Há cerca de 13 anos, "10,000 Days" havia sido lançado, e obviamente, os fãs da banda estavam esperando por algum novo material após esse período, o que foi motivo de muitas discussões, especulações, mas nada de concreto acerca de uma volta ao estúdio.
Eis que 2019 reservou espaço para "Fear Inoculum", um álbum complexo para os desavisados, talvez ousado para seus antigos seguidores, um pouco moderno, mas ainda sim consistente e eficiente.
Com sua gama de inovações atmosféricas e cheio de experimentações, abraçam a veia criativa e visceral dos seus álbuns e formam algo único.
Sua produção deixa tudo mais evidente como um álbum feito neste ano, mas também alia bons momentos que víamos em bandas do gênero nos anos 90, além de uma experimentação muito boa com bastante cadência (não procure por velocidade ou altos BPM por aqui), apenas feeling e tempos soturnos permeiam boa parte das faixas.
Como citei acima, pode não ser um álbum tão envolvente para os desavisados ou fãs de longa data, por conta de seus elementos acessíveis e alternativos demanda certo tempo para uma audição mais precisa, porém, é de entendimento que muito tempo se passou e as pessoas também criam novos ideais, além do que, passam a gostar de novos elementos, adquirem influências diversas e querem expressar isso de alguma forma.
Em minha opinião, é válida sim a audição deste ótimo álbum, até mesmo para quem nunca parou para ouvir o que o "Tool" faz pela cena.
Aproveite, ouça com cuidado (de preferência com seu headphone), se deleite com faixas extensas e faça uma boa "viagem" musical.
Ouça via Spotify abaixo :