O Atreyu foi uma das primeiras bandas que tive contato dentro do lado alternativo do Metal, acho aliás que são uma das melhores "portas de entrada" para o Metalcore.
Quando os conheci lembro do meu fanatismo em faixas como "Right Side of the Bed", "Ex's And Oh's", e claro, a que fez boa parte da minha geração estar atento ao que faziam, "Her Portrait In Black" (trilha do filme Underworld: Evolution, aliás, nos bônus do DVD é possível encontrar o clipe).
"You Eclipsed by Me" também estava em meu MP4 ali por 2007 (olha a idade haha) além de "The Theft", uma das semi-baladas mais legais da banda... e 2009 chegou com "Congregation of the Damned" (que não figura nos streamings e não sei o motivo até hoje), tendo meu contato com a faixa-título, "Bleeding Is A Luxury" e "Coffin Nails" em exaustão durante um carnaval pelo litoral norte de SP (não sei o motivo disto mas durante aquelas três semanas ouvi muito este álbum, me inspirava bastante).
O fato é que lançaram vários álbuns interessantes, após muito tempo tiveram a saída de seu vocalista de longa data e, desde 2018 estão apostando em uma coisa ainda mais acessível.
"In Our Wake" (2019) e "Baptize" (2021) são uma boa mescla dessa nova fase, álbuns estes que moldam a nova fase dos americanos, mas não só o apelo moderno de sua produção está evidente como também a essência que os fãs mais antigos pediam para não acabarem.
O EP "The Hope of a Spark" foi lançado em abril último com 4 faixas muito bem construídas, sendo um deleite para qualquer fã do lado alternativo do Metal moderno, e agora passados 4 meses, eles voltam com outro EP.
Novamente trazendo 4 faixas, a proposta moderna atende o nome de "The Moment You Find Your Flame", um registro que mostra a criatividade muito bem elaborada dos integrantes e claro, canções que flertam em assuntos atuais com abordagem fácil.
A excelente produção novamente assinada por John Feldman (Goldfinger, The Used) salienta ainda mais o entrosamento dessa nova fase, unindo elementos modernos e de alguns outros gêneros em seu Rock enérgico, equalizando muitas ideias em criações bastante interessantes.
O EP abre com "Good Enough", uma das melhores faixas da carreira da banda, seguida de "Immortal" com o melhor refrão dos últimos anos deles, deixando ainda mais fácil de assimilar sua proposta atual.
"Gone" é o single da vez e muito bem escolhido, novamente refrão acessível e cativante em todo instante (não perca o solo) e por fim fechando com "I Don't Wanna Die" com uma mensagem muito bacana, instrumental coeso, moderno e quase que uma semi-balada como desenvolvimento principal.
No geral, outro bom resultado obtido pela banda e que salienta novamente a qualidade que sempre existiu durante seus 25 anos de estrada.
Faça um favor a si e confira as 4 faixas sem pausas... e aproveite que o outro EP citado também está anexado no mesmo lançamento, então serão pouco mais de 25 minutos de uma ótima audição.
O álbum está sendo lançado hoje, 18 de agosto (via Spinefarm Records) e o vídeo para a faixa "Immortal" pode ser visto no link abaixo:
Confira no link o nosso review do EP "The Hope of a Spark":
Ouça a banda:
Links: