Crédito Foto: Divulgação
O mistério continua a se aprofundar, à medida que você ouve sussurros chamando você para o mar...
Nota:
Depois de belamente refinar a sua visão sombria e sedutora do metal alternativo/gótico para níveis surreais e cinematográficos com três EPs e um álbum completo, "The Cause of Shipwreck", como experiência, o BLACKBRIAR da cidade de Assen (Países Baixos) continua a navegar em direção a um grande futuro neste 2023, com o lançamento do seu segundo álbum completo intitulado "A Dark Euphony", de novo ao lado do seu parceiro de longa data Joost van den Broek.
Formada em 2012 por Zora Cock, René Boxem, Bart Winters e Frank Akkerman, a banda soltou o seu primeiro single, chamado 'Ready To Kill', em 2014, mas foi com o segundo single de 2015, 'Until Eternity', que a banda realmente deu o grande salto dentro da cena. A faixa veio acompanhada por um vídeo igualmente atraente e bonito que já possui mais de 18,1 milhões de visualizações. E aproveitando todo o burburinho crescente em torno da banda graças a essa faixa, eles gravaram e lançaram de forma independente o seu primeiro EP, "Fractured Fairytales", além de adicionar mais um guitarrista: Robin Koezen. Este EP estabeleceu uma base impressionante para o som etéreo e de tirar o fôlego da banda e trouxe novas oportunidades para ela, incluindo shows na Holanda, Alemanha, Bélgica, França, Suíça, República Tcheca, Hungria, entre outros países, tocando ao lado de bandas de renome como o Epica, Halestorm, In This Moment, Delain e MaYan.
Para continuar tendo o controle total de suas ideias criativas, a banda financiou com sucesso o seu segundo EP, intitulado "We'd Rather Burn", que viu a luz do sol em outubro de 2018. Este EP seria a primeira vez que a banda contaria com a inestimável ajuda do produtor Joost van den Broek para organizar e produzir o trabalho, e esta colaboração frutífera permitiu que o som caprichoso e enigmático do BLACKBRIAR atingisse novos patamares sonoros. Este EP trouxe uma atmosfera fortemente mais sonhadora e levou aos ouvintes histórias lindamente sombrias de bruxas, banshees e sereias do mar. E foi assim que o tecladista Ruben Wijga (ex-RE-VAMP) assumiu um papel maior dentro da banda e começou a participar dos shows, após estar envolvido no processo de composição desde "Fractured Fairytales".
O ano de 2019 foi um ano muito movimentado. A banda lançou um single assustador em maio, intitulado 'Snow White and Rose Red', uma versão do conto de fadas dos irmãos Grimm que além dos impressionantes visuais cinematográficos, apresentava um dueto com a incrível vocalista Ulli Perhonen. Continuando a se aprofundar nos reinos dos contos de fadas, o BLACKBRIAR fechou o ano com o lançamento do seu terceiro EP, "Our Mortal Remains" que não apenas aprimorou sua mistura inebriante de narrativa e musicalidade de tirar o fôlego, como também trouxe a oportunidade de novas apresentações ao vivo para o grupo como os shows com o Epica, bem como abrir para o show de lançamento de Delain’s Apocalypse & Chill em Utrecht, Holanda.
No ano seguinte, e para manter sua independência que incluía desde a composição das músicas, manutenção de sua presença na web, supervisão de produtos, bem como filmagem e produção de seus próprios vídeos e fotos, o BLACKBRIAR procurou sua leal e cada vez maior base de fãs para obter ajuda financeira para gravar o seu primeiro álbum completo. Os fãs atenderam fervorosamente ao chamado, atingindo a meta de € 25.000 em menos de 24 horas e terminando com um total de € 70.000, alcançando assim todas as cinco metas estabelecidas. Uma conquista impressionante para uma banda independente, que também mostra uma forte presença na internet com mais de 214.000 assinantes e mais de 46 milhões de visualizações em seu canal no YouTube, bem como 150 mil streamers e 27,6 milhões de streams no Spotify.
Ao entrar em 2021, a banda abriu mão um pouco do seu controle ao assinar exclusividade com a Doomstar Bookings para ajudar na adequada divulgação do seu tão aguardado álbum de estreia, "The Cause of Shipwreck", lançado em abril. Mais uma vez gravado com o renomado produtor Joost van den Broek (Epica, Ayreon, Powerwolf) no Sandlane Recording Facilities, este lançamento mostrou a evolução contínua da banda em uma narrativa gótica magistralmente sombria e uma estética teatral que atrai você para um paraíso musical mortal, mas fascinante. À medida que a banda avançava para 2022, a banda continuava seu sucesso ao vivo na Holanda, Alemanha, Bélgica, Suíça, França e República Tcheca.
Apesar de um 2021 de muito sucesso, a banda ainda queria mais e por isso lançou o seu single 'Fairy of the Bog', em dezembro desse ano. A música sobre a Garota de Yde [NdT: corpo encontrado e resgatado no pântano de turfa de Stijfveen, próximo da aldeia de Yde, Holanda] é uma mistura de folclore, mito e história local antiga envolvida em um pacote mais místico e mágico que mostra o que o BLACKBRIAR faz de melhor. Em abril de 2022, o membro fundador e baixista Frank Akkerman saiu da banda, porém, não sendo uma banda que costuma desacelerar, eles rapidamente deram as boas-vindas a Siebe Sol Sijpkens como seu novo baixista. O enérgico e alegre músico, com muita experiência se apresentando ao vivo ao redor do mundo, foi uma adição mais do que bem-vinda à medida que a banda continua trilhando o seu caminho.
Olhando firmemente para o futuro e agora com uma grande gravadora por trás deles, eles conjuram em 2023 seu canto de sereia mais mortal até agora. Com grandes feitios por trás deles, como ser nomeado três vezes como 'Melhor Artista' no Popgala Noord da EuroSonic/Noorderslag (2018, 2020, 2022) e o contínuo apoio dos fãs tanto no YouTube quanto no Spotify, o mundo está preparado e pronto para uma jornada espetacular pela frente. O BLACKBRIAR continua a voar alto, pronto para atrair você para o mar e ser levado pelos seus ganchos viciantes, paisagens sonoras cinematográficas e narrativas sombrias e caprichosas.
...você atenderá ao chamado e partirá para as águas escuras?
Um lançamento da parceria Shinigami Records/Nuclear Blast Records. Adquira sua cópia no seguinte link: https://bit.ly/3Zr6A6c.
FONTE: SHINIGAMI RECORDS/NUCLEAR BLAST RECORDS