NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

domingo, 1 de outubro de 2017

Black Sabbath - Paranoid - 1970 - A coesão do grupo

Black Sabbath nos anos 70
Autor da resenha : Vinny Hetfield

Se o debut homônimo mostrou o quanto os britânicos poderiam inovar, o seu segundo registro teria que apresentar uma base solidificada (e mostrou).

Arte do álbum Paranoid
Aqui vemos um Sabbath coeso, com riffs clássicos de Tony Iommi, Bill Ward e Geezer Butler com uma "cozinha" trabalhada, e Ozzy Osbourne com suas melodias características, fazendo deste o mais importante registro do grupo (claro, por conta de haver um padrão a ser seguido a partir dali).
Em apenas 7 meses de diferença de seu debut, o disco saiu em 18/9/1970 no Reino Unido (7/1/1971 nos EUA), trazendo não apenas novas canções autorais, mas ao menos 3 clássicos absolutos :

Paranoid, Iron Man e War Pigs.

Tony Iommi, Bill Ward, Geezer Butler e Ozzy Osbourne
Paranoid acabou se tornando o disco mais vendido da banda (atingindo o top 10 no Reino Unido), marcando presença na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame, além de ter sido escolhido agora em 2017 pela Revista Rolling Stone em votação como o melhor álbum de Metal de todos os tempos.

Com dois registros ainda em 1970,
o grupo se consolidou rapidamente
Além das 3 já citadas, podemos ainda conferir petardos como Electric Funeral, Hand Of Doom e Fairies Wear Boots (que o madman executa em sua carreira solo), mostrando tamanha importância com o passar do tempo, afinal, quantos grupos conseguiram lançar 2 belos registros que se tornaram clássicos ao ponto de inventarem uma nova onda de estilos?

Para conferir o álbum Paranoid, clique aqui!

Tracklist :

1.War Pigs
2.Paranoid
3.Planet Caravan
4.Iron Man
5.Electric Funeral
6.Hand of Doom
7.Rat Salad
8.Fairies Wear Boots

Algumas curiosidades tomam conta de cada canção, e sempre é interessante ressaltar, como por exemplo o título original de War Pigs (Walpurgis) que era uma espécie de denominação dada a tradição germânica da noite das bruxas todo 30 de abril, porém, a gravadora reagiu com certa rigidez e o título ficou sendo da canção que impulsionou o grupo (Paranoid).
Outra curiosidade é o título do disco e o single, pois Geezer Butler a princípio queria fazer uma canção que relatasse sobre depressão, porém, não teria pensado a diferença e assim, denominou como conhecemos.


Sabe aquele estilo denominado "Stoner" que você ouve por aí e que muita gente se diz pioneira?
Em 1970 o Sabbath também fez Stoner, sim senhor!

ROCK VIBRATIONS NO FACEBOOK!

VISITAS

MAIS LIDAS DA SEMANA!