Quando pensamos em Prog Metal logo alguns nomes conceituados surgem em nossa mente, e é claro que muito disso vêm pelas referências de técnica apuradas e melodias ricas em detalhes, o que não foge a regra por aqui, mas e se eu te disser que ainda sim é possível inserir mais elementos e trazer algo mais denso?pois é!
Este é o Ne Obliviscaris, banda oriunda da Austrália e que pratica um dos gêneros mais apreciados por fãs de Metal e ainda trazendo boas pitadas do lado extremo.
Em seu quarto registro de estúdio, trazem em "Exul" elementos já conhecidos do gênero (e de sua carreira), bem como a premissa de que mesmo com quase 7 anos em materiais inéditos, a banda ainda tem lenha para queimar.
O conceito é dedicado exclusivamente as vítimas dos fatidicos incêndios que atingiram a Austrália em 2019/2020 e que infelizmente deixou várias vítimas e inclusive, causando sérios problemas para o hábitat natural dos animais.
Como de costume em um trabalho como este, as canções ultrapassam os 5 minutos e trazem sensações e diferentes lugares em nossa mente, sendo prazeroso e "viajante".
São ao todo 6 músicas divididas em quase 53 minutos, sendo o single "Equus" com 12 minutos e meio e "Suspyre", 10 minutos e 9 segundos, formando a dupla de maiores durações.
No geral, músicas consistentes, relevantes para o seu legado e com ótimas melodias, não soando forçado (ao meu ver) e acredito que o fã do gênero certamente irá alinhar os passos necessários para curtir por completo.
Xenoyr (vocalista) é o responsável pela bela arte e do videoclipe de "Equus", primeiro single do álbum
Ouça:
Links: