Review por: Mauricio Filho
Lançado em março de 2023, o mais novo trabalho da banda finlandesa Lordi, mantém a qualidade dos trabalhos anteriores, trazendo mais uma vez um Heavy/Hard de qualidade, muito bem produzido, com ótimas melodias, boas linhas vocais, bons riffs, refrões empolgantes e os tradicionais teclados “sobrenaturais”, trazendo aquele clima dos clássicos do cinema do terror.
Começando pela bela capa, temos diversas referências aos monstros clássicos do cinema, como o monstro da lagoa negra, drácula, a noiva de Frankenstein, dentre outros.
A faixa de abertura “Dead Again Jayne” de cara me chamou atenção pela sua entrada pra lá de sinistra, com um belíssimo trabalho harmônico e melódico sobre belos timbres de órgão e synth. O riff de guitarra principal traz harmônicos artificiais a lá Zakk Wylde, aliás, os solos trazem muita influência de Zakk, principalmente nos padrões palhetados duas notas por corda. O refrão é empolgante e envolvente.
A faixa Inhumanoid me chamou muito atenção também, com riffs de guitarra sendo intercalados com linhas de teclado construídas sobre o mais puro Hard Rock “oitentista”.
Lucyfer Prime Evil e Lycantropical Island também estão entre as minhas favoritas, a segunda em específico, tem elementos interessantes de guitarras clean ao fundo, preenchendo os versos junto dos sintetizadores. O refrão traz uma linha melódica bem pra cima, momento muito diferenciado do disco. O solo é muito coeso e se encaixa perfeitamente na música, captando a “vibe” com precisão.
Certamente a faixa que mais me impressionou foi End Credits, que segundo Mr. Lordi, foi escrita para o seu próprio funeral. A música é uma linda balada, com belas progressões de acordes, ao estilo Dreamer do Ozzy. Os arranjos feitos no violão de nylon ao fundo acompanhando os acordes são memoráveis. A música vai sendo preenchida com linhas de baixo trabalhadas sobre os acordes junto a variações do violão, este que já estava presente anteriormente...temos então um breve momento ao piano, sozinho, preparando a entrada da banda junto ao solo de guitarra, e que solo, muito melódico, misturando arpejos diminutos sobre os acordes exatos. Provavelmente uma das composições mais envolventes e trabalhadas melodicamente que ouvi nos últimos tempos. Próximo de seu desfecho, temos mais uma grata surpresa, a adição de vozes femininas, que permanecem fraseando até seu remate.
End Credits já vale o disco, mas tenho certeza que todo o material vai agradar os fãs mais sobrenaturais do Lordi. Prepare a pipoca, apague as luzes, vista a sua fantasia de mostro favorita e aproveite.
Adquira a sua cópia através da loja dos nossos parceiros da Shinigami Records
Tracklist:
1. Dead Again Jayne
2. SCG XVIII: Nosferuiz Horror Show
3. Unliving Picture Show
4. Inhumanoid
5. Thing in the Cage
6. Vampyro Fang Club
7. The Bride
8. Lucyfer Prime Evil
9. Scarecrow
10. Lycantropical Island
11. In the Castle of Dracoolove
12. The SCG Awards
13. Heavengeance
14. End Credits
Links: