Nota: Em uma era de tecnologia, celulares e conexões com todo o mundo através de telas de Smartfones, computadores e tablets, o ser-humano cada vez mais se afasta fisicamente de seus próximos e com isso, cria um isolamento social inevitável onde sua vida se resume a likes, seguidores e atenção em redes sociais.
Apesar de necessário, esse consumo exacerbado de tecnologia vem acabando com vários laços reais de afeto e reciprocidade. Em uma de suas músicas, a banda Último Sopro, relata exatamente o quanto isso vem criando um enorme abismo na vida das pessoas e suas relações com as outras;
O músico, Rafael Fesaro, vocalista da banda, revelou como escreveu a faixa, Contra o Tempo, que é uma dura crítica ao ser-humano que se encontra refém dessa bolha das redes socais, televisão e ademais formas de entretenimento visual e mental:
“Contra o tempo fala um pouco da fase que estamos vivendo onde preferimos nos esconder das interações sociais e até mesmo da vida real, perdendo horas vendo TV ou em redes sociais, vendo séries ou fazendo qualquer coisa que não seja vivendo uma vida de verdade. Eu fiz essa letra em uma época que estava desempregado e passava os dias assim, fazendo qualquer coisa inútil, e me via sendo sugado por um abismo, mas não tinha forças para mudar esse quadro”.
“Eu acredito que essa letra simboliza um grito do subconsciente por mudança. Enquanto pessoas realizam sonhos, conquistam suas metas, eu me via ficando para trás e sendo esmagado por uma rotina que não trazia nada de bom para a minha vida. E assim como eu, sei que muitos amigos estão passando por algo parecido, infelizmente. E essa música veio para tentar acordar todo mundo desse transe”.
“Em contrapartida, no trecho “nessa rotina infinita de todos contra o tempo” fica subjetiva aquela sensação de que o dia é curto demais e estamos sempre correndo para fazer algo, seja para chegar logo nos lugares, para que a hora passe mais rápido no trabalho ou na aula, para enfim fazermos algo que gostamos – ou simplesmente poder procrastinar em paz. E assim os dias, meses e anos vão passando, estamos cada vez mais perto da morte e fazendo o que de nossas vidas?”
“Fica o questionamento para você, leitor...”
Contra o tempo pode ser conferida em um videoclipe muito bem elaborado e com captações de imagens de tirar o fôlego. Confira:
A música também se encontra disponível em todas as plataformas digitais. Abaixo link para os usuários de Spotify:
Último Sopro:
Rafael Fesaro – Vocais
Rodolfo Costa – Guitarra
Romulo Brito – Guitarra
David Fortunato – Baixo
JC Gabriel – Bateria
Links: