NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

terça-feira, 25 de abril de 2023

Nothing estreia no Brasil com show único dia 30/04 em São Paulo, no Fabrique Club


Nota:

Apresentação da banda norte-americana sensação do shoegaze/dream pop, terá Putz e gorduratrans na abertura

image1

Foto: Cam Smith

Um estilo que floresceu no final dos anos 80 e ficou mundialmente famoso com My Bloody Valentine, Slowdive e Ride, o shoegaze atravessou décadas com muita distorção. Atualmente, é ainda bastante praticado por bandas que tanto escolhem a sutileza ou aquelas que exploram o peso e a incursão de ruídos. No meio do caminho está a norte-americana Nothing, um colosso sonoro que oferece um turbilhão de sensações com seu shoegaze denso, melódico e com nuances de dream pop. No melhor momento da carreira, tida como referência desta nova geração do estilo, o Nothing finalmente estreia no Brasil dia 30 de abril, em São Paulo, no Fabrique Club.

A realização é da Powerline Music & Books. A abertura será com duas bandas nacionais em alta no circuito alternativo: gorduratrans (do selo Balaclava Records) e Putz(da Flecha Discos e booking da Powerline).

Nestes últimos anos, o Nothing ganhou enorme reconhecimento, principalmente devido a uma extensa e concorridíssima turnê ao lado do Basement, abertura de show para o My Chemical Romance, apresentação calorosa no festival Psycho Las Vegas (com Godspeedyou! Black Emperor e Deafheaven como umas das atrações principais) e shows por toda Europa e Ásia.

Toda essa exposição é, principalmente, resultado do trabalho do Nothing em Dance on the Blacktop (2018), o terceiro disco, e o mais recente The Great Dismal, de 2020, ambos lançados pela gravadora Relapse Records. Absolutamente tudo foi composto por Domenic Palermo, o vocalista e fundador da banda, que é, hoje, uma das mais brilhantes mentes criativas do indie rock mundial.

E não à toa o Nothing está sempre ao lado de gigantes da produção: o experiente John Agnello (Dinosaur Jr, Sonic Youth, The Hold Steady, entre outras) em Dance on the Blacktop e Will Yip (Code Orange, Turnstile) no The Great Dismal.

Definitivamente, Dance on the Blacktop colocou o Nothing em um patamar avançado da cena indie mundial, apesar de, musicalmente, ser um prolongamento natural dos dois anteriores - Guilty of Everything (2014) e Tired of Tomorrow (2016). Mídias do mainstream, como NME, Pithfork, Pop Matters e Rolling Stone destacaram o álbum, sempre com elogios e reforçando a capacidade da banda em tratar de temas sensíveis e sociais com tamanha sensibilidade, usando diferentes texturas sonoras, ruídos, riffs e o que mais for preciso para expressar uma mensagem pertinente à contemporaneidade.

A grande exposição e turnês pelo mundo continuaram com The Great Dismal, um disco em que a banda explora temas existencialistas de isolamento, extinção e comportamento humano diante do vasto terreno baldio no então inóspito ano pandêmico de 2020. Mais um registro que equilibrou perfeitamente a leveza e a espessura da produção massiva e distorcida da banda.

Muitas das músicas apresentam riffs grossos e ritmos pesados que são canalizados através da dinâmica de “parede de som” da marca registrada do gênero, mas há uma qualidade letárgica e sonhadora nelas que fica bem e não se torna arrogante.

Bandas de abertura: gorduratrans e Putz

O duo alternativo carioca gorduratrans é banda em evidência no cenário alternativo nacional por meio do igualmente hypado selo Balaclava Records. Após os bens sucedidos álbuns "repertório infindável de dolorosas piadas" (2015), debut do duo, e "paroxismos" (2017), a dupla entrou em 2022 com uma sonoridade mais completa e madura no terceiro disco "zera", com novas temáticas que vão além das relações amorosas na juventude e com um noise rock ainda mais explosivo.

De São Paulo, a Putz traz seu rock alternativo com letras pessoais da vocalista e guitarrista Gi Ferreira, alternando entre momentos explosivos e outros mais calmos pelos acordes e batidas de Sarah C (baixo), Cyro Sampaio (do menores atos, guitarra) e Antonio Fermentão (do Zander, bateria). O primeiro disco foi lançado em outubro de 2021, com 11 faixas criativas, inteligentes e empolgantes - ainda mais ao vivo.

SERVIÇO
Nothing (EUA) dia 30 de abril em São Paulo
Data: 30/04/2023
Horários:
17h: abertura da casa
18h: Putz
19h: gorduratrans
20h: Nothing
Local: Fabrique Club (rua Barra Funda, 1075 - Barra Funda/SP)
Ingresso: R$ 150,00 (meia/promocional, 2º lote); R$ 260,00 (inteira)
Venda on-line: https://pixelticket.com.br/eventos/12583/nothing-no-fabrique-club
Classificação etária: 16 anos

(Promocional para não estudantes doando 1 livro ou 1kg de alimento não perecível)

Mais informações:
www.instagram.com/bandofnothing

twitter.com/BandofNOTHING

www.instagram.com/agenciapowerline

www.instagram.com/tedesco.com.midia

ROCK VIBRATIONS NO FACEBOOK!

VISITAS

MAIS LIDAS DA SEMANA!