E no último sábado, 22/07/2023, aconteceu em São Paulo o evento "Thrash disCONCERT" no Red Star Studios (Unidade II) localizado na rua Teodoro Sampaio N°512 em Pinheiros.
Já fazia um tempo que eu não acompanhava/cobria algum evento, aliás, em nome da Rock Vibrations acredito que desde 2019 não havia esse tipo de coisa, é claro que com a pandemia tudo acabou ficando mais escasso e complicado social e economicamente falando, mas felizmente tudo está voltando ao normal para todos e, este fim de semana foi um grande exemplo disso.
Tive o prazer de acompanhar as bandas Trendkill Inc., Faces Of Death e Tosco com suas músicas densas, contagiantes a cada riff e cheias de peso na medida certa, o que fez a alegria da galera presente.
A primeira a subir no palco foi a Trendkill Inc., confesso que foi minha primeira experiência vendo os caras ali a metros de mim e devo dizer que fiquei bem satisfeito, passaram por várias fases da carreira e a cada momento víamos bastante feeling sendo despejado, destaco inclusive as performances do baixista e guitarrista que souberam entregar muito bem um misto de diversão e profissionalismo com suas características bem interessantes a cada faixa executada.
As linhas vocais também se destacavam com boas doses da batera incessante, o que fez a galera "banguear" facilmente...
Pouco tempo depois de uma pausa, os caras do Faces Of Death chegaram quebrando tudo, se eu pudesse dizer aqui o quanto foi gratificante ficar próximo do palco e quase surdo com o Groove desses caras, talvez eu precisasse de mais umas boas horas hahaha o fato é que o som deles estava incrivelmente alto, clean e "sujo" na medida certa, houve inclusive um acerto para que a batera fosse captada bem e quando isso ocorreu, rapidamente vi pessoas dizendo sobre o quanto estava forte.
Seguindo o exemplo da Trendkill Inc., tocaram faixas de toda a carreira e digo mais, com ainda mais peso e entrega, sendo para mim o destaque da noite pois o que vimos naqueles minutos foi uma verdadeira aula de Death/Thrash, os vocais na melhor linha Krisiun davam a sensação exata do caos praticado por bandas extremas de qualidade, as linhas de baixo rápidas aliadas a batera insanamente densa mostravam que a "cozinha" não era de brincar, além dos riffs matadores que seguravam bem demais os solos na velocidade da luz... e que performance vocal hein, Laurence?! Matador!!!
Por fim, mais alguns bons minutos depois entra no palco o Tosco Thrashcore, devo dizer aqui que se alguém ficou sem energia com o show anterior, aqui acabou de terminar a caminhada hahaha os caras mandaram porrada atrás de porrada, dando ênfase aos vocais enérgicos em meio as canções recheadas de mensagens atuais, desde o lado crítico ao realista em que vivemos e que precisa ser falado, apoiado por um instrumental coeso.
Destaco aqui além dos vocais, a interação da banda com várias mesclas dentro do Metal que fazem, são muito versáteis e dinâmicos, energia pura sendo trocada, o que fez muitos de nós felizes até o último ato... e que ato!
Simplismente sobem vários integrantes ao palco para cantarem com todos "Orgasmatron"... eu preciso dizer mais algo?
Fazendo um balanço geral, o evento trouxe ao meu ver uma grande oportunidade para quem ama Thrash, Death e a possibilidade de deixar em voga bandas que já estão trilhando o seu caminho há alguns bons anos, ninguém ali é "marinheiro de primeira viagem", todos tem casca e importância no cenário, as performances estavam acima da média, o público curtia cada momento, entre risos e clima descontraído a cada instante, rolavam os "bate-cabecas" clássicos (e que não podem faltar) demonstrando novamente que o Metal está vivo, enchendo os fãs de esperança por mais oportunidades assim.
Se você perdeu essa noite memorável não fique triste pois existe uma promessa de mais edições futuras, então fique atento pois quem faz a diferença é você!!!
Deixo aqui o meu agradecimento ao Johnny Z. pelo convite e insistência para participar, consegui cobrir (mesmo usando uma Órtese e certo incômodo, mas faz parte) e ter essa experiência muito bacana que, pude não só me inteirar ainda mais com as bandas mas também, rever amigos de longa data e conhecer outros pessoalmente, foi incrível.
A Rock Vibrations foi convidada através da JZ Press e o Metal Na Lata para essa cobertura, deixamos nossos sinceros agradecimentos!
Sigam as mídias:
JZ Press:
Metal na Lata:
Deixo também o agradecimento pelos materiais cedidos pelas bandas!
Que venham mais coberturas desta forma!
Sigam as bandas:
Trendkill Inc.:
Faces Of Death:
Tosco:
Fotos e resenha:
Vinny "Hetfield" Almeida