Nota:
O Red Water é uma banda que iniciou seus trabalhos em 2014 na cidade de Ribeirão Preto-SP com o diferencial criativo de tocar rock n’ roll clássico como não é mais feito, com uso de slide, gaita, duetos de guitarra, dentre outros componentes tradicionais do gênero, juntamente com elementos de blues e jazz.
Nos primeiros anos, eles foram convidados para tocar com o André Matos, participar dos maiores festivais de bandas independentes do sudeste (eventos associados a Harley Davidson, Yamaha, Jack Daniel’s), sendo também uma das únicas bandas independentes de for a de São Paulo a ser convidada para tocar no tradicional “Stones Music Bar” em São Paulo.
A banda já teve rotação em rádios da Alemanha, Inglaterra, EUA, México, Austrália, Argentina, Chile, Venezuela, Uruguai, Colômbia, Bolívia e Peru. E participações em mídia em geral na Holanda, Romênia e Portugal. Sem contar as inúmeras rádios brasileiras.
O grupo também trabalhou com Larry Telford (que já gravou Willie Nelson, “Crosby, Stills and Nash”, Robert Plant, Eric Johnson, entre outros) e Eddie Wenrick (ex-empresário do Earth, Wind & Fire, Warrant, entre outros).
Mas como nem tudo são flores, o Red Water também já passou por situações desafiadoras:
“Eu e o Paulo (Baixista) nos mudamos pra São Paulo em 2013 de carona de caminhão, moramos em 4 num quarto individual de 3mx3,5m, dividíamos refeições individuais entre todos os integrantes, fomos despejados. Já tivemos que ir fazer shows de carona de caminhão, ensaiamos anos num antigo consultório, depois no depósito de uma igreja, já perdemos equipamentos em uma enchente, anos depois tivemos os nossos instrumentos roubados, já negamos propostas “generosas” de empresas americanas e europeias que violavam nossos princípios artísticos, sobrevivemos à 8 anos de adversidades severas e condições extremas, atravessamos a pandemia compondo e compartilhando material inédito, e agora estamos lançando o vídeo de “Santa Blues”, conta Lucas de Castro.
Sobre Santa Blues, Lucas complementa: “Santa Blues é uma canção com tema natalino. Um impulso jovial traduzido em forma de blues.
Um dos traços de maior valor dessa obra é o quão naturalmente ela se formou e através de uma inspiração tão básica, querer algo. E mesmo partindo de uma noção tão simples, ela ainda consegue se estabelecer de forma consistente no nosso set list há anos. Ela carrega muita elegância em sua mera simplicidade.
Acredito que nós fomos fiéis ao traduzir essa expressão nesse formato tão “intocável” quanto o blues. E os elementos estão ali pra provar”, finaliza Lucas.
Alguns nomes respeitados deixaram seu parecer à respeito do grupo:
“O vocalista definitivamente tem uma voz singular e a banda soa entrosada! Estilo vintage legal.”
Derek Shulman (Gentle Giant).
“Eles me lembram os melhores, os que via na minha juventude!”
Lindy Goetz (Ex-empresário do Red Hot Chili Peppers).
“Isso vale 1 milhão de dólares…Eu compraria o álbum deles antes mesmo de ouvir a música!”
Eric Martin (Mr. Big).
—
Line up:
Lucas de Castro – Vocalista
Hermes de Castro – Guitarrista
Bruno Shimabukuro – Guitarrista
Paulo Alcantarilla – Baixista
Igor Sacconi – Baterista
Assista ao clipe de “Santa Blues”:
Link do vídeo:
Acompanhe as redes sociais da banda: