NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

sábado, 30 de setembro de 2017

Black Sabbath - 1970 e a base do Heavy Metal

Arte do debut do grupo
Autor da Resenha : Vinny Hetfield

Se você dizer para alguém que conhece um disco essencial da história da música que foi gravado em apenas dois dias, certamente essa pessoa dirá que você é muito fanático e está exagerando na afirmação...

Mas, se você mostrar o debut dos britânicos do Black Sabbath e dizer o quão significativo é para a construção do que viria ser o Heavy Metal, certamente irão entender (por tamanha qualidade a frente do seu tempo) e o quanto influenciou gerações na música.

Banda reunida em 1970 no estúdio
Com a mudança do nome Earth para Black Sabbath (o nome era uma homenagem ao filme de 1963, dirigido por Mario Bava, As Três Máscaras do Terror, estrelado por Boris Karloff), o grupo estava ansioso por um contrato, afinal, o repertório já estava sendo tocado em vários shows e muito bem ensaiado, porém, eram considerados uma banda "fora dos padrões aceitáveis", por conta de suas distorções do estilo que viria se tornar o que conhecemos por "Heavy Metal".
Jim Simpson (empresário da banda) foi o responsável pelo primeiro contrato de Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward, após contatar um manager da Philips Records (por conta de estarem lançando o selo Vertigo para bandas de Rock).

E assim, Rodger Bain (produtor), foi o encarregado da gravação daquele que seria o primeiro registro oficial do quarteto, deixando em evidência que, no primeiro dia seriam gravados os instrumentos (ficaram em uma sala, Tony, Geezer e Ward, enquanto Ozzy isolado em outra), e no segundo dia, aconteceria a mixagem.
Segundo Iommi, o som "cru e desagradável" que o produtor e o técnico de som achavam, era exatamente o que queriam, porém, o convencimento foi complicado, e o que ficou no fim foi a imposição do grupo que convenceu ambos com a idéia.

Com seu som "cru", o grupo criou tendência
Em 13/2/1970 (em uma sexta feira 13, coincidência?), um dos discos mais sombrios do Rock ainda tinha uma arte de capa "sinistra" (com uma foto de uma mulher tendo a imagem associada a uma bruxa) estava sendo disponibilizado em meio a críticas pesadas sobre "não fazerem a diferença", além do que, acompanhando de uma estratégia na qual a banda não poderia conceder entrevistas (para manter certo clima de mistério).
Várias lendas tomaram conta do grupo, como serem taxados de satanistas, além claro de rumores de que participaram de rituais e seitas secretas (algo que sempre foi negado pelo grupo, que achou em uma idéia o "motivo central" para o conceito, o terror).

Em sua primeira semana, venderam 5 mil cópias no famoso "boca a boca", atingindo o 8° lugar nas paradas britânicas, saindo logo depois em 1/6/1970 nos EUA e alcançado por lá o 23° lugar na Billboard 200.
Em 1989 a famosa revista Kerrang colocou o álbum no 31° lugar da 100 Greatest Heavy Metal Albums of All Time, além da revista Rolling Stone o colocar na posição 238 em 2005 na The 500 Greatest Albums of All Time.

Ward, Iommi, Ozzy e Geezer em divulgação
Para conferir o clássico álbum, clique aqui!

Tracklist da versão européia :

1."Black Sabbath" (Iommi/Osbourne/Ward/Butler)
2."The Wizard" (Iommi/Osbourne/Ward/Butler)
3."Behind the Wall of Sleep" (Iommi/Osbourne/Ward/Butler)
4."N.I.B." (Iommi/Osbourne/Ward/Butler)
5."Evil Woman" (cover deCrow) (Wiegard/Wiegard/Wagner)
6."Sleeping Village" (Iommi/Osbourne/Ward /Butler)
7."Warning" (cover de Aynsley Dunbar Retaliation) (Dunbar/Dmochowski/Hickling/Moorshead)

A versão americana ganhou ordem diferente das faixas, além de conter algumas versões alternativas com o decorrer dos anos (como em coletâneas e box).


Mudou o rumo da história musical, e fincou as raízes para o Heavy Metal e também o Doom Metal (que ficaria mais evidente em seu disco seguinte, Paranoid, mas isso, é para ser explicado na próxima resenha...).

ROCK VIBRATIONS NO FACEBOOK!

VISITAS

MAIS LIDAS DA SEMANA!