com tantos meios vinculando o seu trabalho, é necessário mostrar a banda em ação... mas, neste quesito vocês pensam em videoclipe ou mesmo formato lyric video para algum novo single?
Artur: Como no primeiro CD fizemos um Lyric vídeo e um clip, nesse novo CD iremos fazer uma divulgação da mesma forma, mas provavelmente com 2 lyrics vídeos e um clip - O clip será feito pelo mesmo estúdio que estamos gravando nosso CD, ainda não imaginamos como será a história dele, mas pretendo usar algum teatro de Suzano com base de fundo.  

Aproveitando o espaço, não deixem de visualizar nossos clipes no YouTube e seguir-nos nas redes socias e claro, escutar o primeiro CD nos streamings de música. 

6. O que o público pode esperar da divulgação deste novo álbum?serão disponibilizados alguns merchs para venda?e o mais importante, o álbum terá versão física, certo?
Artur: Sim, teremos versão física, ainda somos saudosistas de fazer algo bem trabalho com parte física. Você abrir o CD e pegar o encarte na mão tem um valor muito grande para quem curte, principalmente os fãs de Heavy Metal.
Eu mesmo ainda adquiro CD físicos pela internet e Galeria do Rock, aqui em São Paulo. 

Se você pensar temos muitas pessoas envolvidas nesse processo da produção musical e além da valorização do nosso trabalho, o lado social indireto é muito importante. 

O streaming é algo real hoje em dia, mas perde a orgânica da pessoa. O contato fica muito mais restrito entre fã e banda. Então iremos lançar o físico e provavelmente no fim do ano iremos lançar os dois álbuns em vinil.  

7. Antes de terminarmos, gostaria de abordar um assunto que têm sido recorrente que é o interesse no lado físico das vendas, até porque o streaming chegou e ficou, não foi como o MP3 que teve o seu auge e depois caiu bastante (principalmente pela pirataria). Com tantas plataformas divulgando, é possível afirmar que o material físico (e espero que não) será obsoleto de verdade e as bandas terão que dar um jeito de ganhar digitalmente?sabemos que muitos colecionam materiais diversos (principalmente no Rock, como eu por exemplo), mas, em uma atual situação que ouvintes não param por 1 minuto para ouvir uma faixa, o que fazer para ser relevante?
Artur: Saudosimo. Isso é o que tem que se manter. 
Como disse anteriormente o streaming é real, mas se você olhar ao redor vemos uma gama enorme de bandas lançando seus materiais em vinil. A vantagem do streaming é que ele abalou bem as estruturas da pirataria e muito mais do mp3, hoje podemos gravar a distância, podemos mandar música, análise técnica, vocal...tudo por meio eletrônico, ainda fizemos nosso processo de gravação na moda antiga, o primeiro CD foi feito no estúdio do nosso guitarrista, esse próximo já estamos dentro de um estúdio com mais recursos e com a grande chance de ser masterizado pela equipe do Andy Sneap nos Estados Unidos, tudo isso foi facilitado pelos meio eletrônicos. 

Então temos que conviver como saber mesclar entre o físico e o streaming, sabendo utilizar essas ferramentas em nosso favor. 

8. Obrigado pela oportunidade e atenção, o espaço é seu...
Artur: Agradeço novamente o espaço cedido, principalmente você Vinny, de ceder esse espaço e tempo para as bandas do meio. 

Aqui em nosso país sempre tem a cultura que nossa música é europeizada, “satânica”, e outras coisas negativas e ter esses espaço para nós é apenas deixar claro que somos profissionais buscando nosso espaço, e mais uma vez sigam-nos nas redes sociais. 

Hail Sleepers!!!



Deixo aqui o meu agradecimento ao Artur pelo envio do álbum em formato físico.

Fiquem ligados que em muito breve iremos fazer umas coisas bem legais com a banda... Aguardem!!!


Confira a nossa resenha do álbum "Hypnos" clicando aqui!


Ouça:


Links:

ROCK VIBRATIONS NO FACEBOOK!

VISITAS

MAIS LIDAS DA SEMANA!