NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Rock Vibrations Entrevista : Miasthenia


Entrevistar certas bandas nos dá um misto de satisfação com alegria, pois temos tantos nomes em nosso país fazendo a diferença há anos que alguns deles precisamos abordar em algum momento.

Felizmente, entre as páginas da "Rock Vibrations" agora posso dizer que tenho uma das mais competentes do nosso cenário extremo, o "Miasthenia"; e tudo graças a parceria com a "Roadie Metal".

Confira abaixo o bate papo bem bacana que tive com "Thorminiak" e "Hécate" :


1 - O "Miasthenia" tem um caminho trilhado na cena há 25 anos e conseguiu conciliar temáticas interessantes (e que causam curiosidade), além de ótimas produções em seus álbuns lançados até aqui... Vocês viram muitas mudanças no cenário musical e resistiram ao tempo, evoluindo e buscando espaço, mas, atualmente tem sido da forma como esperavam em termos de retorno?
THORMIANAK
- Cada época tem suas particularides, vivemos hoje um momento de informações cada vez mais imediatas, internet cada vez mais rápida, várias redes sociais, plataformas virtuais de música, aplicativos de comunicação como o whatsApp e etc… 

Isso faz com que as bandas tenham que se adequar aos novos moldes midiáticos para poder viabilizar a sua arte. Na medida do possível buscamos nos inserir nesses espaços. 

Em termos de retorno, estamos satisfeitos com o reconhecimento do público brasileiro de metal extremo, embora saibamos que muito ainda pode ser feito para divulgar nosso trabalho aqui e no exterior. 
Para isso contamos no momento com a ajuda da Roadie Metal. 

Gostaríamos de realizar mais shows pelo Brasil, mas nos últimos tempos os organizadores de shows undergrounds tem tido enormes dificuldades para arcar com os custos de transporte da banda. 
Enfim, teríamos que nos envolver em grandes turnês, o que no momento é inviável para nós, pelos nossos trabalhos regulares, mas estamos resolvendo isso, talvez a partir de 2020 as coisas, nesse aspecto, começem a se desenrolar.


2 - "Sinfonia Ritual" tem ótimas melodias e é um projeto realmente bacana... O que poderiam contar de curiosidades sobre este álbum? Aliás, sua produção se deu somente fora do Brasil?
THORMIANAK -
Obrigado pelas palavras! Parte do projeto já estava nos arquivos do produtor IFALL, que morou em Brasília e gravou nossos últimos 3 álbuns de estúdio. 

Ele se mudou para Londres neste ano, e foi lá que ele, a partir dos arquivos já previamente gravados e executados por nós, acrescentou mais instrumentos e vozes, transformando as músicas em trilhas sonoras épicas, foi uma ótima parceria e saiu do jeito que esperavamos. 

A realização desse projeto de epic music com nossas músicas já era um sonho para nós desde a gravação do álbum "Supremacia Ancestral".


3 - A banda passou por algumas mudanças com o tempo, mas nunca deixou de perder a qualidade... Se traçarmos um parâmetro entre os lançamentos (incluindo as demos), quais são os pontos principais que fizeram com que pudessem se consolidar?
THORMIANAK -
As mudanças mais significatias na formação da banda foram de baterista, cada um deles deixou sua marca importante. No entanto, o cerne da banda se mantém, comigo e Susane Hécate na liderança.

Posso garantir que nunca é uma tarefa fácil manter uma banda de Metal Extremo no Brasil, o ponto principal acredito ser a relevância que a banda tem para nós mesmos, que somos os principais interessados em mantê-la na ativa. 

Mais do que fazer música, fazemos arte e de forma livre, a partir de nossos gostos e interesses, o que acredito ser muito importante para se manter uma banda na ativa.




4 - As temáticas que são abordadas são uma verdadeira aula de história e diga-se de passagem, de ótimo conhecimento e pesquisa. Como foram feitas essas escolhas? Aliás, juntar tudo isso a nossa língua nativa foi outra idéia muito bem vinda.
HÉCATE –
a temática que envolve nossas composições e inspirações vem sendo delineadas e aprofundadas desde 1994. O Miasthenia já nasce na busca de inspiração em antigas culturas pagãs e as escolhas mais específicas de temas abordados nas letras vêm não só de minha experiência como historiadora, mas sobretudo da minha busca por “histórias do possível” que nos trazem força, sabedoria e inspiram resistência nos dias atuais. 

Buscamos nestas histórias a potência de um mundo antigo, de outras visões e filosofias de humanidade, para além das concepções essencialistas, racistas, patriarcais e cristianocêntricas que oprimem nossa existência. 

A diversidade cosmológica pré-colombiana e as resistências indígenas ao colonialismo estão na base de nossas escolhas temáticas, porque nossa existência atual carece de força e sabedoria ancestrais.


5 - Através da parceria que tenho com a "Misanthropic Records", pude ter o ótimo Digipack com "XVI" e "Batalha Ritual" lançados em uma edição remaster que ficou excelente... pretendem em algum momento relançar mais coisas de sua discografia?De repente um box contendo todo o conteúdo futuramente?
Sim, pretendemos, isso faz parte de nossos planos futuros!


6 - Vocês lidam bem com as mídias digitais? Sabemos que ela beneficia muito na questão de alcances, afinal, consegue expor seu material para vários países em questão de segundos e ao alcance de um clique, mas por outro lado, uma banda com temática interessante como a sua, merece destaque em materiais físicos e artes lindas... O que fazer para que consigam manter esse equilíbrio em materiais e "merch"?
HÉCATE -
Como já falamos, lidamos com as mídias digitais na medida do possível, sem grande ansiedade, porque nem tudo no universo digital midiático reflete verdadeiramente o alcance da banda. 

Nossos sons estão disponíveis nas grandes plataformas digitais, como o Spotify. No entanto, o fato é que não temos tempo para nos dedicar a uma grande divulgação do Miasthenia na internet, o que poderia mesmo expandir o alcance de nossos sons. 

Por outro lado, todos os nossos lançamentos tem versões físicas (CD) e estão disponíveis nas lojas da Mutilation e Misanthropic Recs. 

Continuamos incentivando as pessoas a adquirir nossos cds, camisetas, vinil e dvd, porque isso ajuda de alguma forma a banda.


7 - O que podemos esperar de novidades? 2020 promete algo inédito, um novo lançamento?
THORMIANAK -
Em 2020 vamos começar a estruturar um novo álbum sim e tentar gravá-lo, mas não temos pressa, vamos fazer tudo ao seu tempo e nas melhores condições.

8 - Desculpe abordar este tema em meio às perguntas mas como você (Susane) é uma mulher ativa na cena de forma muito competente, acredito que tenha um posicionamento em relação ao tema... Recentemente fiz uma matéria com várias meninas que estão em nossa cena falando sobre a importância do papel feminino; e como isso reflete em outras que desejam fazer parte disso... Você já teve que lidar com julgamentos ou desaprovações? O que diria sobre o assunto?
HÉCATE –
Sim, os julgamentos machistas existem e de alguma forma nos atingem, não só na cena metal, mas na sociedade em geral. Nós mulheres somos livres! 

Como vocalista de metal extremo fui recentemente julgada por outras mulheres que consideram minha postura como masculina, só pelo fato de cantar com vocal gutural/rasgado e não usar roupas que elas consideram como femininas no palco. 

Infelizmente essa visão homogeneizadora e fundamentalista do que é ser feminino ou masculino, limita o reconhecimento importante de nossa pluralidade performática dentro do metal. 

Não há padrão para isso, seja você mesma! 

Me interessei em montar uma banda de metal extremo justamente para não seguir regras e padrões de comportamentos. Além disso, venho também atuando como ativista pelo ensino de história no combate à violência contra as mulheres.


9 - Vamos terminando por aqui... gostariam de deixar algum recado?
THORMIANAK -
Obrigado sempre pelo espaço cedido! Visitem nossas páginas no Instagram, YouTube e Facebook.
HÉCATE – Para conhecer um pouco mais do Miasthenia, leiam sobre o conceito temático do álbum “Legados do Inframundo” em nosso site www.miasthenia.com/lyrics

Vejam também o nosso ultimo videoclipe com cenas da turnê européia de 2018: aqui

Continuem sempre apoiando o metal extremo nacional! Vida longa ao Rock Vibrations!




Agradecemos aos nossos parceiros da Roadie Metal pela entrevista cedida diretamente de seu casting.
Acesse : http://roadie-metal.com

ROCK VIBRATIONS NO FACEBOOK!

VISITAS

MAIS LIDAS DA SEMANA!