A banda Santo Graal é um daqueles exemplos de ótima vibe e elementos muito interessantes dentro do Symphonic Metal, aliando letras bem legais com vocais agradáveis.
Recentemente tivemos a oportunidade de conversar com eles e você pode conferir logo abaixo:
1. Um dos gêneros mais legais do Metal é justamente o que vocês praticam, até porque o Symphonic engloba muitas características únicas e que podem ser exploradas com muitos instrumentos e variáveis de melodias. Como vocês enxergam o cenário atual para o gênero que estão fazendo?
Natalia - O metal no Brasil sempre foi motivo de orgulho. Angra, Shaman, Sepultura... Tantas bandas maravilhosas!
O público do metal aqui é vasto e apaixonado! Talvez falte um pouquinho mais de incentivo pro metal nacional cair no gosto de mais pessoas, mas nós nos esforçamos muito para produzir um som que agrade a todos.
2. Sem soar clichê mas, gostaria de saber alguns detalhes sobre o início de tudo... quais as principais expectativas que tinham acerca do trabalho que estavam criando e mais, como isso impactou em seu álbum?hoje o enxergam como um produto que passou no teste do tempo?
Paulo - A Santo Graal já tem algum tempo de estrada, sou o único remanescente da formação original, criei a banda nos anos 2000 sem muitas expectativas, a ideia era expressar a musicalidade tocando nos bares da cidade.
Com o tempo vieram os festivais e a necessidade de compor, lançamento do primeiro álbum no final de 2006 e tocar em festivais pelo Brasil, na época fomos indicados ao premio Dynamite como revelação regional de 2007 e na sequência houve o convite pra participar do Arena Best Rock em Portugal. Pra facilitar a logística de show mudamos de cidade e aí mudamos tudo, incluindo a formação e focamos no gênero musical que mais nos identificava-nos, o Symphonic Metal. Com o amadurecimento musical surgiram novas composições que iriam fazer parte do novo álbum.
Ainda em estúdio contamos com a participação do Eduardo Ardanuy durante as gravações que colocou sua textura nas músicas. Mas com a entrada da Natalia e a Rebeca que conseguimos sair do estúdio, deram a cara que o Santo Graal tem hoje, com uma roupagem mais moderna e elementos mais sinfônicos.
Natalia - O Dark Roses que é o álbum que estamos apresentando no momento, ele marcou a mudança de estilo da banda então nossa expectativa era conquistar um público completamente novo, o que é como começar de novo no mercado. O álbum é recente (dez/2020) e os principais elogios que costumamos receber é que temos muita identidade, sem sair do gênero, e esse era nosso maior objetivo.
3. Vocês irão abrir o show da Tarja Turunen com mais outras bandas apoiando em muito breve e acredito que isso deva ser uma realização incrível, não é mesmo?como está a expectativa e quais os pontos mais visados nesse evento?
Natalia - É uma grande honra abrir o show de um ídolo, e a Tarja ajudou muito cada um de nós a nos lapidar como músicos (tanto na carreira solo como em sua carreira no Nightwish). Ano passado também tivemos essa oportunidade e foi a realização de um grande sonho para todos nós. Esse ano especificamente iremos abrir os shows da Tarja em Porto Alegre, São Paulo e Limeira, então estamos muito animados para conhecer novos palcos e conquistar novos estados.
Nossa maior espectativa é justamente essa. Mostrar nosso trabalho para mais pessoas, sempre que possível. E é claro, será uma honra fazer essa experiência com o pessoal do Lumnia em São Paulo.
4. Uma coisa fácil de se notar é a quantidade de shows que vocês participam, o que demonstra um entrosamento e segurança para mostrarem a sua música. Como tem sido o feedback nos últimos eventos?
Natalia - Realmente temos uma agenda agitada! Achamos muito importante a troca de energia com o público ao vivo. É uma experiência completamente diferente de escutar a Santo Graal nos streamings ou no YouTube. Produzimos clipes com muito carinho também, mas é importante dizer que nosso "carro chefe" são os nossos shows ao vivo.
Os feedbacks que recebemos são sempre extremamente positivos, inclusive os do show de abertura que fizemos para a Tarja no ano passado. A plateia nos recebeu muito bem e com muito carinho! Essa é a maior conquista que qualquer banda pode querer, afinal, fazemos nosso som justamente para nossas plateias maravilhosas.
5. Voltando a falar sobre o álbum, vocês marcaram presença em algumas coletâneas, certo?como isso ocorreu e quais as impressões que tiveram após isso?
Paulo - Sim, ainda na primeira fase da banda quando não tínhamos um gênero musical definido, participamos das coletâneas:
Made In Brazil, que foi lançado na época pro público Japonês pelo programa Perdinos na NET que tinha como foco público de anime.
TransaRock Vol1, que era de uma rádio que fez um concurso pra selecionar músicas pra coletânea.
Rock Total Vol6, que também teve na coletânea o Nasi, vocalista da banda IRA.
As músicas que entraram nessas coletâneas deram um norte musical pra banda que foram justamente a Sunshine e a Whisper que tiveram outra versão 2 no álbum atual. As coletâneas são sempre importantes por criarem interações entre os públicos das bandas e por nos apresentarem trabalhos de novos artistas.
6. Antes de terminarmos, gostaria de saber quais os planos para um futuro breve?podemos esperar muitas novidades?
Natalia - Estamos trabalhando em composições novas e pretendemos voltar para estúdio e gravar em breve! Temos ainda esse ano alguns shows de apresentação do "Dark Roses". Dia 23 de Julho estaremos em Suzano ao lado de outras bandas fantásticas no A.N Casa Show e dia 28 de Julho estaremos em Belo Horizonte no Into de Dark Power Fest (THC Produções). Dia 18 de agosto temos um apresentação na Casa de Cultura Freguesia do Ó. Em setembro temos a abertura dos shows da Tarja em Porto Alegre (dia 22), São Paulo (dia 23) e em Limeira (dia 24).
Recomendamos aos leitores que sigam nossas redes sociais para acompanhar nossa agenda de shows. Nosso insta é @santograalband . Lá terão acesso as nossas informações.
7. Obrigado pela oportunidade, gostariam de deixar um recado final?
Natalia - Nós queremos agradecer imensamente pelo convite em responder essa entrevista! Convidamos todos a seguir nossas redes sociais para acompanhar mais de perto nosso trabalho! Insta: @santograalband e Facebook: Santo Graal Band.
Nosso YouTube tem clipes e lives que foram produzidos com muito carinho e esforço! Por lá é só procurar Santo Graal Band que terão acesso ao nosso canal!
Caso queiram comprar nosso merch, temos produtos no mercado livre e na Shopee. Terão acesso mais fácil aos links pelo linktree que está na nossa página do Instagram.
Para todos que ficaram conosco até aqui, saibam que vocês são muito importantes para nós! Ficamos extremamente honrados que acompanham nosso trabalho e gostam das nossas músicas. Obrigada por toda a força que tem nos dado desde o início da banda até agora! Aos que estão nos conhecendo agora, bem vindos a família Santo Graal ❤️
Foto: Ricardo Zupa
Agradecemos a Isabelle Mirannda pela oportunidade desta entrevista e parceria.
Ouça a banda:
Links:
Facebook:
YouTube:
Instagram: