Diretamente de Tórshavn, Ilhas Faroé, vem a nossa indicação de hoje, uma banda que tem como base o Doom Metal europeu, já ultrapassa pouco mais de 10 anos de carreira e vem demonstrando cada vez mais sua evolução.
O Hamferð tem como essência criar temas densos e também reflexivos, possuem 2 EP's e agora chegam em seu terceiro álbum completo, o ótimo "Men Guðs hond er sterk", sendo o primeiro lançamento após alguns anos.
Seu conceito gira em torno de uma tragédia ocorrida em 1915 quando 14 homens sofreram um acidente fatal num baleeiro, fato ocorrido em Sandvik, nas Ilhas Faroé, chocando os moradores locais á época.
O título do álbum em uma tradução livre seria "Mas a mão de Deus é forte", inspirado através de relato de um sobrevivente que relatou o ocorrido preferindo ver o lado benéfico da história, sem pensar na tragédia e sim no milagre.
A ótima produção criada pelo guitarrista Theodor Kapnas (também responsável pelas composições e mixagem) demonstra um cuidado muito bom com cada detalhe, entregando características famosas do gênero em meio a um instrumental denso e cadenciado.
Os vocais fortes e também melódicos de Jón Aldará criam uma atmosfera única e densa, combinando perfeitamente com o instrumental coeso, aliás, mesclar esses tons mais suaves em meio ao tom dark foi um acerto muito legal.
As guitarras bem timbradas também se tornam um destaque, riffs marcantes entre linhas de baixo e bateria sincronizadas criamcuma atmosfera única.
Acredito que se você iniciar suas audições por faixas como "Ábær" e "Marrusorg" certamente irá entender a proposta, e não por acaso são as mais populares deste registro.
No geral, trata-se de um álbum bastante cadenciado e denso, que permeia em temas bastante pesados (como citado acima) e que também acaba criando um clima perfeito para os adeptos a essa sonoridade.
Ouça:
Links: