NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

sábado, 23 de setembro de 2017

Phantom Blue - Virtuosidade no Hard Rock

As belas integrantes do Phantom Blue
Autor : Vinny Hetfield

Sabe aqueles casos em que há nomes grandes envolvidos em um projeto e mesmo assim acabam ficando pelo "meio do caminho"?
O Phantom Blue foi um desses casos, mas para quem ainda não teve a oportunidade de conferir o som que as belas Gigi Hangach (vocalista), Michelle Meldrum e Nicole Couch (guitarristas), Kim Nielsen (baixista) e Linda McDonald (baterista) faziam, não sabe o que está perdendo... afinal, temos um ótimo Hard Rock aqui.

Arte do primeiro álbum, lançado em 1989
Meldrum, recém saída da banda Wargod (que teve ninguém menos que Gene Hoglan em seu line-up) se juntou a Nicole (ambas ex alunas de Paul Gilbert) em 1987 para formarem o grupo.
Por uma série de fatores (como o interesse das gravadoras por guitarras virtuose), em 3 meses de existência assinam contrato com a Shrapnel (aliás, única banda feminina a fazer parte da gravadora até hoje) que tinha em seu casting o próprio Gilbert, além de Marty Friedman, Richie Kotzen, dentre outros guitarristas de expressão.

O grupo rapidamente ganhou notoriedade por seu virtuosismo
Em 1989 entram em estúdio para gravar o seu debut auto-intitulado com a baixista Deborah "Debra" Armstrong sendo substituída por Kim (aluna de John Alderete que integrava o Racer X com Gilbert), porém, nada atrapalhou o grupo que lançou em junho daquele ano o disco (com co-produção de Friedman e arranjos vocais conduzidos por Peter Marrino que integrava o Cacophony).

Arte do segundo álbum do grupo, lançado nos anos 90
O videoclipe da canção Why Call It Love ganhou notoriedade rapidamente e assinaram um contrato com a Roadrunner para uma tour bem sucedida pela Europa, ganhando ao seu fim um presente : contrato com a major Geffen Records para a gravação de seu segundo álbum (graças a indicação de Don Dokken).
Em meio às gravações, Nicole sai, deixando a cargo de Meldrum todas as guitarras do álbum, e recrutando na sequência Karen Kreutzer (ex Uncle Fester).

Arte do álbum ao vivo do grupo
Built To Perform é lançado em 1993 e sua sonoridade surpreende, pois se o debut era cheio de Hard n' Heavy, solos virtuosos; aqui tínhamos uma produção melhorada, pesada, timbres únicos (entre participações, estavam a de Friedman novamente, West Arkeen que era um dos co-autores de algumas canções do Guns N' Roses e John Norum, ex Europe).
Time To Run (composta por Norum e Glenn Hughes) ganhou videoclipe e notoriedade assim como anteriormente, porém, após outra turnê pela Europa, seriam dispensadas, e Meldrum saindo por descontentamento de como Mark Dawson (agora produtor e namorado de Linda) gerenciava o grupo.

Apesar de várias mudanças em seu line-up,
o grupo se manteve por alguns anos
Em 1995, Linda e Dawson lançam Prime Cuts & Glaze Donuts, uma compilação com demos e singles, mas como apenas a mesma e Gigi permaneceram, recrutaram para os outros postos : Josephine Soegijanty e Tina Wood (guitarristas) e Dyna Shirasaki (baixista), lançam um tempo depois o ao vivo Caught Live, mas com outra baixa, dessa vez Gigi, que saiu por conta de também achar a administração ruim.
O E.P. Full Blown foi lançado em 1995 em meio a muitas trocas de integrantes, fazendo com que Linda encerrasse as atividades do grupo em 2000.

Guitarrista do grupo falecida em 2008

Para conferir o clipe da canção Why Call It Love, clique aqui!

Para conferir o clipe da canção Time To Run, clique aqui!


Michelle Meldrum (imagem acima) faleceu em 2008 por conta de uma hemorragia cerebral aos 39 anos, e assim, apenas Linda McDonald (da formação inicial) ainda toca, no supergrupo The Iron Maidens, que presta tributo ao gigante Inglês.

ROCK VIBRATIONS NO FACEBOOK!

VISITAS

MAIS LIDAS DA SEMANA!