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quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Rock Vibrations Entrevista : Zuberoa Aznárez (Diabulus In Musica/Tragul)


Acho muito importante as mais variadas vertentes dentro do Rock pois com isso, temos uma gama de escolhas para apreciarmos e criarmos nosso próprio gosto com o passar dos anos.

O Symphonic Metal provavelmente seja um dos estilos mais venerados no Metal pelo mundo, até por conseguir revelar músicos extraordinários e criar temáticas interessantes.

Zuberoa Aznárez é um exemplo disso, seu trabalho de muita competência sempre chamou atenção, sejam pelos seus vocais ou sua dinâmica incrível para as criações, ela consegue se sobressair entre os grandes nomes de sua vertente.

Há poucos dias combinamos essa entrevista e Zuberoa foi muito simpática, educada e se dispôs rapidamente (um exemplo de humildade).

Abaixo, você pode conferir a conversa que tivemos sobre sua carreira, curiosidades, além do novo álbum lançado recentemente :


1 - Conheci seu trabalho através do Diabulus In Musica há alguns anos e sempre fiquei impressionado com suas habilidades vocais e técnicas.
Qual é a sua formação musical e quais são as principais mensagens que você procura transmitir com sua música?

Muito obrigada! Comecei muito cedo a cantar no coral da escola que minha mãe conduzia.
Quando eu tinha 8 anos, entrei no conservatório para estudar teoria musical e flauta transversal e, anos depois, comecei a ter aulas de canto clássico.

Quando cresci, desenvolvi um interesse especial pelas possibilidades da voz. Além do canto clássico, estudei os cursos de artesanato e fiz um mestrado em reabilitação e perfeição profissionais.

Atualmente, continuo minha pesquisa pessoal como cantora, professora de canto e faço aulas de vez em quando, pois acho que o aprendizado é um processo interminável.

Tenho dois projetos onde posso expressar meus "dois lados", o principal é Diabulus em Música, onde falo um pouco de tudo: sentimentos pessoais, preocupações, críticas sociais, psicologia, filosofia ... e depois meu projeto solo numa abordagem mais "espiritual", suave e muito íntima, também próxima da fantasia.

Minhas letras aqui são geralmente sobre adoração à natureza e conexão espiritual, enquanto em Diabulus em Música os tópicos são mais variados.

Em geral, minha mensagem é positiva e o que eu quero com minhas letras é que as pessoas possam levar a mensagem através de suas próprias experiências, para que possamos compartilhar de alguma forma nossa vida e pensamentos sobre a vida.


2 - "Euphonic Entropy" é um dos maiores álbuns de 2020 em seu aspecto, tem ótimas melodias, vocais incríveis, temas interessantes, acima da média no instrumental, produção impecável (se assim posso dizer, o novo álbum do Nightwish terá trabalho a superar esse registro).
"On the Edge" é a faixa que eu mais ouço nos últimos dias e considero uma das melhores músicas de sua carreira por toda a construção e cenário.
O processo de desenvolvimento do álbum ocorreu por um longo tempo? Os conceitos e melodias foram criados de acordo com alguma visão específica?
Oh, muito obrigada, estou muito feliz que você gostou!
É difícil dizer quanto tempo todo o processo levou, mas eu diria que tudo correu bem. Nós nos tornamos pais novamente e isso tem influenciado nosso álbum de todas as maneiras.

Sinceramente, não sei como conseguimos escrever as músicas. Ficamos tão focados quando tivemos um momento para trabalhar que, depois, você olha para trás e não está ciente de todo o processo.

Não podíamos planejar nada, já que Gorka e eu somos as pessoas que fazemos a música e a produção e tivemos que cuidar de um menino de três anos e de uma menina recém-nascida, então ficamos no estúdio quando tínhamos um momento.

Para as gravações, tivemos que pedir ajuda às nossas famílias, para que pudessem cuidar dos bebês por uma hora ou duas, para gravar uma música.
Foi assim que nosso último ano foi: um dia gravamos duas músicas e depois nada por alguns dias, depois uma música novamente e nada nos dias seguintes ... Dependia das crianças, de nossas famílias e da situação.

Por outro lado, acho que dessa forma, poderíamos ser mais objetivos com as músicas, pois não estávamos fazendo tudo em sequência, para relaxar os ouvidos e voltar à música novamente com uma visão mais clara. Não queríamos pensar em nenhum prazo, mas apenas escrevemos um bom álbum e não pensamos em uma data de lançamento até que realmente sentíssemos que o álbum estava completo.

Os conceitos e melodias também fluíam muito naturais, sem pretensões anteriores. A maioria das músicas está relacionada aos diferentes sentimentos, situações ou pensamentos que se pode ter em um período caótico da vida, pois ser pai de duas crianças e precisar trabalhar no campo artístico em casa. Então, no geral, as músicas falam sobre se superar.

 A música, na minha opinião, é apenas o reflexo do que estamos vivendo agora: uma mistura de sentimentos, um momento da vida em que são necessárias toneladas de energia, às vezes momentos difíceis, mas principalmente felizes e bonitos.


3 - Você tem muitas facetas, além de ser uma ótima cantora, você também é instrumentista e já se aventurou em grandes projetos como "Dryades", com influências da música celta, além de ter participado de inúmeros outros projetos.
Sou músico há quase 15 anos (tenho 29 anos), toco guitarra, baixo, violão e já me aventurei no violoncelo, mas ainda quero aprender bateria e piano.
Você quer aprender a tocar mais instrumentos ou novas formas de cantar, usando sua voz em diferentes "regiões"?
Para a voz, absolutamente. Eu sempre tentei ser versátil e, como já mencionei, estudei diferentes teorias e escolas de canto. Além disso, como professora de voz, preciso entender como a voz funciona em todos os estilos, para poder ajudar meus alunos.

No entanto, existem alguns estilos em que não me sinto tão confortável ou em que sinto que minha voz não se encaixa tão bem (eu nunca me veria distorcendo minha voz, por exemplo, apesar de amar muito às vezes! "). os instrumentos, toco vários, mas apenas como forma de acompanhar minha voz, dado que meus principais instrumentos são a voz e a flauta e, infelizmente, não posso tocar os dois ao mesmo tempo (risos) ​​é por isso que toco um pouco de celta harpa, violão e piano.

Gostaria de aprender mais instrumentos, como a viola da gamba, por exemplo, que realmente amo, mas sendo realista, tocar bem um instrumento requer anos de estudo e prática, por isso é melhor melhorar o que Já toco!

Se você é músico, tenho certeza de que entende o que quero dizer.


4 - Os duetos em "Euphonic Entropy" são ótimos, o contraste do baixo com o melódico deu um aspecto muito bom, além de destacar um ótimo trabalho em conjunto.
Quais são os pontos mais positivos deste novo trabalho na sua opinião?
Para mim, a energia que transmite, parece poderosa e constante. Como eu disse antes, um bom reflexo de como nossas vidas estão sendo agora.

Há muitos elementos acontecendo e essa mistura torna a música interessante e rica ao mesmo tempo. Eu sei que algumas pessoas podem considerá-lo meio caótico, mas acho que há um ponto comum em todas as músicas e é sobre essa energia que estou falando (além de todos os arranjos e coros de orquestra).

Sempre incluímos músicas em estilos diferentes e isso também é uma coisa típica do Diabulus in Musica que não queremos mudar por causa de mais "unidade padrão". Eu acho que todas essas músicas diferentes são perfeitamente reconhecíveis como Diabulus In Musica, então para mim isso também seria um ponto positivo, mas como tudo nesta vida, é uma questão de preferências e gostos.


5 - Recentemente, meu grande amigo Adrian Benegas lançou sua estréia solo "The Revenant" com várias participações incríveis e a faixa que eu mais admiro é "Face To Face" (da qual você participa, inclusive).
Como foram as gravações para a sua participação no álbum? Parabéns pelo ótimo trabalho.
Obrigada! Eu acho que Adrian fez um trabalho fantástico!

Eu conheci Adrian há vários anos quando ele me contatou para cantar suas músicas para o Tragul.
Eu realmente gosto do que ele faz e ele o faz de uma maneira muito profissional, então fiquei feliz quando ele me convidou para cantar algumas pequenas partes também para seu primeiro álbum solo como Adrian Benegas.

As gravações foram ótimas e o resultado também! Normalmente faço as gravações no meu estúdio em casa, para que eu possa agendar todos os projetos e combiná-los com a minha vida familiar.





6 - Já que falamos sobre Adrian, como está a situação atual do Tragul? Teremos novidades em breve?
Fiz uma resenha em 2018 sobre o último álbum que eles lançaram e ainda me agrada muito, tem muito potencial nesse projeto.
A última música que Adrian escreveu para o Tragul foi lançada em dezembro, a bela balada "Sueño Eterno", onde eu também fiz a mixagem e masterização.

Na verdade, eu não sei exatamente quais são os planos de Adrian agora, mas tenho certeza que mais músicas virão!


7 - Quando ouvi falar de você pela primeira vez, disseram que você estava entre as mulheres mais influentes da década de 2000 e você se tornou uma das grandes referências mundiais.
Como você lida com esses rótulos? De certa forma, agrada o reconhecimento, mas pode atrapalhar em algum momento?
Ah, isso é muito lisonjeiro, obrigado pelos elogios, mas sinceramente, nunca ouvi esses rótulos ou me senti assim.

Eu sou uma pessoa muito normal, meio tímida ... Apenas uma musicista apaixonada que gosta de escrever e se apresentar. É claro que estou sempre muito feliz e agradecida por receber um feedback positivo em relação ao meu trabalho, isso significa muito para mim!


8 - Hoje vemos bandas como Epica, Nightwish, Within Temptation, Delain, Visions Of Atlantis e Diabulus In Musica (entre outras) dominando a cena do Symphonic Metal, sabemos que muitos desses nomes estão na estrada há alguns anos, mas como você imagina a tendência daqui a 5 ou 10 anos?
Há um crescimento muito grande de bandas, mas teremos uma nova safra de grandes nomes como os mencionados? Você acredita que alguém ainda pode criar algo revolucionário na área?
Quem sabe...? Só espero que possamos continuar criando músicas nos próximos 10 anos!

Quanto ao gênero, quem sabe o que pode acontecer, algumas vezes alguns gêneros se tornam moda ou quase desaparecem, suponho que tudo seja cíclico.
Por outro lado, às vezes os ouvintes gostam de descobrir coisas novas ou ver inovações em um gênero específico, mas outros são mais "antiquados" e preferem seguir os clichês de cada gênero, por isso não tenho certeza se criar algo revolucionário é na verdade, a chave, acho que tudo evolui, mas não necessariamente com uma mudança drástica.

Vemos bandas que se tornam grandes fazendo as duas coisas. Enfim, continuaremos fazendo a música que sentimos a cada momento, somos os primeiros a gostar do que fazemos, quero dizer, não vamos tentar fazer algo em particular para ter sucesso, não faz sentido porque nossa primeira intenção é nos divertir fazendo música, continuar aprendendo, expressando e experimentando.


9 - Existem estilos musicais que você gosta de ouvir, mas não tem a ver com Rock / Metal? Por exemplo, eu aprecio música clássica, blues, jazz, soul music e até algo do lado pop e hip hop.
Sem dúvidas! Gosto muito de música clássica, que é minha outra ocupação principal como cantora. Também adoro música folclórica, mundial e ambiente, jazz, trilhas sonoras ... e, em geral, aprecio todos os estilos, se bem feitos.


10 - Recentemente, uma importante fábrica de LPs sofreu um incêndio e, como resultado, parte da fabricação dos materiais foi ameaçada pelo mundo (há apenas mais uma fábrica na Ásia, na qual não possui estrutura para produzir em escala global) .
Atualmente, notícias como essa afetam apenas os entusiastas (como eu, que coleciono materiais físicos como CD, DVD, LP), e enquanto isso. o streaming dominou a maneira como consumimos música.
O que fazer para que os fãs ainda comprem materiais? O streaming pode ajudar uma banda financeiramente no futuro?
Oh, sinto muito saber disso!
De fato, o negócio mudou muito nas últimas décadas e os jovens raramente ouvem LPs, mas principalmente singles e streaming de música.

No entanto, acho que a maioria dos amantes da música metal ainda prefere comprar as cópias físicas. Os metalheads são um dos ouvintes mais leais, amantes de música de verdade, eu diria, e esse tipo de público (no qual também me incluo) prefere ter o CD ou vinil, levá-los aos shows e assiná-los.

Também sou meio romântica nisso, mas entendo que os tempos mudam e precisamos nos adaptar, mas ainda estamos nesse processo. Por outro lado, o streaming permite descobrir novas músicas, o que também é algo muito interessante.

Antes costumávamos ir à loja de discos para pedir as novidades e às vezes comprávamos discos apenas para a capa, porque não podíamos ouvi-lo antes ... Agora você pode ter acesso a toneladas de bandas e depois decidir quais você quer comprar.

Não tenho certeza se, no futuro, a renda para ganhar a vida com o streaming será suficiente, as grandes bandas e o tempo dirão!


11 - Aqui no Brasil existe um público muito leal ao Symphonic Metal e certamente você seria muito bem recebida ... Você já pensou em vir aqui com uma turnê?
você conhece ou gosta de algumas bandas brasileiras?
Fico feliz em ouvir isso! Na verdade, recebemos mensagens de fãs brasileiros, tão bom ver a cena estar viva por lá!

Certamente adoraríamos visitar vocês; nós temos uma conexão muito especial com a América Latina! Mas não conhecemos os promotores locais. Com certeza, se algum deles entrar em contato conosco, não hesitaremos em ir! Mas organizar algo sozinhos sem conhecer o negócio lá é muito complicado ...

Agora não estou muito na cena metal por falta de tempo, então só conheço Angra e Sepultura, ótimas bandas!


12 - Antes de terminarmos, gostaria que você falasse sobre o que ouviu ultimamente em sua playlist pessoal ... Você ouviu novos nomes da cena Rock / Metal? Se você quiser indicar nomes, fique à vontade.
Na verdade não ... eu estive muito ocupada com o novo álbum do Diabulus in Musica, músicas para meus alunos, minha atividade no coral clássico ... e agora quero trabalhar no meu segundo álbum solo.

Tudo isso mais minha família não me permite procurar ou ouvir novas músicas, mas chegará o dia! No momento, continuo com minha antiga lista de reprodução, que inclui um pouco de tudo, desde música antiga, folk, coisas neoclássicas e metal extremo melódico.


13 - Muito obrigado pela entrevista, conte sempre conosco ... gostaria de deixar uma mensagem final?
Muito apreciado! Muito obrigada por esta entrevista e pelo interesse! Gostaria de agradecer também aos nossos fãs pelo apoio, pelas lindas mensagens que recebemos e por manter a cena viva.

Espero encontrar todos vocês na estrada em breve!





English Below :

I think the most varied aspects within Rock are very important because with that, we have a range of choices to appreciate and create our own taste over the years.

Symphonic Metal is probably one of the most revered styles in Metal around the world, even for being able to reveal extraordinary musicians and create interesting themes.

Zuberoa Aznárez is an example of this, her highly skilled work has always attracted attention, be it for her vocals or her incredible dynamics for creations, she manages to stand out among the great names of her strand.

A few days ago we arranged this interview and Zuberoa was very friendly, polite and quickly disposed (an example of humility).
Below, you can check the conversation we had about his career, curiosities, in addition to the new album released recently:


1 - I got to know your work through Diabulus In Musica a few years ago and I was always impressed with your vocal and technical skills.
What is your musical background and what are the main messages that you seek to convey with your music?
Thank you so much! I started very early to sing in the school choir my mother conducted. When I was 8 years old, I entered the conservatory to study music theory and traverse flute and years later I started taking classical singing lessons.

As I grew up, I developed a special interest in the possibilities of the voice so apart from classical singing I studied the voice craft courses and did a master in professional voice rehabilitation and perfection. Nowadays I continue my personal research as a singer, voice teacher and take lessons once in a while, as I think learning is a never-ending process.

I have two projects where I can express my "two sides", the main one is Diabulus in Musica, where I talk a little bit about everything: personal feelings, worries, social criticism, psychology, philosophy... and then my solo project in a more "spiritual" approach, soft and very intimate, also close to fantasy.

My lyrics here are usually about nature worship and spiritual connection, while in Diabulus in Musica topics are more varied. In general, my message is positive and what I want with my lyrics is that people can take the message through their own experiences, so that we can somehow share our livings and thoughts about life.


2 - "Euphonic Entropy" is one of the greatest albums of 2020 in its aspect, has great melodies, incredible vocals, interesting themes, above average instrumental, impeccable production (if I may say that, the new Nightwish album will have work to overcome this record).
"On the Edge" is the track I hear the most in the last few days and I consider it one of the great songs of his career for all the construction and setting.
Did the album's development process take place for a long time? Were the concepts and melodies created according to any specific vision?
Oh, thank you so much, I'm very glad you like it!
It’s difficult to tell how much time the whole process took, but I’d say everything flowed quite smoothly. We became parents again and this has been influencing our album in every way. I honestly don’t know how we managed to write the songs.

We have been so focused when we had a moment to work that, after, you look back and you are not aware about the whole process. We couldn’t plan anything as Gorka and me are the ones who do the music and production and we had to take care of a three-year-old boy and a newborn baby girl, so we just sited down on the studio when we had a moment.

For the recordings we had to ask for help to our families, so that they could take care of the babies for an hour or two, to record one song. This is how our last year has been like: a day we recorded two songs and then nothing for some days, then a song again and nothing the following days… It depended on the children, our families and the situation. On the other hand, I think this way, we could be more objective with the songs, as we were not doing everything in a row, so we could relax our ears and come back to the song again with a clearer view.

We didn’t want to think about any deadline, but just write a good album and don’t think about a release date until we really felt the album was complete.
The concepts and melodies flowed very natural too, without any previous pretentions.
Most of the songs are related to the different feelings, situations or thoughts one can have in a chaotic period of life as it is being parents of two little children and having to work in the artistic field at home.

So, overall, the songs talk about overcoming oneself. The music in my view is just the reflection of what we are living now: a mix of feelings, a moment of life where tons of energy is needed, sometimes hard moments, but mostly happy and beautiful.


3 - You have many facets, besides being a great singer, you are also an instrumentalist and have already ventured into great projects such as "Dryades" with Celtic music influences, in addition to having participated in countless other projects.
I have been a musician for almost 15 years (I am 29 years old), I play guitar, bass, acoustic guitar, and I have already ventured into the cello, but still, I want to learn drums and piano.
Are you looking to learn to play more instruments or new ways of singing, using your voice in different "regions"?
For the voice, absolutely. I have always tried to be versatile and as I mentioned already, I have studied different singing theories and schools. Also, being a voice teacher, I must understand how the voice works in all the styles, so that I can help my students.

Nevertheless, there are some styles where I don't feel that comfortable or where I feel my voice doesn't fit so well (I would never see myself distorting my voice, for example, although I would love too sometimes!"). Regarding the instruments, I play several but just as a way to accompany my voice, given the fact that my main instruments are the voice and the flute and unfortunately, I cannot play both at the same time haha that's why I play a little bit of Celtic harp, guitar and piano.

I would like to learn more instruments, as the viola da gamba for example, which I really love, but being realistic, playing well an instrument requires years of studying and practicing, so I'd better improve on what I play already! If you are a musician, I'm sure you understand what I mean.


4 - The duets in "Euphonic Entropy" are great, the contrast of the bass with the melodic gave a very good aspect, besides highlighting a great work together.
What are the most positive points of this new work in your opinion?
For me the energy it transmits, it sounds powerful and steady. As I said before, a good reflection of how our lives are being right now. There are a lot of elements going on and that mix makes the music interesting and rich at the same time. I know some people can consider it kind of chaotic, but I think there is a common point in all the songs and is this energy I'm talking about (apart of course of all the orchestral arrangements and choirs).

We have always included songs in different styles and this is also a typical Diabulus in Musica thing that we don't want to change for the sake of more "standard unity". I think all these different songs are perfectly recognisable as Diabulus in Musica, so for me that would be also a positive point, but as everything in this life, it’s a matter of preferences and tastes.


5 - Recently my great friend Adrian Benegas released his solo debut "The Revenant" with several incredible appearances and the track I most admire is "Face To Face" (in which you participate, including).
How were the recordings for your participation on the album? Congratulations on the great work.
Thank you! I think Adrian did a fantastic job! I met Adrian several years ago when he contacted me to sing his songs for Tragul. I really like what he does and he does it in a very professional way, so I was happy when he invited me to sing some little parts also for his first solo album as Adrian Benegas.

The recordings were great and the result too! I usually do the recordings in my home studio, so that I can schedule all the projects and combine them with my familiar life.


Tragul


6 - Since we talked about Adrian, how is Tragul's current situation? Will we have news soon?
I did a review in 2018 about the last album they released and it still pleases me a lot, it has a lot of potential in this project.
The last song Adrian wrote for Tragul was released in December, the beautiful ballad "Sueño Eterno" where I also did the mixing and mastering. Actually, I don't know exactly which are Adrian's plans right now, but I'm sure more music will come!


7 - When I heard about you for the first time, they said that you were among the most influential women of the 2000s and you became one of the great world references.
How do you deal with these labels? In a way it pleases recognition, but can it get in the way at some point?
Aw that's very flattering, thanks for the compliments, but honestly, I have never heard such labels or felt that way at all. I'm a very normal person, kinda shy... Just a passionate musician who loves to write music and perform. Of course, I am always very glad and thankful to get a positive feedback towards my work, it means a lot to me!


8 - Today we see bands like Epica, Nightwish, Within Temptation, Delain, Visions Of Atlantis and Diabulus In Musica (among others) dominating the Symphonic Metal scene, we know that many of these names have been on the road for some years, but how do you imagine the trend 5 or 10 years from now?
There is a very large growth of bands, but will we have a new crop of big names like the ones mentioned? Do you believe that someone can still create something revolutionary in the area?
Who knows...? I only hope we can continue creating music the next 10 years! Regarding the genre, who knows what can happen, sometimes some genres become fashionable or almost disappear, I suppose all is somehow cyclic.

On the other hand, sometimes listeners like to discover new things or see innovations in a particular genre, but other are more "old school" and prefer to stick to the clichés of each genre, so I'm not sure if creating something revolutionary is actually the key, I think that everything evolves, but not necessarily with a drastic change.

We see bands that become big doing both things. Anyway, we will continue making the music we feel like in every moment, we are the first that have to like what we do, I mean, we are not going to try to do something in particular to be successful, it has no sense because our first intention is to have fun doing music, keep on learning, expressing and experimenting.


9 - Are there any musical styles that you like to listen to but don't have to do with Rock / Metal? For example, I appreciate classical music, Blues, Jazz, Soul Music and even something from the Pop and Hip Hop side.
Sure! I really enjoy classical music, which is my other main occupation as a singer. I also love folk, world and ambient music, jazz, soundtracks... and in general I appreciate every style if it is well done.


10 - Recently, an important LP factory suffered a fire and as a result, part of the materials' manufacture was threatened by the world (there is only one more factory in Asia, in which it has no structure to produce on a global scale).
Nowadays news like this only impacts enthusiasts (like me, who collect physical materials like CD, DVD, LP), streaming dominated the way we consume music.
What to do so that fans still buy materials? Can streaming help a band financially in the future?
Oh, so sorry to know that!
In fact, the business has changed a lot the last decades and young people rarely listen to LP's, but mostly singles and streaming music. Nevertheless, I think that most metal music lovers still prefer to buy the physic copies.

Metalheads are one of the most loyal listeners, real music lovers I'd say, and this kind of audience (in which I include myself too) prefer to have the CD or vinyl, take them to the shows and get them signed.

I'm kind on romantic in this too, but I understand that times change and we need to adapt, but we are still in this process. On the other hand, streaming allows you to discover new music, which is something very interesting too. Before we used to go to the record shop to ask for the novelties and we sometimes bought records just for the cover, because we couldn't listen to it before... Now you can have access to tons of bands and then decide which ones you want to buy.

Not sure if in the future the incomes to make a living out of the streaming will be enough, big bands and time will tell!


11 - Here in Brazil there is a very loyal audience to Symphonic Metal and certainly you would be very well received ... Have you thought about coming here with a tour?
do you know or like some brazilian bands?
I'm glad to hear that! Actually, we get messages from Brazilian fans, so nice to see the scene is alive over there! We would certainly love to visit you guys; we have a very special connection with Latin America! But we don't know local promoters. For sure if any of them contacts us we won't hesitate to go! But organizing something by ourselves without knowing the business there is very complicated...

I'm not too much in the metal scene now due to lack of time, so I only know Angra and Sepultura, great bands!


12 - Before we finish, I would like you to talk about what you have heard lately in your personal playlist ... Have you heard new names from the Rock / Metal scene? If you want to indicate names, feel free.
Not really... I have been very busy with the new Diabulus in Musica album, songs for my students, my activity in the classical choir... and now I want to work on my second solo album. All this plus my family doesn't allow me to search for or listen to new music, but the day will come! For the moment, I continue with my old playlist, that includes a bit of everything from Early music, folk, neo-classical stuff and melodic extreme metal.


13 - Thank you very much for the interview, always count on us ... would you like to leave a final message?
Much appreciated! Thank you so much for this interview and the interest! I would like to thank our fans too for the support, for the beautiful messages we get and for keeping the scene alive.

I hope to meet you all on the road soon!




Confira nosso review para "Euphonic Entropy" aqui

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