NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Rock Vibrations Entrevista : Ufrat


Seguindo com nossa ótima parceria ligada à "Roadie Metal", trazemos uma nova entrevista para você leitor.
A banda "Ufrat" é natural do Paraná e com seu Metal cheio de expressão leva até o ouvinte ótimos momentos aliados aos seus conceitos sempre realistas.

Confira nossa conversa logo abaixo :


1 - Para iniciarmos o bate papo, por favor, conte um pouco sobre o início da banda...
Eu (Alex - guitarra) e o Ivan (bateria), já nos conhecíamos a mais 15 anos, e sempre tocamos juntos esporadicamente, mas nunca tínhamos formado uma banda, em 2009, decidimos montar esse projeto, no entanto, havia uma grande dificuldade em recrutar alguém para o vocal e baixo, tocamos por um longo período apenas os dois, compondo varias musicas, porém, apenas instrumentais, posteriormente encontramos o Eric Cobianchi que assumiu o baixo e só dois anos depois conseguimos encontrar um vocalista com capacidade para executar o que tínhamos intenção de fazer, que foi o Caio e aí sim a banda conseguiu chegar ao som que estava procurando, em 2016 o Marcelo substituiu o Eric, e desde então estamos com essa formação.


2 - Em breve vocês irão lançar um novo álbum, certo? O que poderiam nos dizer sobre produção e execução? Ele terá algum conceito?
O álbum "Involution" foi produzido da mesma forma dos anteriores, com poucos recursos, desde espaço ideal para captação, ou equipamentos de ponta, foi produzido em conjunto com a banda, fizemos toda a captação, mixagem e masterização, a sonoridade está muito melhor que os anteriores, pois vai se adquirindo experiência, a cada gravação.

O conceito de "Involution" está ligado ao retrocesso social que a vivemos, por mais que este conceito não se aplique a ciência que é um processo contínuo, podemos aplicá-lo a sociedade contemporânea, que mesmo tendo passado por inúmeros conflitos, que sempre ocasionaram a morte e destruição, onde os motivos freqüentes são a ganância pelo dinheiro, fome de poder, preconceitos, fundamentalismo religioso, apatia, dentre outros.

A sociedade vive seus momentos de puro egoísmo, demonstra que não aprende com os seus erros, vive momentos críticos e estão sempre prontos para praticar as piores atrocidades.


3 - Ainda sobre o novo álbum, "Involution" possui uma arte muito bacana... quais são os conceitos inseridos nela?
A capa foi produzida pelo Marcelo Dod da "Draw or Die", nela estão contidas algumas referências e características que abordamos no disco, colocamos como pano de fundo o próprio Brasil, onde o caos pode estar reinando mas estão todos entretidos com o futebol, pouco se importando com o que realmente está ocorrendo, temos na capa as referências quanto a violência, a torcida ensandecida querendo apenas ver o sangue jorrar, e a figura dos lideres incitando esses conflitos sociais tudo isso ocorrendo numa realidade futurística.


4 - Recentemente o vídeo de "In Darkness" foi liberado e se mostrou muito bem produzido...
Pretendem investir sempre nesse formato?

O primeiro vídeo desse disco, trás uma amostra daquilo que a sociedade é capaz, é a demonstração do terror do período de trevas que já vivenciamos, mas que a qualquer momento poderá voltar a ocorrer. 

Pretendemos nos próximos meses, lançar outros vídeos que ilustraram os temas abordados no álbum.


5 - Como tem sido o apoio do público em sua cena local?
Continuamos com os mesmo problemas que se arrastam há anos, falta de locais apropriados para apresentações, e hoje o maior problema vivenciado por todas as bandas da cena underground é a falta de apoio do público, tocamos em outras cidades e observamos que as pessoas não saem de casa para assistir as bandas, a não ser as que já fazem parte do mainstream, queixam-se que não há eventos voltados ao metal, mas quando tem, não comparecem, a cena hoje tem grandes apoiadores nas redes sociais que preferem assistir a um vídeo postado do que ter a experiência de participar de um show.


6 - "Global Devastation" foi lançado há algum tempo e se manteve bem no tempo... Mas quais os pontos principais que vocês acreditam ter de evolução se compararmos ao novo registro?
O que mais se diferencia entre os álbuns é a produção, o "Global" tinha uma característica mais crua, tinha uma sonoridade mais oitentista, o disco Involution tem uma produção mais moderna, outros pontos é que no primeiro as músicas eram mais thrash, já o novo álbum trará mais partes cadenciadas com melodias voltadas mais ao death metal, porém, sem deixar a velocidade do thrash de lado, quanto a temática, são abordados temas que estão intrinsecamente ligados, já que a involução é um passo para a devastação global.


7 - Finalizando, gostariam de deixar algum recado?
O recado que temos é aos fãs de metal, para que apóiem a cena local, valorizem o underground, prestigiem os bares que dão espaço as bandas, quanto mais público, mais locais abrirão as portas para as bandas, e que também ouçam o disco, não gostariamos apenas de curtidas, queremos que as pessoas ouçam e curtam as músicas e apreciem sem moderação.


Link :


Agradecemos aos nossos parceiros da Roadie Metal pela entrevista cedida diretamente de seu casting.
Acesse : http://roadie-metal.com

ROCK VIBRATIONS NO FACEBOOK!

VISITAS

MAIS LIDAS DA SEMANA!