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Capa do Álbum The Ultimate Sin lançado em 1986 |
Todos sabemos a história de um dos maiores ícones do Heavy Metal, o "Madman" Ozzy Osbourne, demitido de sua antiga banda a época, o Gigante Black Sabbath.
Sabemos também de sua competência nos anos áureos da banda nos anos 70, mas, como tudo acaba, sua "estadia" junto a Tony Iommi estava ficando conturbada, e seguiu em uma "arriscada" carreira solo (lembrando que Ozzy Osbourne estava na lista de apostas sobre quanto tempo conseguiria viver com seus abusos em drogas e álcool).
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Uma das fotos mais famosas do "Madman" nos anos 80 |
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Line-up da banda que durou até 1982 |
Eis que em um fatídico acidente o prodígio guitarrista morre, e Ozzy fica pensativo enquanto seu futuro estava batendo a porta, precisando se manter após mais um baque, e foi nesse meio que encontrou o virtuoso Jake E. Lee (que havia feito teste na banda de Dio mas não foi aceito devido seu modo de ser, um pouco atrasado diriam eles, ainda escrevendo riffs para a música Don't Talk to Strangers para o debut do vocalista em 1983).
Jake foi contatado por Sharon (empresária e esposa de Ozzy) para um teste, comprou de última hora alguns discos de Ozzy, aprendeu o que achava suficiente, e ainda garante ao Madman uma certa surpresa (Jake não toca com alavanca, criando efeitos através de técnicas com puro feeling e virtuose).
Bark At the Moon (1983) foi um grande sucesso, turnê muito bem divulgada, estréia de seu agora novo guitarrista em um festival grande (US Festival), e Ozzy estava novamente entre os melhores, porém, como se superar após um registro tão legal?Para este que vos fala e muitos outros, conseguiu e com méritos.
Bark At the Moon (1983) foi um grande sucesso, turnê muito bem divulgada, estréia de seu agora novo guitarrista em um festival grande (US Festival), e Ozzy estava novamente entre os melhores, porém, como se superar após um registro tão legal?Para este que vos fala e muitos outros, conseguiu e com méritos.
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Banner da Tour de 1986 |
O ano era 1986, Mötley Crüe, Poison, (e tantos e tantos outros) estavam no seu auge criativo do chamado Glam Rock (ou Glam Metal/Hair Metal, como preferir), cada vez mais estilos "espalhafatosos", extravagantes, vendiam muito bem, e nesse contexto todo, Ozzy pirou na idéia.
O próprio Jake revelou certa vez que jamais aceitaria usar uma só lantejoula em suas vestimentas (vide as apresentações a época, ele é o único a não ter tantos detalhes visualmente falando).
O próprio Jake revelou certa vez que jamais aceitaria usar uma só lantejoula em suas vestimentas (vide as apresentações a época, ele é o único a não ter tantos detalhes visualmente falando).
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Ozzy Osbourne & Jake E. Lee |
Superprodução, fogos, efeitos especiais, tudo isso fez da banda de Ozzy em 1986 uma atração visual e claro, musical também, afinal, era o auge do entrosamento entre o vocalista e seu guitarrista (para muitos, também o auge musical de Jake).
O disco começava com uma canção que levava o nome do álbum (The Ultimate Sin), sua levada era na linha Hard, enquanto que Secret Loser seguia como um "Rock comercial", execução primorosa e vibrante.
Canções como Never Know Why e Never (terceira e quarta faixa respectivamente) são provas de que Jake é o centro das atenções por ali, sua guitarra gera aos ouvidos um som marcante e melodias que somente o mesmo consegue retirar, e tudo com cada nota sendo aproveitada, despejando muita melodia sempre.
O disco começava com uma canção que levava o nome do álbum (The Ultimate Sin), sua levada era na linha Hard, enquanto que Secret Loser seguia como um "Rock comercial", execução primorosa e vibrante.
Canções como Never Know Why e Never (terceira e quarta faixa respectivamente) são provas de que Jake é o centro das atenções por ali, sua guitarra gera aos ouvidos um som marcante e melodias que somente o mesmo consegue retirar, e tudo com cada nota sendo aproveitada, despejando muita melodia sempre.
Thank God for the bomb mantém o ritmo vibrante do álbum, até sermos surpreendidos com uma excelente balada, Killer of Giants, aliás, que momento sublime de Jake com acordes belos e Ozzy cantando de modo soturno, algo ligado ao Metal obviamente, porém, no "formato glam", e que abrilhanta muito uma era nova do Rock naquele momento.
Fool Like You vem na pegada Hard inicial do álbum que mantém a qualidade acima, mas a última faixa, Shot In The Dark (a mais famosa), da aquele frescor eficiente e "radiofônico" ao álbum, tendo um ápice em seu refrão que até hoje pode ser cantado sem perder a atualidade.
Fool Like You vem na pegada Hard inicial do álbum que mantém a qualidade acima, mas a última faixa, Shot In The Dark (a mais famosa), da aquele frescor eficiente e "radiofônico" ao álbum, tendo um ápice em seu refrão que até hoje pode ser cantado sem perder a atualidade.
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Poster inspirado na Arte do álbum |
Se eu fosse você, pensaria duas vezes antes de ir contra a maré e dizer que este disco é o "menos inspirado" da carreira do músico, até porque, os auges de Jake, Phil Soussan (baixo) e Randy Castillo (Bateria) deram um "sabor" único a essa obra da discografia de Ozzy.
Ouça sem moderação!
Ouça sem moderação!